
O projeto Cine Sesc, em Blumenau e região, circula também por escolas permitindo aos professores e estudantes a reflexão e apreciação de grandes obras cinematográficas. O projeto, no contexto escolar, estende seus braços atuando também como condutor de práticas pedagógicas diferenciadas e que articuladas permitem vivências múltiplas. Além das exibições de curtas e longas-metragens, são realizados debates, oficinas e exposições visuais resultantes do trabalho com os alunos através de uma prática que não só estimula o imaginário como também proporciona contextualização da arte e a fruição artística.
Em Blumenau, o projeto passou a contar com o apoio de um estagiário da área de Cultura, o acadêmico de Licenciatura em Artes Pedro Gottardi, para que possa experienciar metodologias e atravessamentos entre linguagens artísticas que contribuirão na sua formação enquanto arte educador. Para ele, “o projeto Cine Sesc na Escola, contribui no aperfeiçoamento e desenvolvimento da capacidade de lecionar e conhecer a dinâmica de uma unidade escolar, mostrando a conjuntura geral e real do sistema de ensino”.
Em agosto, o projeto chegou a Indaial e a primeira escola a receber a programação no município foi a Escola Básica Mulde Baixa. A professora Thiciana Nocetti relatou que durante este ano, a comunidade escolar está empenhada no Projeto Valores, que engloba uma gama de assuntos e fatores (sociais, culturais , econômicos, ambientais) e que o movimento cultural do Sesc na escola propôs três ricos movimentos/momentos par os alunos. “O primeiro foi a utilização didática do cinema para a construção de valores com filme 'O Menino e o Mundo', em seguida a conversação sobre a obra, que proporcionou a criticidade sobre o tema através da socialização de questionamentos e opiniões. Encerramos com a oficina de Artes, em que cada um pode compreender o cinema como uma extensão da expressão artística, através e todo o retrospecto histórico e cultural formativo e criativo observados e demonstrados na sua realização prática. Certamente essa será uma vivência eternizada nesse caminhar de aprendizagem e formação do cidadão” conta Thiciana.
Por Desiree Leslie Silveira, técnica de Cultura do Sesc em Blumenau