Os ritmos brasileiros que tornam a cultura do país tão única, marcam as comemorações dos 75 anos do Sesc. O aniversário é nesta segunda-feira, dia 13 de setembro, e contará com uma programação especial on-line para celebrar a data junto ao público, reforçando o caráter de integração e inclusão do trabalho do Sesc em todo o Brasil.
Há sete décadas e meia, a Instituição promove a transformação, a cidadania, o conhecimento, e o bem-estar, com ações de forte impacto social, que melhoram a vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da sociedade. São milhares de pessoas, de todas as idades, beneficiadas com as ações de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência promovidas.
Programação nacional
Para festejar essa trajetória, o Sesc apresenta pelo YouTube Sesc Brasil, às 19 horas, um grande show com o consagrado músico pernambucano Alceu Valença, que também completou 75 anos e tem uma obra de grande afinidade com o trabalho do Sesc. Haverá ainda uma apresentação da Orquestra da Maré do Amanhã, projeto que ensina música clássica a crianças e adolescentes de uma das mais violentas favelas do Rio de Janeiro.
Conhecido pela sua versatilidade e mistura estilos musicais, que vai do frevo ao fado, Alceu Valença sintoniza com o Sesc em diversidade e tradição. Nesta live comemorativa, ele apresentará ao vivo seus maiores sucessos como “Tropicana” e “La belle de jour”. Também passeia pelo forró de Jackson do Pandeiro, com “O canto da ema, e clássicos de Luiz Gonzaga, como “Vem Morena”.
Em virtude da pandemia e da necessidade de distanciamento social, a apresentação da Orquestra da Maré do Amanhã foi gravada a distância. A música escolhida, “O Sifuni Mungu” é um cântico africano que remete a importância do agradecimento e da gratidão.
A festa conta ainda com um toque de solidariedade. Por meio do QR Code exibido durante o evento, o público poderá contribuir com doações para a campanha Mesa Brasil Urgente. Toda a arrecadação será revertida na compra de cestas básicas, destinadas à famílias em situação de vulnerabilidade, que sofrem com as consequências da pandemia de Covid-19.
No dia 13/09 também será divulgado um vídeo-poema produzido pelo artista Bráulio Bessa, feito exclusivamente para o aniversário do Sesc, que será veiculado nas redes sociais da Instituição e canais internos. Poeta, escritor, cordelista, declamador e palestrante, Bessa tem uma trajetória marcada pelo resgate e incentivo à cultura nacional, especialmente da região Nordeste do país, onde nasceu.
Programação catarinense
Em Santa Catarina, a Instituição realiza uma apresentação do aclamado espetáculo “Um príncipe chamado Exupéry” da Cia Mútua, de Itajaí, às 15h, pelo YouTube do Sesc-SC. A narrativa traz a história de Exupéry, um jovem e destemido aviador.
Ele e seus amigos, que juntos formam "os cavaleiros do céu”, enfrentam o mar, o céu e o ar; a noite, o deserto, as montanhas e as tempestades para cumprir seu ofício: transportar o correio aéreo. Essa vida de perigo, mistério e aventura inspira Exupéry a começar a escrever sua obra. A peça será exibida em sua versão audiovisual, especialmente adaptada para o ambiente virtual.
As Unidades do Sesc-SC também desenvolvem ações especiais nos seus espaços nesta data. O objetivo é comemorar ao lado de clientes que frequentam o Sesc e do público interessado em conhecer melhor os serviços e eventos oferecidos.
Nestes 75 anos o mundo mudou, e o Sesc acompanhou as mudanças, cresceu e evoluiu para levar mais bem-estar, qualidade de vida e felicidade para milhares de pessoas. A Instituição está sempre em busca da inovação e se reinventando para se manter presente na vida de todos. Agora é hora de celebrar e de enaltecer os verdadeiros protagonistas dessa história: os clientes, colaboradores, empresários mantenedores, parceiros, voluntários, entre tantas pessoas unidas nesta rede do bem.
+ Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma Instituição sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, ao lado do Senac, e se destaca como uma das entidades de caráter social mais atuantes em todo o país.
Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses. O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”.
Entre as suas principais atribuições estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. O Sesc Santa Catarina está presente em todas as regiões do Estado, com 33 unidades operacionais, três meios de hospedagem e sete quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários