“I promise that I am going to communicate only in English during the immersion, in every proposed activity. I promise to support my colleagues in their difficulties, the same way I expect to be supported if I need any help”.
“Eu prometo que vou me comunicar apenas em inglês durante todo o período da programação da imersão. Prometo apoiar os colegas que tenham mais dificuldade do que eu, assim como espero ter o apoio quando precisar de alguma ajuda”.
A promessa feita pelos 101 participantes na abertura da Imersão de Inglês do Sesc, no dia 20 de junho, foi mantida durante os quatro dias de programação no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, no feriadão de Corpus Christi. A terceira edição oportunizou uma experiência incrível de aprendizado de inglês e lazer em companhia de profissionais especializados e uma equipe qualificada.
Vindos de diversas cidades catarinenses e também dos estados de São Paulo e Minas Gerais, os presentes vivenciaram toda a programação usando a língua estrangeira e puderam aprimorar a conversação e fluência. Foram realizados oito workshops: “Cooking Experience” – mão na massa e cabeça no inglês, para preparar e degustar uma deliciosa receita inglesa/americana; “Kahoot”, um super game para testar conhecimentos, de forma rápida, interativa e envolvente; “Screenwriter”, em que os participantes foram protagonistas dos seus próprios roteiros; “Stop”, divertido teste de conhecimentos gerais e vocabulário no menor tempo possível; “Jogos Online”, com música, interatividade e conhecimento; “Eco Experience”, oficina de educação ambiental para colocar em prática a sustentabilidade do planeta; “Escape Room”, uma aventura dentro de um ônibus, com enigmas, segredos e tempo escasso; e “Garage Sale”, para praticar o desapego e negociar objetos pessoais que estavam no fundo do armário. As confraternizações temáticas garantiram a descontração do grupo. Caracterizados, todos curtiram a “Halloween Party”, a “Band Party”, e o “Woodstock Festival”.
Primeira vez em Florianópolis
De Santo André, São Paulo, o participante Robson Oliveira uniu o útil ao agradável. “Já tinha vontade de conhecer Florianópolis, eu gosto do Sesc, e precisava colocar o meu inglês em prática. Quando fiquei sabendo deste evento, pelas redes sociais, vi que era uma oportunidade imperdível, de juntar tudo isso em um feriado”, conta o participante. “Até com os meus colegas de quarto, conversamos só em inglês, mesmo nas atividades básicas”. Ele já fez vários tipos de aula, presencial, online e há três anos viajou para o exterior. “Fiquei um mês fora, e voltei falando melhor, mas como não pratiquei mais, acabei ficando 'enferrujado'. É muito bom ter com quem conversar, encontrar pessoas que têm o mesmo objetivo que você, que querem colocar o inglês em prática”, conta.
O Sesc faz parte da vida
A aposentada Maria Vicentina Gomes Valente mora em Florianópolis e participou da Imersão no ano passado, por curiosidade. Gostou tanto que resolveu voltar neste ano. “São momentos que você se desprende, se travar alguma palavra, sempre tem alguém disposto a te ajudar. O meu inglês é mais técnico, faltava fluência, então essa é uma forma praticar. Vale muito a pena. Na brincadeira a gente começa a exercitar e perceber que sabe coisas que estavam guardadinhas lá no fundo”, conta. Sobre sua relação com o Sesc, é só amor: “O Sesc faz parte da sua vida desde que eu era criança em Poço de Caldas (MG), quando eu fui morar em São Paulo participava muito das atividades culturais e meus filhos faziam esporte. Mas o que eu mais aproveito são as viagens”, ressalta.
Presente nas três edições
Outro participante assíduo é o Antônio Pereira Magalhães, de Chapecó. Presente nas três edições realizadas até o momento, ele destaca como o evento tem contribuído para sua formação. “Em 2017 eu recém tinha começado a estudar inglês no Sesc Idiomas e, como gosto de ser desafiado, vim para testar meus conhecimentos na compreensão da língua e comunicação. Foi uma alegria confirmar que estava me saindo bem. Nesse momento, eu compreendi a importância de participar de um evento deste porte, como complemento às aulas que eu faço. Em 2018 eu vim de novo e foi ótimo, agora estou aqui de novo. A cada ano, percebo a minha evolução e sinto mais facilidade na conversação. Também vejo o quanto a equipe tem trabalhado para aperfeiçoar o evento e deixá-lo ainda mais interessante. Nesta edição, chamou a minha atenção ver colegas de outros estados aqui, o que é muito bom para ampliar as relações e intercâmbio de ideias”, conta.
Família que aprende junto
O cirurgião dentista Rodrigo Medeiros, de Blumenau, participou do evento com a esposa Luciana e a filha Isadora, de 15 anos. Os três são alunos do Sesc Idiomas na cidade, em níveis diferentes, e estão cientes da importância do idioma estrangeiro em suas vidas. “Decidimos participar da Imersão para aumentar o conhecimento de vocabulário e treinar a conversação. Por mais que a gente estude, é totalmente diferente colocar em prática. No final, foi um ótimo custo-benefício, pois além da programação vivenciada, que é de muita qualidade, o pacote incluiu a hospedagem, as refeições e temos toda essa estrutura maravilhosa do Sesc a nossa disposição. Foi um ótimo momento para gente aprender e ter novas experiências”, disse Rodrigo.
Ele se formou recentemente no Sesc Idiomas e sente a diferença que o aprendizado do inglês fez em sua vida. “Gosto de assistir a canais estrangeiros, por exemplo, mas a tradução nunca consegue ser fiel ao que é falado. Agora consigo acompanhar perfeitamente um filme ou documentário sem legendas”, conta. A Isadora é aluna do Avançado e está se preparando para o mercado de trabalho que a espera em um futuro próximo. “Quanto maior o conhecimento, mais chances profissionais eu terei”, reflete. Sua mãe Luciana, está no curso básico e resolveu estudar inglês para poder se comunicar fora do país e aproveitar melhor as viagens. “O inglês é a língua universal e já sentimos de perto a importância de compreender o idioma para resolver questões alfandegárias em aeroportos internacionais”, exemplifica. O marido complementa “Estivemos na Nasa, nos Estados Unidos, no ano passado e assistimos a uma aula de astronomia em inglês. O nosso nível de compreensão foi muito elevado, o que confirma o alto nível de excelência do curso de idiomas que o Sesc oferece”, finaliza Rodrigo.
0 Comentários