Destinos Regionais: Conheça o Caminho dos Príncipes, no Planalto Norte catarinense


14/05/2021 - Atualizado em 20/08/2021 - 3337 visualizações

Santa Catarina é dividida em 13 regiões turísticas, reconhecidas pelo Ministério do Turismo (MTur): Caminho dos Canyons; Caminho dos Príncipes; Caminhos da Fronteira; Caminhos do Alto Vale; Caminhos do Contestado; Costa Verde & Mar; Encantos do Sul; Grande Florianópolis; Grande Oeste; Serra Catarinense; Vale das Águas; Vale dos Imigrantes; e Vale Europeu. Clique aqui para acessar o Mapa do Turismo Brasileiro.

Para dar visibilidade às muitas opções de passeios no Estado, as equipes do Turismo Social Sesc-SC apresentam os principais atrativos de cada região. Com uma diversidade de paisagens e uma cultura riquíssima, nosso Estado conta com lugares lindos e ainda pouco explorados, para conhecer e viver novas experiências. São destinos próximos, em contato com a natureza, que podem ser visitados em um final de semana e não demandam um investimento alto.

Aos poucos e com todo o cuidado que o momento exige, também retomamos algumas atividades turísticas para que os clientes possam aproveitar o que nosso Estado tem de melhor, de forma segura. Confira quais são os passeios e excursões disponíveis e os pacotes de viagens promovidos pelo Turismo Social clicando aqui.

Com esses posts especiais que serão publicados periodicamente, pretendemos ajudar você a planejar a sua próxima viagem, para que possa desfrutar de cada pedacinho desse Estado maravilhoso.

Nosso primeiro destino integra a região turística "Caminho dos Príncipes", no Planalto Norte. Vamos desbravar as cidades de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, pequenos municípios que vêm investindo no turismo rural, aliando história, cultura, a belas paisagens bucólicas e variadas opções de programações. Uma ótima opção para quem aprecia o ecoturismo e os esportes de aventura.

O nome turístico da região tem origem num episódio histórico ocorrido em 1853, quando as terras do local onde se situa hoje a cidade de Joinville foram incluídas no dote de casamento do príncipe de Joinville com a princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II. A herança cultural portuguesa, no entanto, não é a que mais se sobressai no Caminho dos Príncipes. A colonização alemã predomina na maioria dos municípios, que possuem também influências dos italianos, suíços, húngaros, tchecos, ucranianos, noruegueses, poloneses e japoneses.

São Bento do Sul

Colonizada por imigrantes alemães, austríacos, tchecos e poloneses, São Bento do Sul cultiva suas tradições em diversas festas típicas e em ofícios como a marcenaria.

Clique aqui para acessar o portal de turismo municipal com mais informações.

Região rica em belezas naturais, também se destaca como destino ecoturístico. A Estrada Dona Francisca é uma atração que merece ser visitada. Entre os destaques estão os roteiros de cicloturismo em meio à Mata Atlântica; Rota das Cachoeiras (Corupá), com uma sequência de 14 quedas em menos de 3 km; e o Morro da Igreja, com um dos maiores paredões de pedra do Brasil para prática de rapel.

Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff São Bento do Sul

Seu acervo conta a história da cidade e região, através de interessantes e raras peças como armas de guerra, ferramentas, instrumentos musicais, artigos religiosos, maquinários, entre outros.

Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria São Bento do Sul

Construída em 1960, contém uma imagem de São Bento e as escadarias com painéis que retratam a via sacra pintado a mão.

Rio Negrinho

Rio Negrinho é uma cidade pequena e acolhedora, perfeita para quem procura curtir momentos de paz, tranquilidade e descanso.

Clique aqui para acessar o portal de turismo municipal com mais informações.

Cachoeiras, cavernas, matas, águas límpidas, animais nos pastos. Esses são os itens que fazem parte de um cenário que espera por aventureiros dispostos a desvendar seus encantos, com alternativas para todos os gostos e fôlegos, oferece lugares ideais para o descanso, para a prática de esportes radicais, ou uma boa pescaria.

Um dos roteiros em destaque em Rio Negrinho, é o passeio de Maria Fumaça pela Serra do Mar, realizado mensalmente em um trem do século passado que percorre o trajeto mais longo de serra no Brasil, tracionado por uma locomotiva à vapor, em 60km de pura emoção. O passeio desbrava a natureza exuberante, com a vista espetacular do Morro da Igreja, passando por cinco túneis, pontes, viadutos e acompanhando as corredeiras do Rio Hansa Humboldt. Clique aqui para mais informações.

Passeio de Maria Fumaça

Uma experiência inesquecível 

Campo Alegre

Campo Alegre é uma charmosa cidadezinha que fica em meio às campinas e aos vales do norte de Santa Catarina, ao longo da formosa e histórica estrada Dona Francisca, que foi construída durante o período imperial.

Clique aqui para acessar o portal de turismo municipal com mais informações.

Esse verdadeiro Paraíso da Serra também é o destino certo para os amantes da natureza e apreciadores de esportes de aventura. Campo Alegre surpreende com recantos naturais, montanhas e trilhas ecológicas, o cenário perfeito para a prática de esportes radicais, off-road, montanhismo, cicloturismo, voo livre e diversos atrativos de tirar o fôlego. 

Circuito das Araucárias Clique aqui para conhecer o roteiro

Um dos melhores circuitos de cicloturismo do Brasil. São 248 quilômetros de extensão para quem quer pedalar e mais 340 para quem quer caminhar. Os trechos se entrelaçam pela extensão de 4 cidades do Planalto Norte Catarinense, Campo Alegre, Corupá, Rio Negrinho e São Bento do Sul.

Conjunto de montanhas com cerca de 30 cumes, entre 1.300 a 1.580 metros. Dessas elevações é possível enxergar o mar e algumas cidades em dias de tempo bom. Para visitar é necessário reservar com antecedência.

Acolhida na Colônia: Vivencie a vida no campo

Campo Alegre conta com três propriedades da Acolhida na Colônia, que recebem hóspedes e visitantes: Refúgio Monte Olimpo, Sítio Paulo Lampert e Recanto Santa Helena. Uma oportunidade de experimentar o modo de vida de um agricultor familiar. Conviver, sentar-se à mesa para uma boa prosa, colher as verduras na horta para preparar as refeições, tirar o leite da vaca para o café da manhã, fazer trilhas na mata, descansar na rede, estar perto da natureza e degustar a culinária colonial. 

Com a colaboração de: Vanine Fetter, Analista de Programação Social Turismo Social, e Rochele Spode Mahlke, Técnica de Turismo Social Sesc São Bento do Sul e Mafra.



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .