Turma da Escola Sesc Chapecó tem aula especial sobre origem dos alimentos

O momento contou com a participação de um agricultor, pai de um dos alunos


02/08/2023 - Atualizado em 04/08/2023 - 1070 visualizações

De onde vem os alimentos? 

A turma de 3 anos da Educação Infantil da Escola Sesc de Chapecó vivenciou uma experiência diferente para entender melhor sobre de onde vem os alimentos.   A professora Jiovana Grapilha relata que os alunos demonstravam muita curiosidade sobre as frutas, desde o cultivo até se tornar um delicioso lanche na escola.  

A partir da inquietação dos pequenos, foi proposta uma atividade especial. A escola convidou Paulo Roberto Guella Filho, agricultor e pai do aluno João Pedro Guella, para contar um pouco de como é realizado esse processo de plantio e de colheita das frutas.  

 “Aprendemos sobre a origem das frutas, e as crianças ficaram encantadas com o processo. Ao ouvirem o Paulo, o agricultor, falar sobre o cultivo dos frutos, ficaram entusiasmados para mexer com a terra e plantar suas frutas preferidas.”, declara a professora.   

Os alunos aprenderam que os alimentos são muito importantes para nossas vidas, e que são eles que enchem nossos corpos com energia para brincar, correr e, além de tudo, para aprender. 

Mesa Brasil    

Além da conversa sobre o cultivo de frutas, os alunos visitaram o espaço do Mesa Brasil, programa do Sesc que distribui alimentos para entidades parceiras.   A turma foi recebida pela assistente administrativo, Simone Aline Puntel, e pela assistente social, Talita Martinelli.


Elas explicaram sobre como é organizado o processo de arrecadação e distribuição de alimentos, até chegar nas entidades  Na ocasião, os alunos participaram de uma conversa sobre os alimentos saboreados todos os dias seja no café, almoço ou janta, e indicações sobre alimentos que fazem bem para nossa saúde.  


Alimentação saudável  

A alimentação também faz parte da rotina escolar diária: “Além de ser um momento divertido e recheado de aprendizado, as crianças conseguiram conhecer parte do processo, desde o plantio dos alimentos até a hora que chega na nossa mesa. Aprendemos, também, que de um alimento pode-se originar vários, exemplo disso é o leite, que usamos para tomar, fazer bolo, além do requeijão, manteiga e muito mais.”, conclui a professora.  

Momentos como esses são enriquecedores, além de contribuírem para o aprendizado das crianças, auxilia no estímulo a alimentação saudável. Um dos saldos positivos da vivência foi perceber que as crianças se desafiaram a provar frutas que, até então, eram desconhecidas para elas.  

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