Dia do Desafio celebra 30 anos de incentivo à prática de atividade física no dia 29/05

O evento acontece tradicionalmente na última quarta-feira do mês de maio (29/05) e novamente vai movimentar as unidades Sesc-SC com programações especiais.


24/05/2024 - Atualizado em 24/05/2024 - 1086 visualizações

Se joga no desafio

Em 2024, o Dia do Desafio chega a sua 30ª edição no dia 29 de maio, com a participação de mais de 3.500 organizações públicas e privadas em 14 países. O propósito principal é estimular a adoção de um estilo de vida mais ativo, por meio da prática regular de atividades físico-esportivas.

O evento foi criado pela TAFISA (The Association For International Sport for All), sob coordenação do Sesc São Paulo no Continente Americano, com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association), da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do Governo Federal por meio do Ministério do Esporte. A campanha acontece desde 1995, na última quarta-feira do mês de maio, promovendo uma série de oportunidades para prática esportiva para o dia e além dele, tornando-se presente na rotina das pessoas por todo o ano. Em 2018, o Dia Nacional do Desafio também foi instituído no calendário federal por meio da Lei nº 13.465/2018. 

Com o tema “Se Joga no Desafio”, o Dia do Desafio 2024 está divido em três eixos: Movimento Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde, Promoção dos conceitos de Atividade Física Recreativa e Utilitária e Modais de Locomoção (caminhar, correr e pedalar). Dessa forma, a campanha reforça seu empenho em possibilitar a experimentação de diferentes práticas físico-esportiva e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.

Nesta ano, o formato sem a tradicional competição amistosa entre as cidades será mantido, contudo, os municípios poderão se inscrever para contabilizar participação no evento. A inscrição de instituições, empresas, prefeituras é realizada através do site  https://www.diadodesafio.org.br

Programação Sesc-SC

Em Santa Catarina, o Sesc celebra o Dia do Desafio em suas Unidades em todas as regiões do estado, oferecendo uma programação diversificada com atividades especialmente planejadas para todas as faixas etárias. Durante todo o dia, os participantes podem se envolver em uma variedade de desafios nas 35 Academias, participar de aulas especiais de ginástica, realizar ginástica laboral, desfrutar de caminhadas orientadas, engajar-se em jogos cooperativos, participar de gincanas e mini torneios esportivos e muito mais.

Algumas Unidades também promovem o Desafio da Quilometragem, disponibilizando esteira, bicicleta ergométrica, remo ou escadas, para que os clientes possam realizar seus exercícios cardiovasculares e registrar a distância percorrida. Ao final do dia, é feito o levantamento para determinar quantos quilômetros foram acumulados. Por exemplo, o Sesc Balneário Camboriú convida os participantes a remar 750 km da Praia Central até a Ilha das Cabras, sem sair de suas instalações, e ao término do evento contabiliza quantas "viagens" foram concluídas com sucesso!

Como tudo começou

O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas. Estava criada a essência do #Dia do Desafio.

Em 1990, a TAFISA The Association For International Sport for All assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos. Em 1995, foi a vez do Sesc São Paulo passar a coordenar as atividades da campanha no Brasil, anos depois, na América Latina e, posteriormente em todo o continente americano. O evento também conta com o apoio da ISCA –International Sport and Culture Association e UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

O que o prefeito Clifford e seus munícipes não poderiam imaginar é que, ainda hoje, mais de 35 anos depois, o #DiaDoDesafio incentivaria milhões de pessoas para uma vida mais ativa.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .