Programa Mesa Brasil Sesc é homenageado pelo Parlamento catarinense

A Instituição foi reconhecida pela ação contra a fome


29/03/2023 - Atualizado em 29/03/2023 - 890 visualizações

Reconhecimento

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) prestou homenagem ao Programa Mesa Brasil Sesc pelas ações de combate à fome em prol de uma sociedade mais justa. A Sessão Especial, a propósito da Campanha da Fraternidade 2023, novamente voltada contra a fome, foi realizada na noite de segunda-feira (27/03), em reconhecimento a pessoas e entidades que agem para mitigar a insegurança alimentar dos catarinenses.

Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil na Campanha da Fraternidade, para sensibilizar a sociedade. O tema deste ano é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”, com o objetivo de fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro.


Mesa Brasil Sesc

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.

Há 20 anos, o Programa Mesa Brasil Sesc atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos em Santa Catarina. Com sedes em São José, Joinville, Chapecó, Blumenau e Lages, conecta parceiros doadores de alimentos a instituições sociais, recolhendo onde sobra e levando onde falta, contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.

“O reconhecimento do Mesa Brasil pela sociedade reforça os valores do Programa associados à defesa da vida, à luta pela justiça, à garantia de direitos sociais e à reafirmação dos ideais de participação política e solidariedade social, articulando a segurança alimentar e nutricional ao desenvolvimento humano e social”, salienta a gerente de Saúde e Assistência do Sesc-SC, Jéssica da Luz Pereira Pucci, que representou a Instituição neste momento solene.

Certificado de reconhecimento

Dados do Bem

A partir das doações de 415 parceiros e do envolvimento da sociedade em campanhas, distribuímos 3.081.528 Kg de alimentos em 2022, que complementaram as refeições de 73.686 pessoas por mês, em 510 Instituições sociais, de 65 cidades. Também desenvolvemos 485 ações educativas para capacitação de voluntários e das equipes das instituições sociais atendidas. Desta forma, contribuímos de forma expressiva na mitigação dos efeitos da fome e para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Mesa Brasil Sesc

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.

Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.

O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

1 Comentários

PAULA SCHLEGEL

31/03/2023 Imensa alegria ver este reconhecimento! Parabéns a todos os envolvidos!

Publicado à 1 ano


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .