O Caminho dos Canyons, uma das 13 regiões turísticas de Santa Catarina, está localizado no Extremo Sul do Estado e conta com 15 municípios. Os impressionantes cânions do Parque Nacional de Aparados da Serra e da Serra Geral marcam o limite entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul e dão nome a essa bela região, que se estende do litoral ao interior.
Os cânions foram formados há mais de 150 milhões de anos com a ação de vulcões, sol, chuva e dos ventos. O cânion nada mais é que o fruto da erosão de milhões de anos, uma fenda profunda e sinuosa cavada pela erosão do rio.
Procurado principalmente pelos amantes do ecoturismo, trilhas ecológicas, banhos de rio, cachoeira, o Caminho dos Canyons apresenta também roteiros que contemplam praias e lagoas. Muitos dos atrativos preservam a intocável natureza e os aspectos históricos, geológicos, geomorfológicos e culturais da região.
Para este 10º post da série Destinos Regionais, a equipe de Turismo Social do Sesc Criciúma selecionou três municípios para contar um pouco da sua história e apresentar seus principais atrativos: Araranguá, Jacinto Machado e Praia Grande.
O objetivo destes conteúdos especiais é ajudar você a planejar sua próxima viagem, para que possa desfrutar de cada pedacinho desse Estado maravilhoso.
Já passamos pelo Caminhos dos Príncipes; Costa Verde & Mar; Encantos do Sul; Grande Florianópolis; Serra Catarinense; e Vale das Águas. E ainda vamos destacar o Caminhos da Fronteira; Caminhos do Alto Vale; Caminhos do Contestado; Grande Oeste; Vale dos Imigrantes; e Vale Europeu; fechando o tour de conteúdos especiais.
Araranguá – Cidade das Avenidas
Araranguá é chamada de Cidade das Avenidas pelo seu traçado urbanístico de amplas ruas e avenidas estabelecidas no século XIX. [Foto de Enio Frassetto - Reprodução Facebook Prefeitura de Araranguá]
A cidade é cortada pelo Rio Araranguá, se divide em duas áreas distintas: o centro e suas proximidades, próximo a BR-101, com largas avenidas, comércio intenso, e o litoral, dotado de natureza privilegiada, o que faz a cidade ser conhecida por suas belezas naturais. Araranguá tem importância regional muito grande por abrigar a conhecida região do “Vale do Araranguá”. Os seus principais atrativos turísticos são:
Jacinto Machado – Capital da banana
O município está inserido na planície costeira, aos pés da Serra Geral. É o principal acesso para o interior do Canyon Fortaleza, o maior da região e um dos maiores do Brasil
Praia Grande – Capital Catarinense dos Canyons
Entre o litoral e a serra, a cidade vem se destacando como polo de ecoturismo e turismo de aventura, tendo o privilégio de ter em seu território parte importante do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral.
Com rios, cachoeiras, vales e principalmente os cânions, a cidade de Praia Grande é referência na região sendo conhecida como a Capital Catarinense dos Canyons e pelos seus famosos passeios de balão. Para além dos cânions a cidade oferece uma boa estrutura e opções de atividades desde trilhas, cavalgadas, rapel, canionismo, passeios de 4x4, quadriciclo e entre outros. Praia Grande encanta seus visitantes com uma beleza singular. Os seus principais atrativos turísticos são:
Texto: Gabriela Mariane dos Santos Carmo, técnica de Turismo e Recreação do Sesc Criciúma.
Edição: Diretoria de Comunicação e Marketing Sesc-SC
Leia mais
Destinos Regionais: Conheça o Caminho dos Príncipes, no Planalto Norte catarinense.