Vivências sensoriais e sustentáveis na Educação Infantil da Escola Sesc


27/10/2021 - Atualizado em 27/10/2021 - 1400 visualizações

Na Educação Infantil da Escola Sesc a criança cresce feliz e realizada. Desde o começo da vida, ela conta com atividades lúdicas significativas, atendimento humanizado, alimentação saudável com acompanhamento nutricional e atendimento individualizado de acordo com as necessidades de cada um. Para nós, cada criança é única. E fazemos de tudo para que todas elas cresçam em um ambiente de afetividade.

Confira alguns projetos em destaque das turmas da Creche e Pré-Escola do Sesc Jaraguá do Sul, que estimularam a imaginação, a sensorialidade e a conexão com a natureza. São atividades que colaboram para o desenvolvimento integral da criança: intelectual, emocional, social e físico.

Muitas crianças podem ter acesso a nossa educação afetiva, pois estamos com matrículas abertas em nossas Escolas.

Além da Educação Infantil (creche e pré-escola), a nossa Rede de 25 Escolas Sesc-SC conta com Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Criar Sesc (contraturno escolar). O Edital com todas as informações, calendário e orientações necessárias aos pais e responsáveis está disponível em: www.sesc-sc.com.br/escola.

Amarelinha sensorial no berçário

As crianças da Turma Docinho, de 1 ano, da Escola Sesc Jaraguá do Sul, experimentaram diferentes texturas e sensações na brincadeira de amarelinha sensorial.

Desde a primeira infância a criança tem o corpo como um dos principais instrumentos de comunicação. São pequenos gestos olhares, movimentos que dizem ou demonstram o que elas sentem ou desejam. Confira o relato da professora Aparecida de Campos Rodrigues:

"O movimento é a forma que a criança tem de descobrir o mundo e a si mesma, é a sua principal forma de linguagem e um meio, significativo, de estimularmos a comunicação oral, tão importante nessa faixa etária. O movimento é uma necessidade físico-motora do desenvolvimento infantil, e é capaz de propiciar experiências em que as crianças descobrem o mundo que as cercam, exploram o próprio corpo percebendo seu potencial e desenvolvem o sentimento de superação e autoestima.

Sendo assim é primordial que a escola oferte atividades que envolvam todo o processo psicomotor, pois, pois, este é essencial ao desenvolvimento integral da criança. Promover a percepção sensorial em crianças é extremamente importante para o aprendizado, principalmente durante a fase chamada de primeira infância, que é quando o pequeno assimila muito conhecimento com facilidade.

Quando explorado adequadamente junto a cada um dos sentidos, promovem uma aprendizagem lúdica, divertida e completa. Nesta perspectiva a Turma Docinho do Sesc Jaraguá do Sul, brincou de Amarelinha sensorial, momento que experimentou diferentes texturas e sensações".

"Eu sou assim"

Neste momento de descobertas que é a primeira infância, as crianças da turminha de 1 ano participaram da atividade “Eu sou assim”, para conhecerem o seu corpo e as diferenças entre seus amigos. 

Após a contação de história do livro “Eu sou assim e vou te mostrar” do autor Heinz Janisch, cada criança se observou em frente ao espelho percebendo as suas características, como a cor dos cabelos, olhos, entre outras semelhanças e diferenças. As professoras Ariani  Schipitoscki, Sonia Terezinha Momm Oldoni e Alessandra Barbara Blanco Sanaie reforçam sobre a importância da interação com o corpo e ambiente no depoimento abaixo.

“Quando a criança tem a imagem do seu corpo e o conhece perfeitamente ela usa como ponto de referência para a sua aprendizagem. Ao perceber que possui dois olhos, uma boca, dois pés, duas mãos, ela terá conhecimento do esquema corporal, e consequentemente irá interagir brincando, tornando a sua aprendizagem significativa.

A construção da identidade é um processo permanente, que se inicia ao nascermos. A história da criança é um elemento extremamente rico, pois permite que ela construa a consciência de quem é, sua origem e fatos de sua vivência compreendendo e construindo sua realidade.

A medida que elas passarão parte de sua vida no ambiente escolar torna-se importante que estejamos preparados para oferecer-lhes caminhos, experiências e informações que estimulem este processo. Vendo-se como parte integrante da sociedade”. 

Contação de histórias

Interação com o livro e com sua imagem refletida no espelho

Experiências relacionadas aos quatro elementos da natureza

A conexão com da criança com natureza traz muitos benefícios para a saúde e colabora para o desenvolvimento integral da criança: intelectual, emocional, social e físico. Estas vivências estimulam o ser criativo e a criança passa a se reconhecer como parte desses espaços naturais, construindo elos de afetividade.

Experiência com vulcões remete ao elemento Fogo

Quando as turmas de 3 anos exploraram o elemento Fogo, desenvolveram uma experiência com vulcões. Com vinagre, bicarbonato de sódio e detergente, as crianças reproduziram a lava. “Elas ficaram fascinadas com a reação química entre os elementos, que gera o ácido carbônico e gás carbônico, que provoca as bolhas”, explica a professora.

Água e Terra no Dia da Lama 

A turma “Era Uma Vez”, participou de um momento muito especial: o dia da lama, quando puderam explorar os elementos ÁGUA e a TERRA.

Ao explorar a Terra, turma encontra minhocas e decide criar um minhocário para adubar a horta escolar

Durante uma vivência na horta escolar, as turmas de 5 anos da Educação Infantil da Escola Sesc Jaraguá do Sul, algo chamou a atenção das crianças e instigou a curiosidade: minhocas na terra.

Mas para que servem as minhocas?

“Para deixar a terra fofa”, disse o aluno Theodoro. O Albert confirma “As minhocas produzem húmus para deixar a terra fértil”.

Segundo a aluna Lavínia “as minhocas são animais da natureza e são muito importantes”. Já a Anne trouxe para o grupo que elas não picam. Nem fazem nada, pode pegar na mão”. A Júlia quer ser diz que vai ser cientista para poder abri-las.

Durante a conversa, os pequenos descobriram que um minhocário é uma boa alternativa para minimizar o resíduo orgânico e para a produção de adubo orgânico de boa qualidade. Trata-se de um sistema de reciclagem do lixo orgânico caseiro, com minhocas, que transforma restos de alimento em adubo e fertilizantes orgânicos para plantas. Neste processo, ocorre a oxigenação e a oxidação da matéria orgânica.

No laboratório com ajuda da laboratorista Mariane, a turma montou um minhocário para observação e manejo nos próximos meses e logo mais adubação da horta escolar.

“Como os húmus de minhoca é rico em macro e micronutrientes para as plantas, fornecerá um adubo de qualidade e orgânico, melhorando as características físicas do solo, tais como a aeração e retenção de água. Dessa forma aumentará a atividade biológica no solo da nossa horta”, celebras as professoras  Schana Roberta Chiodoni, Ieda Bauer Wehrmeister e Camila dos Santos Wallau Rausis.

Conhecendo de perto

Criação de minhocário

O elemento Ar foi explorado com brincadeira do catavento

Brincadeira de acampamento com fogueira para explorar o elemento Fogo

Colaboração: Danmiles da Silva Santos, Escola Sesc Jaraguá do Sul
Edição: Diretoria de Comunicação e Marketing Sesc-SC



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