Brinquedoteca Sesc
O Sesc Santa Catarina conta com 11 Brinquedotecas no estado, espaços reconhecidos e dedicados a atividades lúdicas e recreativas de alta qualidade. Elas contam com um acervo específico, para estimular as crianças e trazer diferentes oportunidades: brinquedos cognitivos, brinquedos de movimento, brinquedos de criatividade e brinquedos afetivos. Os pequenos participantes são incentivados a explorar livre brincar, enquanto também desfrutam de dinâmicas facilitadas pelos mediadores presentes, garantindo o desenvolvimento saudável e seguro.
"As nossas Brinquedotecas são um lugar de desfrute da espontaneidade, que valoriza o ato lúdico por meio das brincadeiras e brinquedos da cultura popular, aprofundando um olhar educativo que privilegia o convívio de crianças, jovens e adultos, valorizando e estimulando as potencialidades de cada um", explica Daliana Lecuona, analista de Porgramação Social do Sesc-SC, reaponsável pelas ações de Recreação.
Para diversificar os conteúdos, a programação sistematizada oferecida aos alunos inscritos é planejada dentro de temas mensais, oportunizando um maior leque de brincadeiras com desenvolvimento de diferentes habilidades.
Neste ano serão trabalharemos os temas:
"Brincadeiras de Aventura", "No ritmo da brincadeira - Semana Mundial do Brincar"; "Festejos Juninos"; "Olimpíadas e Paraolimíadas"; "O planeta terra é uma bola que rebola no céu"; "Mês da Criança" e "O imaginário da infância: fadas, gnomos, duendes e poções". Além disso, as Unidades terão a liberdade de explorar temas adicionais ao longo do ano, conforme sugerido pelas próprias crianças participantes das atividades, de acordo com seus interesses.
Onde estão situadas as Brinquedotecas Sesc-SC:
Brinquedoteca Hotel Sesc Cacupé
Joinville, Palhoça, Prainha, Jaraguá do Sul, Itajaí, Criciúma, Concórdia e Chapecó. E também nos meios de hospedagem: Hotel Sesc Blumenau, Cacupé (Florianópolis) e Pousada Rural Sesc Lages.
As atividades são organizadas em turnos de 1 hora, conforme a programação de cada Unidade. Nos Hotéis Sesc-SC, as Brinquedotecas são abertas aos hóspedes e visitantes.
Março foi o mês das "Brincadeiras de Aventura"
Após um levantamento realizado pelo grupo técnico das unidades Sesc-SC, ficou evidente o desejo de proporcionar experiências diversas que estimulassem ações de aventura, desde esportes até contações de histórias e oficinas criativas. Em um ambiente seguro e supervisionado, atividades dessa natureza colaboram muito para o desenvolvimento infantil.
Ao explorar o tema "Brincadeiras de Aventura", as crianças são encorajadas a correr, pular e escalar, proporcionando o desenvolvimento de habilidades que podem ser aplicadas em suas vidas diárias. Essa abordagem não só fortalece aspectos motores, mas também promove o autoconhecimento e o respeito ao próximo, oferecendo aprendizados valiosos.
"Brincadeiras de aventura oferecem ferramentas para o aprimoramento da autorregulação, da compreensão de limites, da coletivodade, da confiança, do real local dos medos, do respeito, pois auxilia no entendimento de que cada um tem um nível diferente de habilidades e de confiaça para aventurar-se, dentre tantas outras habilidades", ressalta Daliana.
Experiência do Sesc Joinville
No Sesc Joinville ao longo do mês foram oferecidas adaptações de esportes de aventura indoor e outdoor, incluindo slackline, escalada vertical, rapel, parkour, entre outros. Assim, cada criança teve a oportunidade de explorar seus limites, desenvolver confiança e descobrir o prazer de se aventurar.
Na perspectiva de Arthur Gabriel da Maia Garcia, assistente de atividades de Recreação da Unidade de Joinville, a importância de trabalhar esportes e brincadeiras de aventura na infância vai além do entretenimento. Para ele, é um resgate das conexões mais profundas do ser humano com seus instintos primordiais, um contato com a natureza e uma experiência de riscos que remetem às sensações vividas pelos antepassados.
"Acredito que se não possibilitarmos essas vivências na infância, as crianças podem nunca ter o contato com estas atividades que ajudam a desenvolver tanto habilidades físicas quanto psíquicas importantes para um convívio saudável em sociedade", salienta Arthur.
A técnica de Recreação da Unidade, Anastácia Ramos Lopes, compartilha a mesma visão, enfatizando os benefícios das brincadeiras de aventura, especialmente aquelas pautadas em esportes de risco.
"Proporcionar essas experiências possibilita muitos benefícios para os praticantes, como autonomia e independência nas tomadas de decisões. As recompensas de permitir que as crianças se autorregulem e gerenciem os próximos passos em suas aventuras ajudam a construir a resiliência necessária para lidar com desafios no futuro", explica.
Em resumo, nas Brinquedotecas do Sesc, a aventura não é apenas uma atividade de lazer, mas sim uma ferramenta poderosa para o crescimento e desenvolvimento integral das crianças, preparando-as para os desafios que encontrarão ao longo de suas vidas.
Recreação no Sesc
A Recreação no Sesc é um campo de atuação que objetiva oferecer atividades lúdicas para crianças, jovens, adultos e idosos em todas suas frentes de entrega seja nas Unidades Operacionais ou nos Hotéis. Por meio da mediação e do favorecimento de espaços qualificados e seguros, a área busca promover momentos entre famílias na criação de memórias afetivas através da brincadeira.
Por se tratar de uma área que atende a públicos com diferentes perfis e que trabalha na oferta de entretenimento buscando estar de acordo com o interesse das pessoas, faz-se necessário uma constante atualização da forma de trabalho e das ferramentas disponíveis para seguir acompanhando e ofertando aquilo que se espera vivenciar nos momentos de lazer recreativo, por parte dos clientes.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, se destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
1 Comentários
Andreia Patrícia Da Maia
12/04/2024 Parabénssss a todos envolvidos! Um trabalho lindo mesmo. Parabéns especial a Arthur Gabriel .Publicado à 32 semanas