
Aprendizados e networking
O Sesc Reúne – Encontro de Líderes teve um primeiro semestre marcado por uma programação intensa e diversificada nas unidades do Sesc Santa Catarina. Entre maio e julho, 22 cidades catarinenses sediaram encontros que reuniram empresários, gestores e lideranças do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo em atividades voltadas ao desenvolvimento profissional e à valorização das pessoas.
A proposta do projeto, que há uma década se firma como um espaço estratégico para discussão de temas relevantes e conexões, foi reforçada em 2025 com temas alinhados aos desafios contemporâneos da gestão. Palestras inspiradoras e painéis temáticos estimularam a troca de experiências, a atualização em tendências do mercado e a aproximação com os serviços oferecidos pelo Sesc aos trabalhadores do setor.
Sesc Reúne em Brusque
Temas atuais e troca de experiências
Entre os destaques da programação esteve o workshop “Cultura Organizacional para Transformação”, realizado em Rio do Sul e conduzido por Simone Neckel. O encontro provocou reflexões importantes sobre o papel da cultura organizacional na construção de ambientes corporativos mais engajados e resilientes.
Em Caçador, o painel “Desafios e Oportunidades em Gestão de Pessoas”, com a especialista Valdete Jane Cordeiro, trouxe práticas para contratações mais eficazes e estratégias para reduzir a rotatividade — uma das principais preocupações do setor atualmente.
A saúde mental no ambiente corporativo também teve espaço de destaque. As unidades de São Joaquim e São Miguel do Oeste receberam a palestra “Alterações da NR-01 e o Impacto dos Riscos Psicossociais no Ambiente de Trabalho”, com Vanessa Tobias e Daiane Lehmkuhl Pagel, debatendo as exigências legais e os cuidados com o bem-estar dos colaboradores.
Em Jaraguá do Sul, a palestra “Se a Disney administrasse sua Empresa”, ministrada por Marlos Vander, prendeu a atenção do público ao abordar, com bom humor e exemplos práticos, os segredos da excelência em atendimento e encantamento do cliente.
Já nas unidades de Brusque e Balneário Camboriú, a palestra “Entender para Atender”, com Mikarla Freitas, destacou as novas tendências de consumo e o papel da escuta ativa no relacionamento com o cliente. Lages, por sua vez, recebeu debates sobre trabalho e bem-estar, reforçando o olhar humanizado na gestão.
Caçador
Araranguá
Aproximação com os serviços do Sesc
Além dos conteúdos técnicos e inspiracionais, cada encontro proporcionou aos participantes um contato direto com os serviços oferecidos pelo Sesc nas áreas de educação, saúde, cultura, lazer e assistência. Foram apresentados benefícios que podem ser incorporados pelas empresas como estratégia de valorização e cuidado com suas equipes.
Segundo a Diretora Regional do Sesc Santa Catarina, Simone Karla da Rocha Batista, “Através do Sesc Reúne conseguimos mostrar para o empresário do comércio de bens, serviços e turismo a importância do Sesc para os seus funcionários. Assim, ampliamos o engajamento das lideranças em divulgar e incentivar os colaboradores a usufruírem dos serviços que oferecemos para eles e suas famílias.”