Reconhecimento
Os 25 anos da criação do Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (Cref-SC) foram tema da sessão especial realizada na noite desta sexta-feira (6) pela Assembleia Legislativa. A homenagem foi proposta pelo deputado Mário Motta (PSD) e contou com a participação de ex-dirigentes do conselho, profissionais de educação física e instituições que atuam em conjunto com o órgão.
O parlamentar, que também é educador físico e atuou na área, destacou que o conselho catarinense é um dos mais importantes do país, “respeitado principalmente pela postura ética de seus diretores ao longo do tempo, pela dedicação dos profissionais a ele filiados”.
“Tenho muito orgulho dessa instituição”, disse Motta. “Sinto-me profundamente recompensado por estar presente nos principais momentos vividos por ela. “Sinto-me recompensado também por rever tantos amigos e perceber claramente quantos de vocês lutaram para que o conselho pudesse ter esse merecido reconhecimento.”
O deputado foi homenageado pela entidade durante a sessão e recebeu a carteira de identidade profissional.
Primeiro presidente do Cref-SC, Marino Tessari lembrou-se das dificuldades iniciais para a implantação da autarquia, em 1999, mas destaca a evolução, não só do conselho, mas do educador físico. Coube a ele discursar em nome dos homenageados, durante a sessão especial desta sexta.
“Começamos com dois mil profissionais e hoje somos mais de 30 mil”, comentou. “A criação do conselho trouxe uma contribuição para a criação de novos cursos de Educação Física, tanto na licenciatura, quanto no bacharelado. Isso trouxe uma qualificação, a partir dos cursos superiores e de capacitação e trouxe uma melhoria significativa nos serviços prestados na área da atividade física em geral, tanto na escola, como no esporte, como na saúde”
Tessari destacou a importância da homenagem aos profissionais e às instituições que contribuíram para o trabalho do Cref-SC ao longo desses 25 anos. “Sem eles, não seríamos nada.”
Jeferson Ramos Batista, primeiro vice-presidente do conselho, também apontou o papel da entidade no fortalecimento da profissão. “São 25 anos de uma profissão que está cada vez mais fortalecida”, afirmou. “Conquistamos cada vez mais espaços nesse tempo. O conselho faz a diferença na vida do profissional. Além da fiscalização, temos outras áreas que apoiamos, como a capacitação. O conselho tem muito a comemorar nesses 25 anos.”
A sessão especial contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Diogo Silva; e dos reitores da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e da Udesc, José Fernando Fragalli.
Fonte: Agência Alesc
Homeageados
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários