
Responsabilidade socioambiental
Na noite desta segunda-feira (02.12), o Sesc-SC recebeu da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) o Certificado de Responsabilidade Social 2024. A iniciativa tem por objetivo prestar reconhecimento às instituições que tenham ações sociais e para preservação do meio ambiente incluídas em suas políticas de gestão.
Na edição deste ano, a 13ª, a Comissão Mista de Responsabilidade Social, responsável pela seleção das instituições certificadas, recebeu 115 inscrições, das quais 69 receberam a certificação. Já o Troféu Destaque SC teve 21 finalistas, entre eles o Sesc, selecionados entre as certificadas que apresentaram os melhores balanços sociais de 2023 e obtiveram os melhores índices na avaliação da comissão.
A Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista recebeu a premiação das mãos do deputado Padre Pedro Baldissera. “É uma grande satisfação para o Sesc ser contemplado com este reconhecimento, que reafirma o compromisso da nossa gestão com a responsabilidade social. Todos os anos, nossas principais realizações, estratégias, investimentos e resultados são compartilhados com a sociedade em nosso Balanço Social, que reúne dados qualitativos e quantitativos da instituição”, diz Simone. A publicação serve de referência como documento de análise pelos membros da Comissão.
Solenidade
A sessão especial realizada no Plenário da Alesc foi presidida pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT). Ele recordou que a certificação surgiu de uma lei proposta pelo então deputado João Paulo Kleinübing em 2003, sancionada em 2004. Em 2011, foi realizada a primeira edição do certame.
"As práticas adotadas por essas instituições, às vezes, são muito simples, porém revestidas de um significado que impacta positivamente na sociedade, alcançando metas para além do lucro", afirmou o deputado. "A responsabilidade social se desdobra em responsabilidade socioambiental e foca o ser humano. Falar em meio ambiente é falar em pessoas. Não existe meio ambiente sem nós, seres humanos. Somos todos um único e vivemos num planeta que infelizmente está doente. Precisamos cuidar mais dele e cuidar deles é cuidar de nós."
A presidente da Comissão Mista de Responsabilidade Social, Dayna Maressa Pamato, parabenizou os participantes da edição deste ano pela qualidade da ações desenvolvidas. Ela afirmou que a certificação, além de reconhecer as boas práticas, aproxima a sociedade do Parlamento.
"Conclamamos para que outras instituições também participem e divulguem as ações que já realizam e potencializem práticas que podem ser fortalecidas", afirmou Dayna. "Isso trará bons frutos para nosso território."