Em prol do livre brincar
A brincadeira corre solta no Sesc durante todo o ano, mas nestes últimos dias a programação está ainda mais especial. Isso porque participamos da 14ª Semana Mundial do Brincar (SMB), iniciativa do movimento internacional Aliança pela Infância, que acontece de 20 a 28 de maio.
Esse ano, o tema é "A natureza do Brincar", que propõe a valorização da natureza e sua inclusão no brincar livre, espontâneo e lúdico. A ideia é que a sociedade se mobilize para proporcionar às crianças acesso a espaços adequados, estimulando a interação com a natureza.
A SMB também traz à tona um debate sobre a preservação do meio ambiente ao tornar a natureza mais presente na vida das crianças. Esse contato pode ser feito por meio do brincar que é a linguagem da criança, uma maneira de investigar e criar.
Em nossas brinquedotecas, espaços de lazer e escolas, a programação especial promove a conexão com elementos naturais e espaços verdes das unidades, propiciando o contato direto com a natureza, por meio do brincar com criatividade.
"Queremos olhar para onde está a natureza no brincar. Esse brincar livre é uma maneira de se relacionar com a natureza também, e de construir uma relação de respeito com ela. Entendemos que a criança é natureza, que todos os seres humanos de todas as idades são natureza, e o brincar é como a criança convive e se relaciona com os outros também", reflete a analista de Lazer do Sesc-SC, Daliana Lecuona. "Valorizamos que a criança possa realizar sua essência de brincar livre, descobrindo o mundo, aprendendo sobre seus limites e potências, construindo valores de sustentabilidade ambiental e respeito a todas as diferenças".
Naturalizando o Brincar
O Sesc é referência em recreação. Na busca constante por proporcionar boas experiências em todas as fases da vida, a Instituição pauta seus projetos na área em vivências lúdicas e divertidas, com caráter educativo e forte valorização no resgate da cultura do brincar.
Nas escolas, a Instituição compreende a brincadeira como parte fundamental do processo de ensino-aprendizagem, que propicia às crianças o desenvolvimento de um percurso criativo e aquisição de novas experiências.
0 Comentários