Laboratório de Aprendizagem
A Rede de Ensino Sesc trabalha com um olhar cuidadoso para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Quando uma criança apresenta alguma dificuldade ou quer dar atenção especial a algum conteúdo uma boa opção é o Laboratório de Aprendizagem, que é um ambiente de ampliação das oportunidades de aprendizagem e construção do conhecimento, com instrumentos para que os estudantes se tornem protagonistas do seu processo de desenvolvimento, reconhecendo e superando dificuldades muitas vezes impostas por questões emocionais, socioculturais, cognitivas e/ou físicas.
O objetivo é oportunizar aprendizagem significativa, promovendo continuamente avanços escolares e possibilidades de intervenção pedagógica, de modo a potencializar ações criativas, inclusivas, lúdicas e críticas para a construção do conhecimento.
Laboratório de Aprendizagem, Escola Sesc Brusque.
Além disso, o Laboratório de Aprendizagem busca acolher todos os alunos do Ensino Fundamental que necessitam superar suas necessidades de aprendizagem (complementação da aprendizagem) e àqueles que desejam potencializar suas competências e habilidades, na busca de um desenvolvimento cognitivo, emocional, social e cultural de alta performance (suplementação da aprendizagem).
A técnica de atividades – educação do Ensino Fundamental da Escola Sesc de Brusque, Stephany Estevo de Souza, relata como são as atividades: “O Laboratório de Aprendizagem é um espaço que oportuniza o conhecimento de forma lúdica, inclusiva, interativa e criativa no aprimoramento das habilidades de leitura, escrita, pensamento lógico matemático bem como promover a motivação e a autoconfiança para o desenvolvimento integral do estudante. Os atendimentos são realizados semanalmente, com aproximadamente uma hora de interação entre aluno e professor e podem acontecer de forma individual ou em grupos de até quatro alunos, de acordo com as habilidades a serem desenvolvidas.”, conta Stephany.
Atividades com metodologias diferenciadas
Vale ressaltar que nas Escolas Sesc o intuito do Laboratório de Aprendizagem não é oferecer aulas de reforço escolas, mas sim de oferecer atividades com metodologias diferenciadas para que os estudantes possam potencializar suas competências e habilidades em determinados componentes curriculares.
Escola Sesc
A proposta do Sesc reflete o papel social da educação, na formação de estudantes críticos e participativos, em uma escola dinâmica, que ultrapassa a transmissão de informação e se compromete com a aprendizagem.
Com conexão, ludicidade, acolhimento e inovação, as Escolas Sesc constroem alicerces para uma aprendizagem plena em experiências para a vida. Além dos conteúdos curriculares e projetos transversais, os estudantes têm acesso à tecnologia, à arte, à natureza e interação social.
Os alunos desenvolvem os aspectos socioemocionais e frequentam uma escola segura. A Rede de Ensino Sesc-SC trabalha com Metodologias Ativas para que os alunos aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais.
A proposta é que o estudante esteja no centro do processo de aprendizagem, participando ativamente e sendo responsável pela construção de conhecimento, com a mediação do professor.
Na Educação Infantil, as crianças contam com atividades lúdicas, atendimento humanizado, alimentação saudável com acompanhamento nutricional e atendimento individualizado de acordo com as necessidades de cada um.
Os espaços são ambientados e repletos de brinquedos que estimulam a imaginação e a sensorialidade. Para o Sesc, cada criança é única, a Instituição faz de tudo para que todas elas cresçam em um ambiente de afetividade. O Ensino Fundamental é desenvolvido por profissionais qualificados, com material didático e roteiros digitais repletos de conteúdo e criatividade.
No Ensino Fundamental do Sesc, os projetos valorizam o conhecimento e os anseios dos estudantes para formar visão de mundo com criticidade e liberdade e construir valores mais sólidos. O conhecimento é criado com o suporte de conteúdos curriculares contemporâneos e transversais.
E, além disso, o aluno participa de atividades artísticas, de ações de sustentabilidade e recebe uma cultura empreendedora. É um ensino mais consistente, que prepara o aluno para transformar o mundo.
Vem que o Sesc Tem: Aprendizagem e transformação social nas Escolas da Rede Sesc de Ensino
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
1 Comentários
RONDINELE MOREIRA DE ARAÚJO
31/05/2024 Bom dia gostaria muito de poder aplicar na Escola em que trabalho, esse projeto.Publicado à 25 semanas