
Ao lado de convidados, imprensa e pessoas que fizeram e fazem parte da trajetória, o Sesc em Santa Catarina lançou na noite da última segunda-feira (26/09), o livro “Uma história feita de muitas”, que celebra os 70 anos. A cerimônia, no Hotel Sesc Cacupé em Florianópolis, foi repleta de homenagens, intervenções cênicas, música e momentos especiais, que emocionaram os presentes. O aniversário do Sesc foi em 13/09 e o lançamento da publicação integrou a programação comemorativa.
A obra, editada pela Tempo Editorial, mescla a história da Instituição no Estado e de pessoas que têm suas vidas entrelaçadas ao Sesc. São 234 páginas repletas de histórias, imagens e informações relativas ao trabalho do Sesc entre 1946 e 2016. “Neste livro, mais do que falar da gente, buscamos ouvir relatos de clientes, em todas as regiões do estado, homens e mulheres, jovens, adultos e idosos, que nesta obra representam os milhares de catarinenses que usufruem do Sesc. É para as pessoas que o Sesc existe e é delas que ele é feito”
Clique aqui para acessar a versão digital do livro.
Durante a cerimônia, três atores interpretaram algumas histórias reais de clientes que tiveram suas vidas transformadas pelo Sesc e estão publicadas na obra.
Atriz Milena Moraes encenou a história da Salete Maria Moreira, ex-aluna do Sesc Ler em Tijucas, que encontrou no Sesc uma oportunidade para se alfabetizar, e do Oeste vai a Paris.
“Minha vontade de aprender era tanta que logo já sabia ler, e em alguns anos terminei o Fundamental. Minhas professoras sempre me incentivaram a ir adiante, a ir além. E eu fui. Acabei de passar no vestibular de gastronomia. E sabe onde eu vou fazer um curso? Em Paris, pois vou visitar meu filho que mora lá. Eu que nem sabia ler, agora vou escrever cartões postais da frança para meus amigos. E muitos deles eu fiz no Sesc. Conhecimento é uma riqueza, mas nada seria sem os amigos que a gente faz durante a vida”.

“Foi nos cursos do Sesc que pude perceber o potencial que eu tinha. Eles unem todas as classes sociais, todos os gêneros e origens. A arte une a todos, é um ambiente de muita generosidade. Hoje sou uma referência no meu bairro. Os piás da comunidade me ouvem, me admiram. Eu faço de tudo para que eles não tomem decisões erradas na vida. Meu sonho é ter minha própria escola de dança, ser um coreógrafo internacionalmente famoso”.

“Muitos dos meus amigos eu fiz no Sesc. É lá que semanalmente vou reencontrar os que me são queridos. O Trabalho de Grupos é um ponto de encontro em que as amizades vão se fortalecendo e renovando, como é necessário para vida”.









