Turma de 5 anos recebe uma integrante especial em São Miguel do Oeste


03/07/2018 - Atualizado em 03/07/2018 - 621 visualizações

A turma Rock, grupo de 5 anos da Educação Infantil do Sesc em São Miguel do Oeste, teve uma integrante especial neste primeiro semestre de 2018. Os alunos estudavam sobre os elementos da natureza e os seres que vivem na floresta, e em meio às descobertas uma bonequinha de “bebê macaca” apareceu na porta da sala de aula! Vinha com uma cartinha de sua mãe, pedindo ajuda às crianças para cuidar da bebezinha, pois na floresta um grande vendaval havia derrubado sua casa. A professora Aline Dassi conta como foi a vivência:

“O primeiro encontro foi encantador, tomaram a bebê em seus braços e atentaram-se ao que estava escrito na carta, assumindo o compromisso de cuidar dela. Quando surgiu a ideia de dar um nome para ela, fizeram uso da democracia e escolheram Elsa do Rock. No primeiro dia, por se tratar de uma bebê, a professora a levou para sua casa, e nos dias que se seguiram cada aluno ficou encarregado de levar a macaquinha para passar alguns dias em sua casa. Vieram vivências das mais diversas, pois os alunos contavam para os pais que tinham a missão cuidar da Elsa do Rock, uma bebê maquinha, levando tudo realmente a sério.

O papel da família foi especial durante o desenvolvimento da atividade, pois as crianças permitiram-se mergulhar na imaginação e os pais e familiares mergulhavam junto. Levavam a macaquinha aonde iam, e buscavam registrar o momentos em um livro que acompanhava os pertences da Elsa, fazendo uso da escrita, desenho, fotografia e outras formadas criadas por cada um. Quando a família e a escola caminham de mãos dadas, o convívio social cognitivo da criança é bem desenvolvido, trazendo reflexos positivos para o processo de ensino-aprendizagem.

O objetivo da atividade foi superado! Além de trazer a família para mais perto da escola, a permanência da macaquinha dentro da rotina despertou ainda mais nos alunos a responsabilidade, a autonomia, o cuidado, o afeto e o carinho para com o outro, pois é nas relações sociais, no convívio com o outro e nas brincadeiras que as crianças expressam suas emoções, sentimentos, desejos e necessidades.

Pode-se dizer que ela não veio apenas como mais uma atividade, e sim como parte integrante da turma, a mascote da Turma do Rock.”
.

(Colaboração: Cenize Joceli Ribeiro Vettorello)




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .