Destinos Regionais: Tour por Balneário Camboriú e Itajaí na Costa Verde & Mar


28/06/2021 - Atualizado em 20/08/2021 - 935 visualizações

A beleza do litoral norte catarinense deslumbra quem visita a região turística conhecida como Costa Verde & Mar. Além das praias, onde a cor verde-esmeralda da água predomina, há muito o que fazer por lá. Neste quinto post da série “Destinos Regionais”, a equipe do Turismo Social Sesc-SC apresenta um roteiro para curtir Balneário Camboriú com a família e lugares para conhecer a riqueza histórica, cultural e gastronômica de Itajaí.

Nosso objetivo é ajudar você a planejar sua próxima viagem, para que possa desfrutar de cada pedacinho desse Estado maravilhoso. Aos poucos e com todo o cuidado que o momento exige, também retomamos algumas atividades turísticas para que os clientes possam aproveitar o que temos de melhor, de forma segura. Confira quais são os passeios e excursões disponíveis e os pacotes de viagens promovidos pelo Turismo Social clicando aqui.

Até o final desta série, vamos percorrer as 13 regiões turísticas, reconhecidas pelo Ministério do Turismo (MTur): Caminho dos Canyons; Caminho dos Príncipes; Caminhos da Fronteira; Caminhos do Alto Vale; Caminhos do Contestado; Costa Verde & Mar; Encantos do Sul; Grande Florianópolis; Grande Oeste; Serra Catarinense; Vale das Águas; Vale dos Imigrantes; e Vale Europeu.

Balneário Camboriú

Foto: Passarela Estaiada da Barra Manoel Fermino da Rocha (www.secturbc.com.br). 

Texto: Danilo Rafael Vieira (Técnico de Turismo Sesc Balneário Camboriú)

Conhecida pelas belas praias, gastronomia diversificada e uma intensa vida noturna à beira-mar, a movimentada cidade de Balneário Camboriú oferece também ótimas atividades para curtir em família. Com experiências que permitem viajar pela história do Cinema, contemplar Carros antigos, apreciar Arte Urbana ou fazer um mergulho cultural pelos rios e oceanos.

Apresentamos um roteiro que contempla um dia repleto de cultura e diversão em Balneário Camboriú, e que pode ser feito pela unidade Sesc local.

Nesta proposta começamos o dia com um walking tour pelo bairro da Barra que é considerado o berço da cidade, contemplando a história e cultura local com o olhar dos artistas urbanos do Projeto Open Street Gallery, uma galeria de arte urbana a céu aberto que busca resgatar e valorizar a história local por meio da arte de rua. São muros, fachadas e becos que ilustram a história, cultura e mitos do lugar que deixou de ser uma vila de pescadores e se transformou numa cidade dos arranha-céus com ar de cosmopolita.

Logo após, vamos ao Classic Car Show - Museu de Carros Antigos, para uma viagem ao passado. Nele você vai encontrar carros e motocicletas raras e exclusivas. Rolls-Royce, Cadillac, Mustang, Jaguar, Ferrari, Mustang, Buick, BMW e muito mais. Uma experiência, no mínimo, inusitada e divertida te aguarda neste local. O roteiro contempla, ainda, uma visita ao Oceanic Aquarium, onde encontramos diversão e conhecimento num só lugar. O Aquário possui 25 recintos divididos entre água doce e salgada e mais de 130 espécies de todo o mundo para apreciação de seus visitantes. Tubarões, Cavalo-marinho, Polvo, Peixe Palhaço, Pinguins, Jacarés, Lontras, Sucuri, Raias e diversos outros.

E, por fim, uma visita ao Museu da Imagem e do Som de Balneário Camboriú. Localizado bem pertinho da unidade Sesc, o MIS BC abriga um variado acervo de equipamentos de som e imagem, além de uma notável coleção audiovisual, de equipamentos de comunicação e importantes documentos históricos.

Projeto Open Street Gallery Crédito: Facebook @openstreetgallery 

Classic Car Show Crédito: classiccarshow.com.br

Itajaí

Fonte de pesquisa e imagens:
Secretaria Municipal de Turismo e Eventos: www.visite.itajai.sc.gov.br
Prefeitura Municipal: itajai.sc.gov.br

Texto: Thaisa Maria Cristofolini (Técnica de Turismo Sesc Itajaí)

Localizada no litoral norte do Estado de Santa Catarina, no encontro do rio Itajaí-Açu com o mar, a Itajaí integra um eixo de ligação com algumas das principais rodovias e aeroportos do Brasil. Colonizada por portugueses no século 18 e alemães e italianos no século 19, a cidade tem desde os seus primórdios uma forte ligação com a navegação. Hoje o município abriga um dos maiores complexos portuários do país.

Itajaí é uma cidade de infinitas belezas naturais com suas belas praias cercadas por morros cobertos pela exuberante vegetação subtropical da Mata Atlântica, são elas: Molhes, Atalaia, Geremias (com o mirante do Bico do Papagaio), Cabeçudas, Morcego, Solidão e Praia Brava.

Além disso, Itajaí conta com esplêndidas paisagens também no meio rural, que possui inclusive uma vinícola de rótulos premiados e rotas para cicloturismo.

Para quem quiser aproveitar uma vista panorâmica da cidade, no alto do Morro da Cruz é possível ver um dos mais belos cenários da região: o encontro do Rio Itajaí-Açu com o mar, bem como a entrada de navios cargueiros e cruzeiros turísticos. O local conta com uma construção em forma de castelo com restaurante para atendimento a eventos.

Outra opção com uma vista privilegiada da cidade encontra-se no Parque Natural Municipal do Atalaia, com um amplo espaço natural, o parque oferece recreação ao ar livre. Para os aventureiros é possível praticar o voo livre, experimentar a sensação de liberdade, apreciar a nossa natureza e ver a cidade de um ângulo realmente especial e inesquecível.

Com mais de 220 mil habitantes, Itajaí é também um local de riquezas históricas, culturais e tradicionais, isso devido ao seu considerável patrimônio histórico-cultural, bagagem de sua colonização e tão apreciada e conservada até os dias de hoje.

Além de ser um ambiente muito agradável para caminhar, com uma linda vista da foz do rio, além do porto, praias e um lindo nascer do sol que é magnifico. 

Praia tranquila de mediana extensão, é conhecida como uma das melhores para a prática de surf, por conta de suas ondas regulares a maior parte do ano. 

Roteiro proposto pelo Turismo Social Sesc para um dia de tour a pé, para conhecer a riqueza histórica, cultural e gastronômica de Itajaí. Em um percurso de 2 km com algumas paradas, apreciaremos suas lindas igrejas, seus casarões antigos do início do século XIX, palácio e monumentos espalhados pelas praças e esquinas da cidade. Finalizando o passeio desfrutando da culinária típica a base de frutos do mar.

O tour tem início pela Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, já que Itajaí teve, como muitas outras cidades brasileiras, sua formação em torno de uma Igreja. O início da construção na década de 1940 da nova Igreja foi finalizada em 1955. Esses anos foram de muita prosperidade econômica e desenvolvimento para Itajaí. A nova Matriz representava muito mais que somente a fé do povo. Ela representava uma cidade moderna e urbanizada e todos os aspectos da sua construção foram assim direcionados para que pudessem transparecer esses atributos. Nela e em sua praça, são realizados muitos casamentos e eventos, como o Natal Encanto e apresentações, principalmente de corais.

Dali, partimos para o Museu Histórico de Itajaí, localizado no Palácio Marcos Konder, construído em 1925 com arquitetura eclética, que encanta pela beleza da construção. Foi o primeiro prédio público de Itajaí a abrigar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Nesta sede desde 1982, é responsável por um acervo de mais de 16.000 peças, as quais representam a história de Itajaí e região desde o período colonial. Suas exposições temáticas (de curta e longa duração) dão destaque para objetos de uso cotidiano, tecnologia, armaria, mobiliário de época, ferramentas, maquetes, obras de arte e de arte sacra.

O local recebeu restauro completo e reabriu em 2016 adaptado para um tempo de inovação e muita tecnologia, sem esquecer a função histórica. A visita pode ou não ser linear e as salas temáticas do Museu apresentam visões inusitadas sobre temas distintos: dos primórdios da ocupação humana no Vale do Itajaí às inovações do século XX. Nas salas é possível conhecer aspectos sobre a imigração, a religiosidade, a arquitetura e o espaço marítimo, por exemplo.

Logo ao lado do museu, encontra-se a Casa da Cultura Dide Brandão que foi inaugurada inicialmente em 1913 como o imóvel do Grupo Escolar Victor Meirelles, cujo prédio, dividido em “Secção Masculina” e “Secção Feminina” teve sede até 1981. Em 1982 tornou-se a Casa da Cultura Dide Brandão e nasceu com o objetivo de elevar o nível intelectual da comunidade, através do ensino de diversas linguagens artístico-culturais, por meio de cursos, oficinas e espetáculos no seu tradicional teatro. A partir de 2007, além da parte cultural, o local passou a abrigar também o Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues, oferecendo cursos de dança, música, artes cênicas e plásticas, consolidando Itajaí como Porto da Música.

Seguimos o passeio pela Rua Hercílio Luz, tradicional rua do comércio de Itajaí, contemplaremos a Casa Malburg, construída em frente ao rio Itajaí-Açu, sua construção foi finalizada em 1915. Além da moradia da família, havia o comércio onde se vendia desde azeite e vinho do Porto até tecidos e porcelanas. No ano de 1986, sofreu um incêndio que destruiu parcialmente sua estrutura. A partir de 1990, com um movimento em prol do casarão, a Receita Federal restaurou a edificação e ali passou a funcionar a Delegacia da Receita Federal. A mansão chama atenção por sua arquitetura esplendorosa, além disso o edifício apresenta janelas guarnecidas por duas folhas de abrir para dentro no estilo francês.

