Jogos de Integração Máster: 190 atletas 50+ participaram do torneio de Vôlei Câmbio

O JIM fomenta a prática saudável do esporte, enfatizando a participação e a integração entre as equipes


22/09/2023 - Atualizado em 22/09/2023 - 1919 visualizações

Jogos de Integração Máster 2023

Marcada pela alegria contagiante dos participantes, a oitava edição dos Jogos de Integração Máster do Sesc (JIM) foi um sucesso. A programação estadual aconteceu entre os dias 11 e 14 de setembro, no Hotel Sesc Cacupé em Florianópolis, e contou com a presença de 14 equipes de seis cidades catarinenses (Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Lages, Joinville e Tijucas) e duas de Minas Gerais (Uberaba e Poços de Caldas).

No total, 190 atletas 50+ participaram de uma intensa programação esportiva e recreativa, com destaque para o torneio de Volêi Câmbio, uma adaptação do voleibol tradicional. Para eles, o evento é uma oportunidade de passear, interagir, jogar e fazer amigos. 

O JIM fomenta a prática saudável do esporte, enfatizando mais a participação que o clima de disputa. Com caráter inclusivo e recreativo, o objetivo maior é a melhora da qualidade de vida. Fora das quadras, a programação dos atletas incluiu diversos compromissos sociais, passeios e atividades de interação, fundamentais para uma boa saúde mental e para um envelhecimento saudável.

"É uma alegria é para o sesc proporcionar essa programação especial, que promove a qualidade de vida, valoriza a convivência e a troca de experiências. Temos muito orgulho de todos os participantes, pessoas que idependentemente da idade, buscaram aprender uma nova modalidade esportiva e transformaram o esporte em um meio para integração, saúde, bem-estar e empoderamento", destacou  Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista, na abertura do evento.

O presidente da Fecomércio, Sesc e Senac SC, Hélio Dagnoni, também marcou presença na abertura e reforçou a importância de manter uma vida ativa para um envelhecimento saudável. "Vamos continuar criando oportunidades de protagonismo, seja através do esporte, pelos grupos do Trabalho Social com Idosos, pelos passeios e excursões do Turismo Social Sesc e tantas outras atividades que contribuem para a inclusão, modificando a forma de envelhecer".

Realizado desde 2014, os Jogos de Integração Máster do Sesc têm como objetivo promover melhora na qualidade de vida de pessoas com mais de 50 anos por meio de atividades físico-desportivas e recreativas, com caráter participativo/inclusivo em consonância aos ideais de educação pelo e para o lazer de forma adaptada.

O evento vem se consolidando com grande sucesso pelo crescente público participante, bem como pelas turmas sistematizadas da modalidade nas Unidades do Sesc.

Considerando o aumento da faixa etária da população nos últimos anos e os benefícios que o lazer ativo promove na melhoria da qualidade de vida deste público, os Jogos de Integração Master incentivam a prática de uma atividade esportiva para pessoas que gostariam de aprender uma nova modalidade e transformar o esporte em um meio para integração, qualidade de vida e empoderamento.

O que é Vôlei Câmbio

 Vôlei câmbio é uma adaptação do voleibol tradicional. Dentre as principais alterações, está o no jogo fato de jogar com a bola presa, não poder saltar ao arremessar a bola, evitando assim um maior impacto nas articulações, e a participação de nove jogadores por time em cada lado da quadra. Com o maior número de participantes, há uma redução na velocidade do jogo, visando proporcionar condições de participação independentemente do condicionamento físico ou das habilidades.

Confira os depoimentos!

Rosa Maria Lazzari, equipe "Os Canarinhos", de Chapecó

"Comecei a jogar com 45 anos, hoje estou com 59. Participei de todas as edições dos Jogos de Integração. É muito bom ter a integração com as outras equipes, fazemos amizades, conhecemos novas pessoas e até culturas e hábitos diferentes. Ficamos na expectativa aguardando os jogos para rever os amigos. Ainda temos um dia de city tour para conhecer os pontos turísticos da cidade, então, é uma experiência que vai além dos jogos".

 Allan Reginaldo Batista, analista de serviços sociais do Sesc Poços de Caldas/MG 

 “Durante todo esse tempo, depois que conhecemos o Câmbio, essa modalidade esportiva transformou o Sesc Poços de Caldas e modificou no Trabalho Social no Grupo de Pessoas Idosas. O vôlei adaptado era a única proposta que tínhamos e gerava muitos conflitos, quedas, fraturas e traumas (muitos deixavam de praticar o esporte devido a consequência negativa) mesmo assim temos ainda um público que gosta e muito do vôlei adaptado. 

Mas, em nossa programação do Sesc mais Grupos atualmente há possibilidade de 2 vezes por semana o vôlei adaptado e câmbio. Já fizemos até câmbio intergeracional com as crianças e adolescentes da unidade.

 Essa transformação foi graças a oportunidade que tivemos de experimentar esse lindo evento de promoção à saúde, bem-estar e qualidade de vida JIM. Minas terá um propósito em levar o câmbio como uma modalidade não só para Poços de Caldas e Uberaba mas para todas as unidades do Sesc em Minas.

Gratidão pela experiência maravilhosa em que tivemos de presenciar com os nossos atendidos essa transformação. Agradecemos mais uma vez pela colhida, carinho e principalmente, por compartilhar tamanha experiência da atuação dos jogos os técnicos. Somos transformados com a energia de todos que dedicam para que tudo aconteça da forma que é: Integrativa e inspirada.” 

Classificação Final JIM 2023

  • 1º Lugar: Amigos do Câmbio (Chapecó) 
  • 2º Lugar: Cidade de Joinville (Joinville) 
  • 3º Lugar: Tijucas (Tijucas) 
  • 4º Lugar: Desbravadores (Chapecó) 
  • 5º Lugar: Os Canarinhos (Chapecó) 
  • 6º Lugar: Vento Sul (Florianópolis) 
  • 7º Lugar: Carvoeira (Criciúma) 8º Lugar: Join (Joinville) 
  • 9º Lugar: Orgulho Serrano (Lages) 
  • 10º Lugar: Cricicâmbio (Criciúma) 
  • 11º Lugar: Grupo da Amizade (Uberaba/ MG) 
  • 12º Lugar: Ville (Joinville) 
  • 13º Lugar: Ilha da Magia (Florianópolis)
  •  14º Lugar: Vulcão Mais Vida (Poços de Caldas/ MG) 
  •  Atleta Destaque: A atleta ANALUCIA TOMAZONI da equipe de Tijucas conquistou o troféu de atleta destaque por se entregar e vibrar a cada ponto e por contribuir para que o Sesc Tijucas subisse pela primeira vez no pódio da competição. 
  •  Troféu Fair Play: Pelo segundo ano seguido o troféu Fair Play é conquistado por um Instrutor. Com 20 anos de Sesc, o JOÃO MARCELO STUDZINSKI do Sesc Lages venceu o prêmio pela dedicação ao evento e pela leveza com que ele conduz o seu time, vibrando a cada ponto, mas também valorizando o esforço. O respeito aos árbitros e aos adversários é sempre presente na sua atuação. Ele é exemplo para todos de como a competição pode e deve ser saudável.
Galeria GRADE - Incluir Imagens

Amigos do Câmbio 1º Lugar

Cidade de Joinville 2º Lugar

Tijucas 3º Lugar

Desbravadores 4º Lugar

Os Canarinhos 5º Lugar

Vento Sul 6º Lugar

Carvoeira 7º Lugar

Join 8º Lugar

Orgulho Serrano 9º Lugar

Cricicâmbio 10º Lugar

Grupo da Amizade 11º Lugar

Ville 12º Lugar

Ilha da Magia 13º Lugar

Vulcão Mais Vida 14º Lugar

Atleta Destaque

Atletas Categoria Participação

Destaque Fair Play

Foto Todas as Equipes

Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .