Evento da Cúpula Mundial das Cidades começa nesta segunda-feira (4) no Hotel Sesc Cacupé


01/11/2019 - Atualizado em 01/11/2019 - 380 visualizações

Começa nesta segunda-feira (4) o 12º Knowledge Cities World Summit, encontro que vai reunir em Florianópolis alguns dos maiores especialistas em desenvolvimento de cidades do mundo. É a primeira vez que o KCWS é realizado no Brasil e esta edição vai reunir no Hotel Sesc Cacupé, entre os dias 4 e 7 de novembro, a academia, o governo, a sociedade e os empresários para debaterem como tornar o dia a dia das pessoas melhor nas cidades e apresentar soluções para problemas históricos como inclusão social, mobilidade e preservação do meio ambiente. “Uma oportunidade para quem pensa, administra ou estuda os municípios”, diz a coordenadora do evento e presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da Fecomércio SC, Jamile Sabatini Marques.

Segunda ela, o tema da conferência deste ano “Inovação e Sustentabilidade na Era do Conhecimento” significa que a tecnologia e a inovação devem ser aplicadas nas cidades, visando o desenvolvimento econômico, social e proteção aos ecossistemas, seguindo o conceito da ONU. O KCWS é uma iniciativa da Fecomércio SC, com a correalização do Sebrae SC e do World Capital Institute (WCI), um think tank internacional que promove o entendimento e a aplicação do conhecimento como alavanca do desenvolvimento.

Na segunda-feira (04/11) a cerimônia de abertura está marcada para às 9h e em seguida haverá a entrega do Prêmio MAKCi (Most Admired Knowledge City) às quatro Cidades do Conhecimento Mais Admiradas do Mundo. Florianópolis (SC) e Bento Gonçalves (RS) são as únicas brasileiras a concorrer. Estarão presentes alguns dos maiores especialistas estrangeiros no assunto, como os professores Tan Yigitcanlar, da Queensland University of Technology – QUT (Austrália), Francisco Javier Carrillo, do Instituto Tecnológico de Monterrey –TEC (México) e a consultora Cathy Garner, da Lancaster University (Reino Unido).

Nos dias 4 e 5 também serão realizados a série de Masterclasses, fórum que surgiu de um acordo de cooperação bilateral para a formação de uma ‘Australia-Brazil Smart City Research and Practice Network’ para promover e melhorar o bem-estar das comunidades urbanas. O objetivo é reunir especialistas ilustres de várias disciplinas e iniciar uma rede de intercâmbio contínuo de conhecimentos entre os dois países.

A programação prevê oito plenárias, conduzidas por 40 especialistas de renome nacional e internacional. Também estão programadas palestras simultâneas entre uma sala principal e duas paralelas com assuntos como modelos econômicos alternativos, mercados de conhecimento, desenvolvimento de ecossistema de inovação e de empreendedorismo, cidades inteligentes, inovação social, economias disruptivas e desenvolvimento urbano sustentável.

Confira aqui a programação completa

Quarenta trabalhos acadêmicos selecionados serão apresentados. Estes artigos poderão compor um número especial do International Journal of Knowledge-Based Development (IJKBD), periódico indexado às principais bases de dados internacionais, como Scopus, Emerging Sources Citarion Index e Academic OneFile.

No encerramento do KCWS, no dia 7 de novembro, haverá o Tour da Inovação por alguns dos principais polos de tecnologia e inovação de Florianópolis: Sapiens Park, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e o Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (Celta). O objetivo é mostrar ao mundo o que a capital catarinense está fazendo para ter reconhecimento internacional de cidade inovadora e sustentável.

SERVIÇO:

12º Knowledge Cities World Summit
Data: 4 a 7 de novembro de 2019
Local: Hotel Sesc Cacupé
Inscrições no site: https://www.umticket.com/evento/251910/knowledge-cities-world–summit-2019/




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .