As equipes e os alunos das Escolas Sesc Santa Catarina estão preparando com todo o carinho a última edição do ano da Mostra de Artes e Ideias e convidam as famílias e comunidade para prestigiar o evento neste domingo, 08 de dezembro, e conhecer os trabalhos desenvolvidos. Em 26 cidades, as turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico Sesc e Senac, Habilidades de Estudo e Educação de Jovens e Adultos (EJA) apresentam as conquistas e descobertas feitas ao longo do período. Para os pais e responsáveis, é também o momento de receber a avaliação dos filhos e celebrar a parceria entre escola e família.
As salas de aula e corredores das Unidades são decorados para apresentar os resultados do processo de ensino e aprendizagem. A programação é relacionada aos projetos desenvolvidos por cada turma, dentro de temas estudados e aprofundados de acordo com os seus interesses, de uma maneira multidisciplinar que permite elaborar os conhecimentos esperados para cada faixa etária. Em média passam pelo evento, a cada trimestre, 12 mil pessoas, em todas as regiões do Estado.
Neste ano, o primeiro tema “Povos e suas línguas”, foi estudado e aprofundado, gerando descobertas e aprendizagens significativas para as crianças. Partindo deste mote, os professores se embasaram nas necessidades e interesses de seus alunos para desenvolverem os projetos de cada turma, propondo o estudo dos povos, suas linguagens e a exploração de toda manifestação cultural e histórica que neles estão inerentes. No segundo trimestre, o tema “Animais, livros e conhecimento” propiciou trabalhar a literatura de forma integral, aliando as intenções pedagógicas ao prazer de ler ou de ouvir histórias.
Para a última Mostra de Artes e Ideias, o tema proposto é a "Apresentação da trajetória de aprendizagem de 2019". As turmas vão contar a sua história neste ano letivo por meio de uma linha do tempo organizada em todos os espaços da escola, como um festival de aprendizagem com viés artístico.
"O foco desta Mostra é trabalhar com a individualidade dos alunos e simultaneamente fazer relações com a visão do grupo e com as vivências escolares. A arte e a imaginação entram como forma de expressão dos alunos. O produto final será o fortalecimento da aprendizagem, a integração da escola com os familiares, o compartilhar de saberes, a nostalgia de um tempo encerrado e a expectativa do novo que virá. Um momento de alegria e confraternização", declara Valdemir Klamt, gerente de Educação e Cultura do Sesc-SC.
Confira abaixo registros de alguns trabalhos repletos de significados aos alunos, que serão apresentados nas Mostras.
A Rede de Escolas Sesc Santa Catarina segue com matrículas abertas e ainda há vagas em algumas Unidades. Os editais, bem como as modalidades oferecidas em cada cidade, valores e outras informações estão disponíveis em www.sesc-sc.com.br/escola. A disponibilidade da vaga pode ser consultada diretamente na Unidade.
As Escolas do Sesc contam com Educação Infantil Bilíngue (Creche e Pré-Escola) em 23 Unidades, Ensino Fundamental em 15, Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 4 cidades e Projeto Habilidades de Estudo (contraturno escolar) em 18 unidades. A Instituição oferece também Ensino Médio Técnico em Programação de Jogos Digitais e o novo Ensino Médio Técnico em Design de Interiores, em conjunto com o Senac, em Palhoça, com edital específico. Para o ano letivo 2020, a Instituição disponibiliza 10 mil vagas em 27 unidades.
As matrículas devem ser realizadas na Área de Relacionamento com Clientes das Unidades do Sesc. Os pais ou responsáveis legais com interesse em conhecer a estrutura e metodologia da escola podem entrar em contato com a Unidade do Sesc mais próxima e agendar visita.
Arteando arte
A Turma da alegria, da Educação Infantil da Escola Sesc São Miguel do Oeste vivencia as experiências do projeto "Arteando arte em toda parte" com a pintura no invisível, desenvolvendo motricidade fina e a força.
Painel Sonoro
A Turma Patrulha, também da Educação Infantil da Escola Sesc São Miguel do Oeste, criou um painel sonoro, com o objetivo de resgatar elementos de vivências significativas realizadas durante o ano, explorando os sons de diferentes objetos, desenvolvendo a percepção rítmica, diferenciação de sons graves e agudos, além de aprimorar a acuidade auditiva.
Lembranças para guardar no coração
Na Escola Sesc Joinville, as turmas estão montando um grande estúdio de fotos, para que as crianças e seus familiares registrem esse fechamento do ano letivo, levando na memória e no coração as lembranças mais importantes que vivenciaram. Acontecerá uma exposição com banners em que serão apresentadas fotos que mostram a evolução e as atividades mais significativas realizadas durante o ano. Também haverá um palco para as crianças realizarem apresentações artísticas.
Resgate de conteúdos
Para a Mostra, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc Concórdia fizeram um resgate dos conteúdos estudados ao longo do ano nas aulas de Língua Inglesa e realizaram registros em um aplicativo online. Os alunos ressignificaram os conteúdos e produziram histórias em quadrinhos, vídeos e diálogos. Os alunos do 4º ano construíram os Jogos do Conhecimento pautados nos conceitos estudados no decorrer do ano letivo. O 2º ano, após ter realizado sequência didática sobre o sistema solar e trabalhado interdisciplinarmente os conceitos, construiu um planetário.
Projeto Musiqueiros
Por meio do planejamento participativo (momento que o aluno tem autonomia para expressar suas ideias e opiniões diante das propostas), os alunos do Habilidades de Estudo da Escola Sesc Itajaí escolheram trabalhar com o "Projeto Musiqueiros", tratando a música desde o surgimento até sua influência nos dias de hoje. Eles confeccionaram instrumentos musicais e manusearam mídias como: disco de vinil, cd, fita cassete e pendrive. Também realizaram uma aula-passeio para conhecer a Casa de Cultura Dide Brandão, onde tiveram contato com diversos tipos de instrumentos musicais.
Educação de Jovens e Adultos
No Sesc Ler Caçador, os alunos resgataram o projeto "Culinária Italiana". A cozinha foi uma maneira descontraída de trabalhar com os alunos da EJA, enriquecendo os conteúdos de ciência, matemática, português e artes. Na foto, eles ensaiam apresentação da música La Bella Polenta.
Prazer de vivenciar as histórias contadas
A turma de 2 e 3 anos da Escola Sesc São João Batista ampliou um universo de informações com o resgate do projeto "Povos e Línguas". Aprenderam mais sobre o legado que os portugueses deixaram com sua chegada ao Brasil e sobre a contribuição da cultura indígena. Conheceram monumentos históricos de outros países e se aprofundaram no que diz respeito à classificação dos animais e o prazer de vivenciar momentos especiais com as histórias que foram contadas no decorrer deste trimestre.
Momento Bilíngue
No momento bilíngue da Educação Infantil da Escola Sesc São João Batista foi trabalhado o vocabulário referente às roupas. Também realizaram a produção de um grande boneco e roupas de papel. Desta forma, cada criança montava as roupas que gostaria que o boneco vestisse, praticando o vocabulário referente às roupas (clothes) e cores (colors).
0 Comentários