Cresce número de pessoas que preferem viajar com o Sesc


25/01/2023 - Atualizado em 27/01/2023 - 1012 visualizações

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com dados de outubro de 2022, aponta um aumento no agregado especial de atividades turísticas no Brasil. Das 12 unidades da federação onde o indicador foi investigado, os números mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para Minas Gerais (32,0%), São Paulo (23,5%) e Santa Catarina (19,6%). 

O Sesc-SC reforça essa estatística com registro de crescimento no turismo emissivo, tanto em roteiros estaduais, quanto nacionais. A elevação no número de turistas que adquiriram passeios e excursões no Sesc foi de 115.75% comparado a 2021.  Embora o percentual de acréscimo tenha sido impactado pela demanda reprimida pós-pandemia, a expectativa para 2023 é de que o saldo continue positivo. 

A meta, este ano, é também qualitativa, com roteiros inovadores que contribuam para o desenvolvimento da atividade turística do estado e país, permitindo que mais pessoas possam, não só viajar, mas vivenciar experiências de viagem acolhedoras, desde o embarque, com suporte durante todo o percurso e atendimento completo no destino final.  

Fomento ao Desenvolvimento Econômico de base local 

Planejar uma viagem envolve muitos fatores que vão muito além de simplesmente comprar um pacote turístico. Escolher o destino, a empesa responsável pelo transporte, a hospedagem, o restaurante, os passeios de forma a aproveitar o tempo ao máximo, com qualidade, nem sempre é fácil.

Para oferecer às pessoas que viajam com o Sesc uma experiência completa, segura e tranquila, a instituição escolhe os melhores parceiros, valorizando fornecedores locais do trade turístico e estabelecendo parecias de valor nacionalmente. 

O Sesc tem um compromisso social enquanto instituição, de oferecer aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo opções de lazer acessíveis e ainda de valorizar os fornecedores locais, fazendo com que a renda gerada pela atividade turística circule em diferentes ramos de negócio, gerando empregos e contribuindo com o desenvolvimento de diversas regiões.

Os roteiros incluem passeios com ingressos e/ou refeições nos destinos nacionais e regionais de Santa Catarina, fomentando a economia e valorizando fornecedores locais.Um exemplo disso, é o relacionamento estabelecido com pequenos produtores do turismo regional que inclui a contratação de guias locais nativos, pequenas empresas de receptivo na Serra Catarinense, promoção de excursões para festas populares em vários destinos, visitas a pesque-pague, além da realização de passeios a centros comerciais e de venda de artigos do artesanato. 

Setor Hoteleiro 

Em Santa Catarina, o Sesc possui hotéis em três cidades: em Florianópolis, Hotel Sesc Cacupé; na região serrana, Pousada Rural Sesc Lages e na capital nacional da cerveja, Hotel Sesc Blumenau. Mas, só no ano passado, os turistas catarinenses viajaram com o Sesc para 31 cidades nos estados Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul e Sergipe. Por isso, é tão importante estabelecer uma boa rede de parceiros que ofereçam serviços de qualidade, segundo os padrões do Sesc.

Atualmente, há diversos hotéis e estabelecimentos cadastrados pelo Sesc Santa Catarina no estado e em outras regiões do país que não dispõem de meio de hospedagem da Instituição: Bento Gonçalves/RS, Campos do Jordão/SP, Caxambu/MG, Criciúma/SC, Curitiba/PR, Foz do Iguaçu/PR, Gravatal/SC, Itá/SC, Laguna/SC, São José dos Campos/SP e São Paulo/SP. 

Para isso, o Sesc está pesquisando mais destinos e parcerias por meio de um edital de cadastramento de hotéis, em todo o Brasil, para atender os grupos do Turismo Social que saem das Unidades catarinenses rumo aos destinos oferecidos nos pacoters turísticos do Sesc. Por meio de um contrato, o Sesc estabelece um tarifário-acordo para o período de 12 meses, garantindo, assim, o melhor custo benefício para os passageiros que movimentam os estabelecimentos principalmente na baixa temporada.

Roteiros do Sesc em Santa Catarina 

Anchieta, Blumenau, Bom Jardim da Serra, Botuverá, Brusque, Concórdia, Florianópolis, Gaspar, Gravatal, Itá, Joinville, Lages, Laguna, Nova trento, Nova Veneza, Pomerode, Praia grande, Rancho queimado, Rio Negrinho, São Carlos, São Joaquim, São Martinho, Tangará, Tubarão, Urupema, Urussanga e Videira.

Turismo Social

Pioneiro e protagonista em Turismo Social no país, o Sesc oferece passeios e viagens a preços acessíveis, ampliando as possibilidades de lazer do público e estimulando o desenvolvimento econômico de várias localidades. Do turismo ecológico ao turismo cultural, da paisagem rural à praia, há muitas opções a serem exploradas, e todas elas apresentam aspectos de tradições e cultura únicos.

Os diferenciais do Turismo no Sesc estão na vertente educativa das ações, na qualidade dos serviços e na preocupação com a integração e inclusão social. Dessa forma, a instituição contribui para a experiência das pessoas, gera benefícios às populações locais e valoriza a cultura e o meio ambiente. O conceito de turismo responsável, presente nas ações do Sesc, engloba o desenvolvimento sustentável e a solidariedade, tanto para aqueles que passeiam e viajam como para quem os recebe nos destinos.


Hotéis e Pousadas do Sesc no Brasil


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .