Exercício Físico: uma importante ferramenta para o controle da ansiedade


13/04/2020 - Atualizado em 15/04/2020 - 887 visualizações

No momento atual, com o enfrentamento a nível mundial da pandemia do Coronavírus (Covid-19) é importante, além de estarmos atentos aos aspectos físicos e biológicos relacionados a esta doença, também fazermos uma análise minuciosa de outros pontos relevantes voltados para a saúde mental e emocional.

A fragilidade cerceada pelo medo, e potencializada em momentos como estes, contribui para o desenvolvimento de ansiedade e insegurança. A ansiedade é uma emoção normal ao ser humano, e surge comumente ao enfrentarmos situações estressantes. Ela está relacionada a sentimentos como angústia, aflição, medo, preocupação exagerada e insegurança.

A palavra "ansiedade" tem origem no latim anxietas, que significa “angústia", de anxius que significa “perturbado", "pouco à vontade”, e de anguere: “apertar", "sufocar”.

São muitos os efeitos que a ansiedade causa ao corpo e a mente. Pessoas que sofrem de ansiedade têm, por exemplo, dificuldade de adormecer e é comum desenvolverem tensão muscular, o que pode resultar em dores de cabeça, dores na nuca e ombros enrijecidos.

A prática de exercício físico é considerada a forma mais comum de tratar a ansiedade. Segundo estudo realizado por pesquisadores da Southern Methodist University, nos Estados Unidos, pessoas com um quadro clínico de ansiedade podem ter os sintomas amenizados com atividade física de intensidade moderada (150 minutos por semana). Batista & Oliveira (2015) também observaram em sua pesquisa que a prática de exercícios físicos constitui importante via terapêutica no tratamento da ansiedade e depressão.

A Ioga, ou Yoga, é um sistema de práticas, exercícios, filosofias e condutas éticas desenvolvido na Índia. O objetivo é a integração do ser, atingindo o equilíbrio entre corpo e mente. Seus exercícios trabalham músculos, articulações, órgãos internos, respeitando o ritmo de cada aluno. Muito mais do que um exercício, a Ioga é também um método de autoconhecimento.

Para ajudar nossos alunos a controlarem melhor a ansiedade neste período de quarentena, a instrutora Renata Cavalcanti do Sesc Prainha (Florianópolis) preparou uma aula de Ioga com este foco. Confira abaixo.


 


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .