Em 1951, Domingos Reitz, mais conhecido como "Dominik", montou a "Oficina Mecânica Reitz", com serviços de torno, solda e borracharia, no bairro Estreito, em Florianópolis. Seis anos depois, a empresa transferiu sua sede (que funcionava onde hoje está situada a Unidade do Sesc Estreito) para um galpão próprio na rua Santos Saraiva.
A cidade crescia e a demanda aumentava, bem como a procura dos clientes por peças e ferramentas, fazendo com que a empresa passasse a incorporar o comércio dentre suas atividades.
O espaço da velha oficina, deu lugar a um moderno prédio, da recém inaugurada Unidade Sesc Estreito. De lá para cá, os trablhadores e a comunidade puderam contar com cada vez mais serviços oferecidos no local como atividade física, restaurante, dentista, clínica estética, aulas de dança, excursões, psicologia, fisioterapia, pilates, mente ativa, biblioteca e muito mais.
A oferta de serviços com excelente custo-benefício, contribuiu para o desenvolvimento da comunidade e do comércio no entorno, diante da forte rede de apoio do Sesc.
O tempo, as crises, as mudanças e os desafios do setor serviram apenas para tornar, ainda mais fortes, os laços entre as empresas e seus trabalhadores com ainstituição.
O patriarca Dominik passou o bastão para o filho, Ênio Reitz e para os netos, André, Fernando e Gabriela, que deram continuidade ao trabalho e também à parceria.
A sócia da Dominik, Gabriela Reitz, destaca que a parceria reflete a preocupação da empresa com seus trabalhadores. Compromisso que acompanha a família desde quando o avô abriu as portas do comércio.
0 Comentários