Dicas de atividades divertidas, embasadas nas ações de recreação do Sesc-SC


28/03/2020 - Atualizado em 22/11/2021 - 1733 visualizações

Brincar na rua nem sempre é possível em períodos de isolamento social, mas isso não impede que a criatividade e a vontade de conhecer brincadeiras diferentes estejam presentes nos pequenos.

Para ajudar as famílias a entreter os seus filhos com qualidade, durante a quarentena, a nossa equipe de Lazer apresenta algumas dicas de atividades a serem realizadas com os pequenos a fim de entretê-los e diverti-los.

As sugestões seguem a metodologia das ações de recreação da Instituição, com atividades diretamente relacionadas aos Conteúdos Culturais de Lazer, propostos pelo teórico Joffre Dumazedier. Confira as dicas e inspire-se! 

1 - Conteúdo físico-esportivo: Pular elástico

Pular elástico é uma excelente opção de atividade que pode ser realizada em casa e apresenta diferentes formas de evolução a fim de desenvolver a motricidade global da criança. Aos pequenos que são filho único, existe a opção de amarrar o elástico nos pés de duas cadeiras e a diversão é garantida.

2 - Conteúdo manual: Jogo Cinco Marias

Esta proposta incentiva a criatividade por meio da expressão das capacidades manuais das crianças. Como sugestão apresenta-se a confecção do jogo Cinco Marias, o qual é característico de várias culturas e desenvolve a motricidade fina dos participantes tanto no momento de sua criação, quanto de sua prática.

3 - Conteúdo intelectual: Jogo STOP

O tradicional jogo STOP é uma excelente opção de brincadeira para desenvolver o intelectual das crianças, por trabalhar com ampliação do repertório de palavras e agilidade de pensamento. Além de ser uma brincadeira a qual possibilita a participação mínima de duas pessoas.

4 - Conteúdo social: Brincadeira Energia

Como alternativa a este conteúdo do lazer, sugere-se a realização de uma brincadeira chamada “Energia”, na qual podem participar os membros da família. 

Como brincar: Todos em roda, um dos participantes inicia dando um dos possíveis comandos abaixo. O sentido da roda se mantém de acordo com o lado que se optou por iniciar e muda quando alguém utiliza o comando “Huia” e ou aponta para outro participante e diz o comando "Dance", pois nesse caso segue de quem dançou. Atividade lembra UNO, contudo são comandos vocais, não por meio de cartas.

Comandos:

Rá: passa para o próximo ao lado;
Tin: pula a vez do colega ao lado;
Huia: volta o sentido da roda;
Dance: ao receber o comando, deve-se fazer uma dancinha;
Todos loucos: todos devem mudar de lugar.

5 - Conteúdo artístico: Brincadeira de encenação teatral

Infância e artes estão intimamente relacionadas, por isso, incentivar a criatividade dos pequenos por meio de brincadeiras de encenação teatral são sempre uma boa pedida. Extrapolar nos figurinos e construção de cenários em casa é mais uma alternativa para dar mais corpo à brincadeira.


6 - Conteúdo virtual: CaçaZap

Atualmente é inegável a presença das tecnologias no universo infantil. Com isso, sugere-se que esta seja utilizada com o ideal de divertir e entreter não apenas os pequenos, mas os demais membros da família. Nesse sentido, como possibilidade de brincadeira apresenta-se o CaçaZap, um caça ao tesouro utilizando o aplicativo de celular WhatsApp para repassar as pistas. Nessa brincadeira, previamente deverão ser escondidas as pistas com charadas para que possam ser decifradas e encaminhadas as novas pistas por WhatsApp.

Outra alternativa para o entretenimento dos pequenos é a apresentação de filmes e documentários com conteúdos positivos para a infância. Uma sugestão é o documentário “Território do Brincar” (clique aqui para assistir ao trailer), que apresenta a infância e a brincadeiras de acordo com as diversas realidades brasileiras. Além dessas alternativas de entretenimento infantil, ensinar e conscientizar sobre as necessidades de higienização pessoal e o cuidado com os brinquedos também pode fazer parte da brincadeira.


Gostaram das dicas?

Esperamos que elas tragam muitos momentos de diversão em família!


Colaboração: Daliana Lecuona, analista de Programação Social - Lazer, Sesc-SC, Departamento Regional

Edição: Assessoria de Comunicação e Marketing Sesc-SC


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .