O Sesc Santa Catarina recebeu o Selo de Signatário do Movimento Nacional ODS de Santa Catarina, pelo cumprimento de todos os compromissos propostos durante o ano de 2019. Este certificado, com avaliação máxima de 6 estrelas, reafirma o comprometimento da Instituição com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Compromissos dos signatários:
Os Signatários do Movimento assumem os seguintes compromissos, numa ótica de conjunta e de corresponsabilidades:
Atuação do Sesc no Movimento Nacional ODS Santa Catarina
O Sesc é signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina desde 2006, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) através das ações desenvolvidas pela Instituição. Até março de 2020, a Instituição integrou a Coordenação Estadual do Movimento, com o cargo de Coordenação de Mobilização Adjunta. Atualmente, está presente em 08 dos 10 Comitês Locais, nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Joinville, Itajaí, Chapecó, Brusque, Lages e Tubarão, com equipes do Sesc atuando nas ações e mobilização em cada região.
Em São Catarina, o Movimento ODS possui 527 entidades signatárias em 57 municípios (dados de maio de 2020) e atua por meio da Coordenação Estadual e dos Comitês Locais, com a Missão de facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das pessoas e na prática das organizações catarinenses.
Movimento Nacional ODS Santa Catarina
É um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Visamos cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Buscamos a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.
Se você ou a entidade/empresa que representa quer fazer parte desta rede e também ser signatário do Movimento CLIQUE AQUI para mais informações. Vamos juntos, por uma Santa Catarina mais desenvolvida e sustentável!
Sobre os ODS e a Agenda 2030:
Durante a 70º Assembleia Geral das Nações Unidas, em setembro de 2015, em Nova York, foram adotados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para orientar os países na obtenção de resultados específicos. Os ODS são um plano de ação global com um conjunto de metas para redução da pobreza, promoção social e proteção ao meio ambiente a serem alcançadas até o ano de 2030, criando a Agenda 2030, com o lema “Ninguém pode ficar de fora”. Essa agenda foi adotada por 193 países-membros das Nações Unidas, inclusive o Brasil, e consiste em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas. Esses objetivos são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.
Definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o desenvolvimento sustentável procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades. Ele prevê o uso sustentável dos recursos naturais e também ações sustentáveis nas dimensões econômica e social, gerando um equilíbrio favorável ao bem-estar das pessoas e de todas as espécies no planeta.
Rede de solidariedade em meio à pandemia
Alinhado aos ODS 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação), o Programa Mesa Brasil Sesc intensificou sua atuação para auxiliar no combate ao Coronavírus, com a Campanha emergencial Covid-19. Neste importante momento, a Instituição segue contribuindo para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social.
Contando com a rede de parceiros doadores, continua sendo possível combater a fome e o desperdício de alimentos por meio de um trabalho intenso e ininterrupto, essencial em todos os tempos, mas que se revela ainda mais valioso nos dias atuais, pois quem tem fome, tem pressa.
Desde que começou o período de isolamento social até o dia 08 de maio, o Programa Mesa Brasil Sesc já distribuiu 241 toneladas de alimentos para 270 instituições sociais cadastradas nas sedes de São José, Joinville, Chapecó, Blumenau e Lages. Os alimentos são arrecadados por meio das rotas de colheita urbana, e também nos pontos de coleta da Campanha Emergencial Covid-19.
As equipes do Mesa Brasil Sesc estão colocando em prática um plano de ação, estabelecido especificamente para o enfrentamento do Coronavírus, que contempla orientações detalhadas sobre os procedimentos de segurança e equipamentos de proteção individual (EPIs) obrigatórios em cada etapa do processo, em conformidade com a recomendações das autoridades de saúde para conter a pandemia, O objetivo é suprir nesse momento as principais necessidades das instituições sociais cadastradas, com foco também na identificação de outros grupos e comunidades locais que possam estar em situação de vulnerabilidade, melhorando o acesso destas pessoas, famílias e comunidades à uma alimentação adequada e saudável.
Você também pode colaborar!
Convidamos você para participar dessa rede de solidariedade, entregando suas doações (alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza ambiental), em um de nossos pontos de coleta, localizados em supermercados parceiros do Programa Mesa Brasil Sesc. Clique aqui para conferir os locais.
O Mesa Brasil Sesc também está recebendo doações em dinheiro para atender entidades e famílias. Clique aqui para fazer sua contribuição pelo PicPay.
0 Comentários