No Marco Zero de Itajaí, anexo à praça Vidal Ramos, conhecemos o monumento que simboliza o local onde ocorreu o início da cidade, que fica bem em frente ao Píer Turístico de Itajaí. Do outro lado da praça, visitamos a Igreja Nossa Senhora da Conceição, a Igrejinha Velha como é carinhosamente conhecida, é a mais significativa edificação arquitetônica do município, por seu valor histórico. Inaugurada em 1834 leva o nome da padroeira do município.

Interditada em 2013, após o desabamento do teto, a reforma e revitalização do local foi concluída e entregue à comunidade em 2018. Características originais como a cor e detalhes internos foram preservadas, trazendo um resgate de parte da história de Itajaí. Lá é possível apreciar várias obras do artista plástico local Dide Brandão, como painéis e pinturas de arte sacra. No seu interior, há vários crucifixos e diversas imagens esculpidas em madeira do século 19.

Partindo pela rua Lauro Müller, uma das mais antigas de Itajaí, passamos por antigos casarões, que possuem grande importância histórica para a cidade. O primeiro deles, a Casa Burghardt construída em 1902, tem estilo eclético de influência germânica. Destaca-se pelos quatro frontões, onde cada pavimento é tratado de forma diferenciada e arrematam as extremidades das áreas do sótão, receberam um esmerado tratamento de curvas e ornatos próprios do barroco alemão. Atualmente no local funciona a Fundação Cultural de Itajaí e uma Galeria de Artes aberta ao público.

Em seguida vamos até a Casa Konder, que data de 1898. Ao longo da sua existência, a edificação teve muitos usos. Foi construída com o objetivo de tornar-se a segunda residência de Marcos Konder, o patriarca da família Konder, desde então a casa passou a abrigar personagens políticos das esferas municipais, estaduais e federais. A algumas décadas a casa foi adquirida pela Caixa Econômica Federal e restaurada em 1980. A edificação compõe um conjunto arquitetônico eclético, ligado a atividade portuária que ali se desenvolveu e apresentam características de influência alemã e italiana.

Por último passamos pela Casa Lins, instituída em 1976 como a Fundação Genésio Miranda Lins, é a primeira instituição pública de Itajaí voltada aos fins culturais. Em 2001 foi instalado no prédio o Arquivo Público de Itajaí, composto pela Biblioteca de Apoio, Hemeroteca, Acervo Iconográfico e pela documentação pública de caráter permanente do Município, contando, ainda, com setores de Conservação e Restauro, Laboratórios de História Oral e Editoração e Educação Patrimonial.

Seguimos para o Mercado Público de Itajaí, antiga reivindicação de comerciantes, agricultores e pescadores itajaienses, o Mercado Público começou a ser projetado em 1916, com sua arquitetura eclética e imponente, marcada pela influência dos imigrantes de origem germânica. Inaugurado em 1º de Janeiro de 1917, destinou-se à venda a varejo de gêneros secos e molhados. Em 1936, após um incêndio, foi modificado externamente, demolindo-se os frontões e adaptando-se sua arquitetura ao art-déco, então em voga.

Hoje, espaço de tradições populares, lugar comum onde convergem as tradições e os festejos populares como o Carnaval e Festivais de Música. Lugar ideal para encontrar o artesanato da região, além de petiscos e pratos típicos para serem saboreados no pátio interno do mercado.

Localizado ao lado do Mercado Público de Itajaí encontra-se o Mercado do Peixe, que tem como principal atração a venda do pescado fresco direto ao consumidor. Nesse local também é possível encontrar lojas de produtos naturais, ervas, floricultura e restaurantes.

Itajaí é responsável por 55% do mercado nacional de pesca: o maior porto pesqueiro do Brasil e Capital Nacional da Pesca, vale a pena experimentar pratos com base em frutos do mar. 
O almoço no local oferece opções de refeições nos restaurantes que atendem à La Carte ou à Feitio. 

O passeio pode ser estendido até a Baía Afonso Wippel - Beira Rio, popularmente conhecida como Saco da Fazenda, é local de caminhada, navegação, ciclismo e atividades náuticas. É possível avistar as capivaras que habitam as margens do rio Itajaí-Açu, os mamíferos são presença frequente e convivem de forma harmônica com todos. A Baía é contornada por um calçadão e uma ciclovia que dão visão panorâmica dos barcos de pesca artesanais, veleiros, e embarcações de luxo que ficam fundeadas na Marina Itajaí.

Sem sombra de dúvidas, é uma cidade que oferece experiências únicas em lugares incríveis.

Colaboração:
Danilo Rafael Vieira, Técnico de Turismo Sesc Balneário Camboriú
Thaisa Maria Cristofolini, Técnica de Turismo Sesc Itajaí

Edição: Diretoria de Comunicação e Marketing Sesc-SC

+ Destinos Regionais Turismo Social Sesc-SC



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .