Reconhecimento
Nesta terça-feira, 17 de outubro, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina anunciou os finalistas da 4ª edição do Prêmio ODS SC. O Sesc está entre os contemplados, com o Programa Mesa Brasil Sesc-SC, indicado na categoria Organização de Classe. O reconhecimento celebra iniciativas inspiradoras rumo à sustentabilidade no estado, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas.
A avaliação envolveu 92 projetos inscritos e 17 selecionados por um júri especializado. Para o Movimento ODS SC, os finalistas representam uma ampla gama de projetos inovadores, abordando questões que vão desde a sustentabilidade ambiental até a inclusão social e a educação.
Distribuídos entre seis categorias distintas - Empresa Pública ou Privada, Instituição de Ensino, Organização da Sociedade Civil, Organização de Classe, Pessoa Física e Poder Público - esses projetos exemplificam o compromisso e a dedicação de diversos setores para com um futuro mais sustentável.
A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de outubro, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, durante a programação do Fórum Brasil ODS, que ocorre até o dia 27. Nos dois dias de programação, o evento gratuito irá reunir especialistas em um encontro que reforça a importância da Agenda 2030 para o Brasil e para o planeta, além de estimular o debate e o intercâmbio de conhecimento acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Clique no botão abaixo para saber mais.
Mesa Brasil Sesc-SC
O Mesa Brasil Sesc é a maior rede de bancos de alimentos da América Latina, referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Atua ao lado de empresas parceiras, que doam seus excedentes de produção ou produtos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras para o consumo.
Nos 20 anos de atuação do programa em Santa Catarina, foram mais de 40 milhões de quilos de alimentos distribuídos para Instituições sociais no estado.
Com sedes em Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages e São José, o Mesa Brasil Sesc conecta parceiros doadores de alimentos a instituições sociais, buscando onde sobra e levando onde falta. Ou seja, o programa arrecada os alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo nos parceiros e entrega em instituições sociais, para complementar as refeições e contribuir para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
Além da distribuição de alimentos, o Mesa Brasil Sesc tem um forte viés educativo, desenvolvendo ações para capacitação de voluntários e das equipes das instituições sociais atendidas. São cursos, oficinas culinárias e treinamentos, que disseminam entre os integrantes da rede social, valores como a solidariedade e o voluntariado e trazendo a emancipação da própria instituição.
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
Assista ao vídeo sobre o programa
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários