Consciência Negra
Em novembro, o Sesc Santa Catarina lança novos cursos e eventos que celebram e promovem a cultura afro-brasileira em homenagem ao mês da Consciência Negra. Com aulas, debates, shows e rodas de conversa, o projeto Afrocultura busca fortalecer o conhecimento sobre nossa história e fomentar uma sociedade mais inclusiva e antirracista. Esses encontros valorizam as raízes africanas que formam a cultura brasileira e são uma oportunidade de aprendizado sobre temas como decolonialidade, quilombos e intelectuais negros.
"Com o Afrocultura, criamos espaços para dar visibilidade à riqueza da cultura afro-brasileira, reconhecendo a profunda influência que ela exerce sobre nossa sociedade. Este projeto não trata apenas de arte, mas também de dignidade, de história e da valorização de uma cultura que, por tanto tempo, foi silenciada. Ver esse trabalho se concretizar é testemunhar um movimento que exalta a cultura negra em Santa Catarina. Cada espetáculo, cada curso e cada reflexão são oportunidades de reafirmar nossa luta por uma educação antirracista e por uma sociedade mais justa e inclusiva", declara Simone Karla da Rocha Batista, diretora regional do Sesc Santa Catarina.
Na Escola EaD do Sesc, o público encontra quatro novos cursos com inscrições gratuitas. Confira as informações:
O que é a visão colonizada (e colonizadora)? Como ela gera sofrimento e tira a liberdade, não só de nossa vida atual, mas também de nossa capacidade de imaginar possibilidades para o futuro? Para entender melhor, ouvimos as palavras afiadas e generosas de Geni Nuñéz.
Conduzido por Kariane Regina Laurindo, este curso explora a trajetória do Quilombo Vidal Martins, a primeira comunidade quilombola de Florianópolis reconhecida pela Fundação Cultural Palmares em 2013. Através de uma profunda investigação documental e de entrevistas com remanescentes, Kariane revela como essa comunidade, localizada na região do Rio Vermelho, preservou e organizou sua memória ancestral, resistindo aos desafios do racismo e da escravidão desde o século XVIII.
Neste curso, conduzido por Fábio Garcia, historiador e autor do livro Ildefonso Juvenal da Silva, um memorialista negro no Sul do Brasil, conhecemos a vida e obra desse grande intelectual negro catarinense.
Ildefonso Juvenal da Silva foi um escritor, poeta, orador, militar e farmacêutico brasileiro, sendo o primeiro homem negro a se formar em uma instituição de ensino superior no estado de Santa Catarina, em 1924.
O Ciclo de Palestras faz parte do projeto Afrocultura e traz reflexões relevantes no campo das artes, culturas e educação antirracista, promovendo debates sobre a presença das matrizes africanas e suas importantes contribuições na formação sociocultural brasileira e catarinense.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários