O jogo contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos para o processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidades básicas e aquisição de novos conhecimentos. As brincadeiras e os jogos aparentemente simples são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança, e também é uma forma de autoexpressão.
No Sesc em Jaraguá do Sul, utilizam a Sala de Jogos de Todo Mundo e realizam em horários de contraturno, o Clube de Jogos em parceria com o Projeto Habilidades de Estudo (PHE). Essa atividade tem mostrado para alunos e professores a importância do brincar para o desenvolvimento físico e psíquico da criança. O jogo e a brincadeira são, por si só, uma situação de aprendizagem. As regras e a imaginação que são proporcionadas pelo jogo e a brincadeira favorecem na criança o surgimento de comportamentos para além dos habituais.
Nos jogos e brincadeiras, a criança age como se fosse maior do que é na realidade, e isto, inegavelmente, contribui de forma intensa e especial para o seu desenvolvimento. As turmas do professora Schana Roberta e Milena, vem aproveitando muito a Sala de Jogos de Todo Mundo.
Colaboração: Juliana Arruda Valente, Sesc em Jaraguá do Sul.
0 Comentários