Festas Juninas do Sesc/SC valorizam a cultura caipira e garantem a diversão


29/05/2019 - Atualizado em 03/06/2019 - 890 visualizações

A diversão está garantida nas alegres e coloridas Festas Juninas do Sesc Santa Catarina. Nos dias 8 e 9 de junho, 24 Unidades da Instituição realizam o tradicional Arraial, com diversas atrações para toda a família. Tem muita música, danças, apresentações artísticas e de alunos da Instituição, comidas, brinquedos recreativos e brincadeiras típicas.

O evento valoriza o folclore brasileiro, preservando a cultura e as tradições caipiras, através de uma programação especial de lazer, com atividades para todas as idades. Estão todos convidados a vestir traje caipira participar das festividades.

O evento acontece em Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis Estreito e Prainha, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Palhoça, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Joaquim, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão, Urubici e Xanxerê. Em Caçador o Arraial acontece no dia 16/06; em Concórdia no dia 29/06; em Curitibanos no dia 23/06, em São João Batista no dia 30/06 e no Hotel Sesc Cacupé, no dia 06/07.

A programação em cada cidade, com data, horário e local, pode ser consultada no site https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/festa-junina

Prepare o chapéu, arrume as trancinhas e venha prestigiar o Arraial do Sesc.

Mas de onde veio esta tradição?

As festas são, na sua essência, multiculturais. A música e os instrumentos usados (cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco etc.) estão na base da música popular e folclórica portuguesa.

As roupas caipiras ou saloias são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitíssimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir caipira tanto no Brasil como em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais tiveram o seu início em Portugal, junto com as novidades que, na época dos descobrimentos, os portugueses trouxeram da Ásia, como enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora, por exemplo.

E para entrar no clima, compartilhamos abaixo uma receita de Canjica de Amendoim, elaborada pela equipe Sesc/SC da área de Saúde / Nutrição. Um prato delicioso e típico deste período!

Canjica de Amendoim


300g de Milho para canjica branco
400g de Leite condensado
1 litro de Leite
4 Unidades de Cravo da Índia
1 Unidade de Canela em pau
200g de Amendoim torrado, sem pele e sem sal
Amendoim triturado para salpicar (à gosto)

MODO DE PREPARO

De véspera, deixe o milho de molho em água fria. No dia, leve o milho ao fogo na panela de pressão com dois litros de água fria e deixe cozinhar por 1 hora. Depois de cozido, junte o leite condensado, o leite, os cravos-da-índia e a casca de canela e deixe ferver em fogo baixo por mais 10 minutos ou até encorpar. - Retire um pouco do caldo e bata no liquidificador com o amendoim torrado. Bata grosseiramente para que ainda fiquem pedaços de amendoim no caldo. Retorne o caldo para a canjica e deixe ferver para apurar. Distribua nos potinhos e salpique amendoim triturado..



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .