Dia S: Ato público marca apoio ao Sesc e ao Senac em todo o Brasil

Em Santa Catarina a mobilização contra a proposta de desvio de recursos aconteceu em 39 cidades com a participação de mais de 4 mil pessoas.


18/05/2023 - Atualizado em 19/05/2023 - 645 visualizações

16 de maio foi um dia histórico para o Sistema Comércio!

Por todo o país, milhares de pessoas foram as ruas nesta terça-feira (16/5) participar do DIA S em apoio ao Sesc e ao Senac. As manifestações contra os artigos 11 e 12, inclusos no Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023, que prevê o desvio de 5% dos recursos das Instituições para a Embratur, ocorreu simultaneamente em todos os estados e no Distrito Federal.

O protesto ganhou a adesão de artistas, atletas, políticos, formadores de opinião e da população de um modo geral, já tendo registrado mais de 770 mil assinaturas na petição pública contra a medida. Senadores já apresentaram 24 requerimentos, oito emendas supressivas e três destaques contra os dois artigos. No final da tarde, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, retirou a PLV da pauta de votação, marcada para 17 de maio.

Mais de 4 mil pessoas participaram dos atos em Santa Catarina

Em Santa Catarina a mobilização contra a proposta de desvio de recursos aconteceu em 39 cidades com unidades do Sesc e Senac. Mais de 4 mil pessoas participaram dos atos, entre empresários, gerentes/diretores, presidentes dos sindicatos, cientes, funcionários da Fecomércio SC, Sesc e Senac e comunidade.

No estado, a infraestrutura de atendimento do Sistema inclui 50 unidades fixas e móveis do Sesc e 28 unidades operativas do Senac, que promovem educação, cultura, saúde, lazer e assistência no nosso estado. São 239 mil clientes ativos no Sesc e 88 mil matrículas em educação profissional no Senac.

“Precisamos chamar a atenção da sociedade para os impactos sociais que a retirada desses recursos pode provocar nos estados. Estamos atuando desde o início do mês para sensibilizar os parlamentares – e obtivemos apoio dos nossos três senadores- e a população sobre a importância do Sesc e Senac para o desenvolvimento do estado e a promoção do bem-estar social”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio SC Sesc Senac, Hélio Dagnoni.

Presidente da Fecomércio SC Sesc e Senac, Hélio Dagnoni e Diretora Regional do Sesc-SC , Simone Karla da Rocha Batista, ao lado da equipe do Sesc Jaraguá do Sul, durante o ato na cidade. 

Manifestação nacional

“Essa manifestação ordeira é para combater essa possível retirada dos 5% dos nossos recursos. Nossa gestão é muito séria, por isso temos estes recursos tão cobiçados. Somos auditados pelo TCU e temos auditoria interna do Conselho Fiscal. Um olhar atento dos empresários, trabalhadores e do governo”, disse o Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo, que participou da manifestação na Cinelândia, no Rio de Janeiro.

 A tentativa de desvio dos recursos do Sesc e Senac é inconstitucional e fere inúmeras decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinam seu caráter privado, visto que provêm de contribuições compulsórias dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Além disso, o argumento apontado pela Embratur sobe um superávit do Sesc e do Senac não condiz com a realidade, pois são verbas comprometidas com obras de manutenção ou ampliação da rede de unidades por todo o país.

Manifestação em Florianópolis 

Risco de fechamento de unidades

O orçamento de 2023 foi pactuado pelo Conselho Fiscal das Instituições, formado por sete entes, sendo quatro lideranças do governo federal, dois de entidades empresariais e um da classe trabalhadora. Os recursos foram empenhados para uso previamente determinado e de conhecimento de todos, inclusive do governo.

A aprovação dos artigos ocasionaria graves prejuízos de continuidade de serviços oferecidos ao público. Entre eles, o risco de encerramento das atividades das Instituições em mais de 100 cidades brasileiras, com possibilidade de desligamento de aproximadamente 3,6 mil empregados. Mais de R$ 260 milhões deixariam de ser investidos em atendimentos gratuitos, como exames clínicos e odontológicos.

Na área de educação, 7,7 mil matrículas em educação básica seriam fechadas, bem como 31 mil em ensino profissionalizante. O Mesa Brasil Sesc, importante programa de segurança alimentar que garante alimentação a milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade e foi um serviço essencial na época da pandemia de Covid-19, poderia sofrer uma redução de 2,6 milhões de quilos de alimentos distribuídos.

Com informações do Sesc Brasil

Você também pode contribuir para evitar que essa medida seja aprovada e impacte milhares de pessoas em todo estado comunidade. A  votação leva só um minutinho! Faça sua porte.

Confira alguns registros dos atos pelo estado

Galeria GRADE - Incluir Imagens

Araranguá

Balneário Camboriú

Blumenau

Caçador

Canoinhas

Chapecó

Concórdia

Concórdia

Criciúma

Florianópolis

Florianópolis

Florianópolis

Hotel Sesc Blumenau

Irani

Itajaí

Jaraguá do Sul

Joaçaba

Joinville

Lages

Laguna

Mafra

São Joaquim

São Miguel do Oeste

Xanxerê

Florianópolis

Florianópolis

Florianópolis

Florianópolis

Florianópolis

Florianópolis

Florianópolis

Florianópolis

Florianópolis

Florianópolis

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .