Florianópolis, Floripa para os íntimos. A capital dos catarinenses é uma das maiores belezas brasileiras que atrai turistas de todas as faixas etárias e nacionalidades. Com praias exuberantes, dunas, lagoas e muita área verde convivem em harmonia com a infraestrutura moderna e a cultura açoriana, deixada por colonizadores portugueses. Neste sexto post da série “Destinos Regionais”, a equipe do Turismo Social Sesc-SC apresenta um roteiro para curtir Floripa no inverno, quando as águas estão geladas demais para o banho, confira nossas dicas de passeios imperdíveis para conhecer a cidade além das praias.
Nosso objetivo é ajudar você a planejar sua próxima viagem, para que possa desfrutar de cada pedacinho desse Estado maravilhoso. Aos poucos e com todo o cuidado que o momento exige, também retomamos algumas atividades turísticas para que os clientes possam aproveitar o que temos de melhor, de forma segura. Confira quais são os passeios e excursões disponíveis e os pacotes de viagens promovidos pelo Turismo Social clicando aqui.
Até o final desta série, vamos percorrer as 13 regiões turísticas, reconhecidas pelo Ministério do Turismo (MTur): Caminho dos Canyons; Caminho dos Príncipes; Caminhos da Fronteira; Caminhos do Alto Vale; Caminhos do Contestado; Costa Verde & Mar; Encantos do Sul; Grande Florianópolis; Grande Oeste; Serra Catarinense; Vale das Águas; Vale dos Imigrantes; e Vale Europeu.
Norte da Ilha
Santo Antônio de Lisboa
Foto: iStock
Santo Antônio de Lisboa é um dos bairros mais antigos de Florianópolis e ainda conserva muito da cultura açoriana através de sua arquitetura e gastronomia.
O passeio neste bairro pode ser feito a pé por suas ruas estreitas entre a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades e os casarios antigos que foram transformados em ateliês, lojas de artesanato e restaurantes. Estes locais também servem como lindos cenários para fotografias. Um dos principais atrativos de Santo Antônio de Lisboa é a gastronomia, pois é possível encontrar muitas opções de restaurantes especializados em frutos do mar, que vão desde um ambiente mais simples e familiar até restaurantes mais requintados de alto padrão. Para o passeio ficar ainda mais completo não deixe de contemplar o pôr do sol de Santo Antônio de Lisboa na praia ou em um dos restaurantes em sua orla, que com certeza é um dos mais bonitos da região.
Leste da Ilha
Barra da Lagoa e Projeto Tamar
Foto: Projeto Tamar
O bairro da Barra da Lagoa atrai muitos turistas que lotam suas ruas estreitas no verão e procuram a praia tanto pelas ótimas ondas para surf à esquerda, na praia do Moçambique, quanto pelas águas mais tranquilas à direita, próximo ao canal.
Entretanto seus atrativos não se limitam só à praia e é possível fazer um agradável passeio pelo bairro o ano inteiro. Com uma tradicional comunidade pesqueira, a partir de maio ocorre a pesca de arrasto da tainha. Aproveite uma manhã para presenciar o movimento das redes de arrasto e comprar peixe fresco ou almoçar uma tainha na brasa nos restaurantes da região. Para quem está no bairro outra ótima opção para todas as idades é a visita ao Projeto Tamar, onde é possível ver tartarugas gigantescas e entender um pouco melhor esse animal tão presente na nossa costa.
+Inf.: https://www.tamar.org.br/
Costa da Lagoa
Foto: Natália Brandalise
Clique aqui e aproveite para ver um dos nossos vídeos da série Destinos Brasileiros e conheça um pouco mais sobre esse cantinho escondido da ilha.
Sul da Ilha
Parque Municipal da Lagoa do Peri
Foto: Portal Municipal de Turismo de Florianópolis
No Sul da Ilha de Florianópolis além das lindas praias, podemos encontrar a Lagoa do Peri que é um excelente espaço de lazer para quem gosta de estar em contato com a natureza.
O parque oferece uma boa infraestrutura com banheiros, lanchonete, parque infantil e uma grande área arborizada, podendo ser visitado em qualquer época do ano. Para os mais aventureiros é possível explorar as trilhas que rodeiam a lagoa, como Caminho da Guarita, Caminho do Saquinho e Caminho da Restinga. Estas trilhas deverão ser sempre acompanhadas por um guia ou alguém que conheça bem a região.
+Inf.: https://turismo.pmf.sc.gov.br/o-que-fazer/item/parque-municipal-lagoa-do-peri
Projeto Lontra
Foto: Projeto Lontra
Outro atrativo pouco conhecido no sul da ilha, é a base do Projeto Lontra, próximo à Lagoa do Peri.
O espaço é aberto à visitação com monitoria e ocorre em horários específicos. Esse centro de estudos recebe pesquisadores do mundo inteiro que se hospedam no local e auxiliam no cuidado diário dos animais de forma voluntária. Uma oportunidade única de conhecer melhor essa espécie e todo o trabalho de preservação.
+Inf.: https://www.projetolontra.com/
Centro
Ponte Hercílio Luz e passeio de bicicleta pela Beira Mar
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom - Governo do Estado de SC
A Ponte Hercílio Luz durante muitos anos era apenas um lindo cartão postal da cidade.
Após a sua reinauguração em 2019, se tornou um atrativo onde as pessoas se divertem atravessando a pé ou de bike, principalmente nos finais de semana, quando normalmente está fechado para travessia de transportes. Outros motivos que têm atraído as pessoas na cabeceira da ponte são as feirinhas de comida e de artesanato, além do belo pôr do sol.
Para quem gosta de se exercitar um pouco, uma dica é fazer uma caminhada ou dar uma pedalada tanto na Beira Mar Norte quanto na Beira Mar Continental, que estão próximas a ponte e dispõem de ciclovias. Também é possível alugar bikes por algumas horas na Beira Mar Norte. Não deixe de conhecer este cartão postal de Florianópolis desfrutando de ótimos momentos ao ar livre!
Colaboração: Raquel Souza da Silva Scofano e Natália Brandalise, técnicas de Turismo Sesc Florianópolis
(Prainha)
Edição: Diretoria de Comunicação e Marketing Sesc-SC
+ Destinos Regionais Turismo Social Sesc-SC
Leia mais
Destinos Regionais: Conheça o Caminho dos Príncipes, no Planalto Norte catarinense.