Este foi um ano de muitas realizações, solidariedade, e de cuidados redobrados com a saúde e segurança de todos. Com o avanço da vacinação e a manutenção dos protocolos contra a Covid-19, foi possível reabrir espaços e retomar programações presenciais, o que encheu 2021 de movimento e esperança! Além de muito apredizado, é claro!
Confira uma seleção de conteúdos importantes divulgados ao longo do ano.
No total, publicamos mais de 450 matérias, entre reportagens, coberturas de eventos e sugestões de pautas das Unidades. Neste canal de comunicação, informamos sobre nossas novidades, programações, serviços, dicas, ampliações, reconhecimentos e muito mais.
Vamos relembrar os principais fatos que marcaram o Sesc Santa Catarina!
Que em 2022 a gente continue promovendo a cidadania, o desenvolvimento, o bem-estar e a qualidade de vida de milhares de catarinenses. Desejamos que o novo ano seja recebido com muita alegria e que o otimismo seja responsável por uma grande quantidade de novas conquistas. Que seja leve, repleto de paz, amor e esperança.
JANEIRO
Começamos 2021 com atenção redobrada à saúde mental e emocional, com a apoio à campanha Janeiro Branco, fundamental em tempos de pandemia.
E foi neste mês de férias, que o Turismo Social Sesc lançou a série “Destinos Brasileiros”, com roteiros especiais, próximos a Lages, Blumenau e Florianópolis, na Serra, Vale e Litoral, regiões onde estão os Hotéis do Sesc-SC. Especialistas convidados conduziram os internautas em viagens sem deslocamento, possibilitando redescobrir a identidade do Estado, a cultura e as belezas naturais, através de imagens e narrativas histórico-culturais. Foram cinco episódios com passeios virtuais que mostram ótimas opções de destinos: Coxilha Rica (Lages); Vale Europeu, com ênfase na Vila Itoupava (Blumenau); Rota Gastronômica Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa, Costa da Lagoa e Street Art Tour (Florianópolis).
Também lançamos uma nova proposta de programação de férias voltada às crianças tendo em vista as restrições impostas pela Covid-19 que ainda pedia distanciamento: o “Brincando numa casa muito engraçada”. O projeto levou diversão para a casa de 402 crianças através de uma programação inovadora, repleta de criatividade e alegria. Cada participante recebeu um kit em formato de uma casinha, contendo objetos para compor as brincadeiras e dinâmicas propostas em vídeos.
FEVEREIRO
Em fevereiro, voltamos às aulas presenciais nas nossas 23 Escolas da Rede de Ensino Sesc-SC com mais de oito mil alunos matriculados nas atividades de Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Contraturno Escolar. Colocamos em prática nosso plano de ação homologado pelas Secretarias de Educação de cada município, começando de forma híbrida, com rotina reorganizada, escalas, e muito cuidado com a saúde e segurança de todos. Um início de novo ano letivo bem diferente dos anteriores, sem abraços, mas com muita esperança, saudade, afetividade e sorriso no olhar.
Também iniciamos as atividades do novo Sesc Idiomas - Inglês que foi reformulado para possibilitar o aprendizado da língua estranngeira em menos tempo. Em parceria com a Cambridge University Press, lançamos um novo modelo com carga horária otimizada dentro de trimestres, e não mais por semestres. Agora o percurso formativo compreende as competências e conhecimento nos níveis: Iniciação, Elementar, Intermediário, Independente e Proficiente nas modalidades Adolescente, Adulto e Máster.
MARÇO
Em março publicamos o "Balanço Social Sesc 2020: Desafios e ações do bem em tempos de pandemia". Esta edição traçou um panorama com as principais ações realizadas para o enfrentamento à Covid-19 e o impacto social delas em Santa Catarina. Apresentamos nossas principais realizações e resultados e mostramos como nos reinventamos para continuar presente na vida dos catarinenses, promovendo experiências relevantes e transformadoras, com segurança.
Para incentivar hábitos saudáveis e uma vida mais ativa, lançamos o projeto “Desafie-se”, convidando os alunos das nossas 35 Academias a participar desta ação, que motivou ainda mais a prática regular de atividades físicas e o alcance de resultados coletivos e individuais. Os clientes aprovaram e aderiram ao movimento, somando 29.340 participações nas quatro etapas realizadas ao longo do ano.
As nossas campanhas solidárias também marcaram o ano. Abrimos com a quarta edição do Dia D Mesa Brasil Sesc em 06.03, que arrecadou 19.532 Kg de alimentos não perecíveis, 41% a mais do que todas as edições anteriores. Os alimentos ajudaram 181 instituições sociais cadastradas no programa, complementando as refeições de 25 mil pessoas em vulnerabilidade social.
O público 60+ também está sempre em foco no Sesc, com o Trabalho Social com Idosos (TSI), que a Instituição desenvolve de forma pioneira no Brasil, contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável de mais de mil participantes ao longo do ano. Em março abrimos a programação com ações alusivas ao Dia Internacional da Felicidade, celebrado em 20.03.
ABRIL
Em abril celebramos a primeira edição do Dia Mundial do Lazer, com o tema "Lazer para uma Vida Melhor", em uma iniciativa da Organização Mundial de Lazer (World Leisure Organization – WLO) em parceria com o Sesc e outras instituições. O objetivo da criação de uma data global para o Lazer – num momento em que a busca por modos para desfrutar o tempo livre de maneira saudável, segura e divertida nunca foi tão necessária – é destacar a sua importância para a sociedade. Foram mais 3 mil visualizações na programação virtual realizada pelo Sesc-SC no dia 16 de abril em suas redes sociais, além da participação ativa dos clientes em atividades lúdicas nas Unidades, que reforçaram a importância de momentos lúdicos e o direito social de desfrutar o tempo livre de maneira saudável, segura e divertida.
Também recebemos o Selo de Signatário do Movimento Nacional ODS de Santa Catarina, pelo cumprimento de todos os compromissos propostos durante o ano de 2020. Este certificado, com avaliação máxima de seis estrelas, reafirma o nosso comprometimento com a incorporação e disseminação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Neste mês, começamos a mobilização de uma rede colaborativa para confecção e distribuição de peças de lã com o projeto "Arte de Doar". Até o encerramento da campanha, no dia 31 de agosto, 140 voluntários produziram 5.581 peças como toucas, meias e cachecóis, com os itens arrecadados: 3.197 novelos de lã, 116 rolos de linhas e 49 pares de agulhas de tricô. As doações foram entregues a 77 instituições e comunidades cadastradas em 24 cidades. A ação reforçou o compromisso social do Sesc em contribuir para a redução dos impactos desta pandemia, promoveu o engajamento social para suprir a necessidade de itens de proteção contra o frio, contribuindo com a sociedade como um todo.
MAIO
O mês de maio marcou a retomada das Bibliotecas Sesc-SC que puderam reabrir para toda a comunidade, seguindo os protocolos e boas práticas para manipulação do acervo, entre outras medidas de segurança sanitária e distanciamento. Durante a pandemia o acesso às estantes é restrito e a consulta para o empréstimo de livros é mediada pela equipe da Instituição. Com a volta do atendimento presencial, o Sesc restabelece o acesso gratuito a livros e reafirma a importância do acesso à leitura e literatura.
Nas Escolas Sesc, o tema “Literatura infantojuvenil e literatura brasileira contemporânea” foi um dos pilares que sustentou o trabalho pedagógico no primeiro trimestre e os resultados foram apresentados na primeira Mostra de Artes e Ideias do ano letivo 2021. Entre as programações em destaque, tivemos ainda o Dia do Desafio, com lives temáticas e a Semana Mundial do Brincar, com o tema “Casinhas das infâncias”, que proporcionou diferentes vivências às crianças participantes das nossas Brinquedotecas.
JUNHO
Encerramos o primeiro semestre de 2021 em ritmo de retomada. Com o aumento do número de pessoas com 60+ vacinadas, voltamos a ofertar, gradativamente, aos interessados a opção de atividades presenciais dos projetos Mundo Digital Máster, Grupo da Memória e da Dança Circular, do nosso Trabalho Social com Idosos (TSI).
Em junho, a programação do projeto Sesc Comunidade também voltou nas quadras comunitárias de São José, Palhoça, Penha, Joinville e Irani, com turmas reduzidas, e seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, além dos decretos estaduais e municipais. Foram 3.913 inscritos em 165 turmas, contribuindo com o desenvolvimento social de comunidades catarinenses, gerando a inclusão social, o exercício da cidadania, a socialização e integração de diferentes pessoas.
Também realizamos o primeiro Curso de Imersão em Compostagem, no Hotel Sesc Cacupé em Florianópolis. Foram três dias de um agradável convívio, cheio de trocas e aprendizados, entre um público de 25 pessoas, de diversas regiões do Brasil, com idades de 25 a 80 anos e os mais variados propósitos.
Na área de Cultura, retornamos as apresentações artísticas, ainda em formato digital, com a Mostra On-line do Baú de Histórias. O projeto dissemina a arte da contação de histórias em Santa Catarina há 18 anos, incentivando o hábito da leitura em crianças e jovens.
Entre os novos projetos, destacamos o "Giro Sesc" nas redes sociais e o Programa ECOAR, realizado em parceria com a Associação dos Amigos do Parque da Luz, em Florianópolis, para ampliar o espaço de discussão e reflexão sobre a cidade e sua sustentabilidade, com episódios mensais na internet, conduzidos por convidados especialistas em temas relacionados ao meio ambiente.
JULHO
Para a alegria das famílias, no recesso escolar de julho a nossa tradicional colônia de férias, o projeto "Brincando nas Férias", voltou a oferecer atividades presenciais. Essa edição teve a temática “Pequenos exploradores: desvendando SC” e contou com a participação 1.323 crianças.
Neste mês também apresentamos o "Em Pauta” novo Informativo Digital do Sesc-SC. Uma reformulação do nosso tradicional Boletim Informativo, que ganhou um novo formato ainda mais atrativo. O projeto gráfico foi pensado para facilitar a leitura on-line através da tela do computador ou smartphone, pois se adapta ao desktop e mobile.
AGOSTO
Neste mês, apresentamos os resultados da Campanha Alimento para Todos, realizada pela Fecomércio SC, Sesc, Senac e sindicatos filiados para mobilizar uma rede de solidariedade em prol de pessoas em vulnerabilidade social impactadas pela fome, que voltou a crescer no Brasil com pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A ação ocorreu em 37 municípios catarinenses, entre os meses de julho e agosto, totalizando 6.923.95 quilos de alimentos arrecadados nas Unidades. As doações foram distribuídas pelo Programa Mesa Brasil Sesc para 64 instituições sociais cadastradas, beneficiando 10.226 pessoas, em 30 cidades.
Também começamos mais uma edição do projeto "Envolva-se", um curso on-line para artesãos, artesãs, costureiras, costureiros. Ao longo dos encontros, 46 participantes com interesse em empreender de forma mais sustentável, criativa e colaborativa puderam aprender mais sobre os temas: Sustentabilidade Ambiental; Design Sustentável e Imagem de Produto; e Empreendedorismo.
Após mais de um ano sem oferecer viagens de avião, no dia 07.08 embarcamos nosso primeiro grupo com 34 passageiros, seguindo todos os protocolos de segurança. O destino escolhido para a reestreia foi o Pantanal mato-grossense, um dos destinos de ecoturismo mais bonitos do mundo.
SETEMBRO
No dia 13 de setembro celebramos o aniversário do Sesc, que completou 75 anos de uma trajetória marcada pela transformação, cidadania, conhecimento, e bem-estar. Para comemorar, o público pode acompanhar no YouTube Sesc Brasil, show do consagrado músico pernambucano Alceu Valença e da Orquestra da Maré do Amanhã, projeto que ensina música clássica a crianças e adolescentes no Rio de Janeiro. Pelo YouTube do Sesc Santa Catarina, a Instituição realizou uma apresentação do espetáculo “Um príncipe chamado Exupéry” da Cia Mútua, de Itajaí.
OUTUBRO
Pelo 9º ano consecutivo, fomos contemplados com o Prêmio Empresa Cidadã, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC). Nesta edição, a Instituição foi a única reconhecida na categoria Desenvolvimento Cultural com o projeto do podcast Página Sonora, projeto literário da Rede Sesc de Bibliotecas. Através de leituras de fragmentos dos textos de autores catarinenses ou radicados no Estado, o projeto tem o objetivo de despertar o interesse na leitura integral dos livros.
Além do reconhecimento, as programações estaduais estiveram em destaque no mês de outubro: a Semana do Idoso, de 27.09 a 01.10, contou com uma programação em apoio ao manifesto "Velhice não é doença!" e ampliou a reflexão através de programações on-line e presenciais voltadas aos 60+.
A ParaCopa Sesc, tradicional evento da Instituição que fomenta e incentiva a inclusão através do esporte, aconteceu entre os dias 4 e 7.10, no formato on-line devido à pandemia, com o objetivo de oportunizar a discussão de temas alinhados com educação, cultura, atividade física e esporte para Pessoas com Deficiências (PcDs).
A 1ª Semana Sesc Mais Lazer foi realizada de 25 a 30.10, com ampla programação virtual gratuita, que contemplou atividades de caráter recreativo, educativo e informativo. A iniciativa, implementada pelo Departamento Nacional do Sesc, visa promover ações de lazer com diversas opções práticas para ocupação do tempo livre, mostrando sua importância para uma vida melhor em todas as faixas etárias. Confira algumas dicas especias que foram lançadas durante a programação:
- Dicas Sesc mais Lazer: 10 jogos gratuitos disponíveis on-line;
- Culinária Afetiva: Receitas da cultura popular de Santa Catarina para preparar em família;
- Dicas Sesc mais Lazer: Passo a passo para cultivar uma horta doméstica;
- Dicas Sesc mais Lazer: 11 passeios virtuais em museus e galerias de arte.
NOVEMBRO
Novembro foi um mês importante para a nossa Cultura.
No dia 23 de novembro, inauguramos o Museu de Florianópolis, no prédio histórico que sediou a antiga Casa de Câmara e Cadeia, em uma parceria com a Prefeitura Municipal. Um espaço cultural tecnológico e interativo, baseado em um conceito inovador, que preserva a memória da capital catarinense, ao mesmo tempo que olha para o tempo presente e abre um diálogo para o futuro. Apenas no primeiro mês, o museu recebeu mais de 4 mil visitas, tornando-se um importante atrativo turístico.
Após quase dois anos, neste mês foi possível abrir as portas dos nossos teatros e galerias ao público novamente, com espetáculos de teatro, circo, música e sessões de cinema.
DEZEMBRO
Fechamos 2021 com reconhecimento, solidariedade, formaturas, apresentações dos cursos de arte e cultura, Mostra Digital de Artes e Ideias das Escolas Sesc, entre tantas outras ações.
0 Comentários