Vídeo: Dicas para envelhecer com qualidade e autonomia


01/11/2022 - Atualizado em 03/11/2022 - 937 visualizações

Com o aumento da expectativa de vida, envelhecer de forma saudável e ativa é um dos principais desafios da população. Nesta edição, do Top Dicas Sesc,  a analista de Programação Social da Gerência de Saúde e Assistência do Sesc-SC, Cristiani Jacobus Vieira, responsável pelo Trabalho Social com Idosos da Instituição, compartilha dicas para alcançar a longevidade com autonomia e bem-estar. 

Este é o quarto episódio da temporada 2022 do Top Dicas Sesc, que está no ar em nosso canal no YouTube, com informações, recomendações, conhecimentos, sugestões e dicas compartilhadas pelos profissionais que atuam na Instituição. No total, serão 24 episódios divulgados a cada 15 dias nos canais de comunicação do Sesc, em uma realização da Diretoria de Comunicação e Marketing (DCM), com o apoio das Áreas e Unidades.

Assista ao vídeo

Oportunidades para os 60+ 

O Sesc Santa Catarina acredita na promoção do envelhecimento com oportunidades de protagonismo, numa sociedade em que as pessoas idosas sejam respeitadas e valorizadas por suas potencialidades. A Instituição é pioneira no Trabalho Social com Idosos (TSI), promovendo ações que buscam socializar o público 60+, numa perspectiva de intergeracionalidade, de educação ao longo da vida e na garantia dos seus direitos.

Com o TSI, o Sesc foi reconhecido pela Organização das Nações Unidades (ONU), como uma Instituição que cria condições de autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo a elevação de sua autoestima e resgatando seu valor social.

Nacionalmente, o TSI iniciou 1960 no Sesc São Paulo. Em 1977 iniciamos as atividades em Santa Catarina, pela Unidade Sesc Estreito, em Florianópolis.

O objetivo principal é oferecer atividades que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, seguindo quatro diretrizes nacionais: Relações Intergeracionais; Gerontologia como tema transversal; Protagonismo da pessoa idosa; e Envelhecimento ativo.

“Estamos na década do envelhecimento saudável, uma iniciativa global, que reúne os esforços governamentais, de instituições privadas e de toda a sociedade para melhorar a vida das pessoas idosas. E estamos juntos nessa”, reforça a diretora. “O Sesc está ao seu lado e da sua família, para que todos possam ter vidas longas e saudáveis, e fazer as coisas que valorizam pelo maior tempo possível”, reforça a Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista.

No Estado as principais programações são: Mundo Digital Máster, Conecta 60+, Grupo da Memória, Dança Circular e Grupo de Cantoria, entre outros grupos de interesse, que visam proporcionar espaços de integração, reflexão sobre envelhecimento, socialização e empoderamento.

Agenda 2030

O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.

Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do TSI são os números três (Saúde e bem-estar) e dez (Redução das desigualdades).

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .