Nas últimas duas semanas as Escolas Sesc em Santa Catarina recepcionaram mais de 8 mil alunos da Educação Infantil, Educação Fundamental e Ensino Médio nesta quarta-feira (14). Para os alunos que já estudam no Sesc, a volta às aulas é uma oportunidade de matar a saudade dos professores-amigos e voltar ao convívio diário com os amigos-irmãos que fizeram ao longo da vida escolar.
Alunos Novos
O maior desafio para um aluno novo é chegar a um ambiente escolar onde não conhece ninguém.
Os alunos Leonardo e Lívia ambos do 1º ano, antes de chegarem na Escola Sesc, passaram a sua vida escolar em outra escola. Agora, eles enfrentam juntos a típica ansiedade do 1º dia de aula. “Estou ansiosa! Parece que está todo mundo olhando para gente. A parte boa é conhecer pessoas novas”, revela os novos alunos, que ficaram felizes por ter se encontrado, já que Leonardo deixou na escola antiga, uma amiga também chamada Lívia. Na foto: A mãe Naiara Rocha e seu filho Leonardo, Lívia e sua mãe Juliana Santos.
É na escola que muitas crianças e jovens passam a maior parte do seu tempo. Por este e outros motivos, é importante que todos se sintam confortáveis e bem recebidos, mas isso não depende exclusivamente da Escola. O contato com novas pessoas e situações acrescenta coisas legais em nossa vida. Por isso, é importante que o aluno novo dê chance para que a turma se aproxime dele. Durante a espera do sinal, era perceptível a ansiedade em relação à volta às aulas. Alguns estavam curiosos para saber como seria a nova turma, outros queriam apenas reencontrar os amigos antigos, e outro grupo buscava entender as mudanças que aconteceram enquanto estavam de férias.
É natural que haja uma euforia no início do ano escolar, mas é extremamente importante que os pais não se esqueçam de orientar seus filhos sobre a importância de reorganizar seu tempo, estabelecendo horários para as atividades. Os horários de alimentação, sono, atividades extracurriculares e de lazer precisam ser determinados. Para o gerente de Educação do Sesc, Valdemir Klamt, “participar das atividades escolares, auxiliando na realização das tarefas e interessando-se pelo cotidiano do aluno nos permitem dizer se ele está se adaptando a uma nova rotina. Na era da tecnologia e das redes sociais, zelar pelo tempo que as crianças passam na internet, televisão ou vídeo game é também um ato de amor”, alertou.
Ensino Médio e Técnico
O Ensino Médio Integral com Técnico em Programação de Jogos Digitais, do Sesc/Senac, com duas formações, teve nesta quarta-feira (14), também seu primeiro dia de aula. Os alunos são preparados para o mercado de trabalho, para a universidade e para a vida. Além da Programação de Jogos para PC (computador), console (vídeo game) e dispositivos móveis (celular/tablet), a formação técnica permitirá ao aluno pensar soluções inovadoras para atuação em qualquer área profissional.
0 Comentários