Iniciação esportiva
Os megaeventos esportivos como Copas do Mundo e Jogos Olímpicos deixam um legado esportivo e cultural importante, além de contribuírem com a promoção e incentivo a prática esportiva e de atividade física. O Brasil é reconhecidamente o país do futebol. A “paixão nacional” dos brasileiros faz com que 80% dos habitantes do país tenha o seu time do coração.
Cerca de 30 milhões (quase 20% dos brasileiros com mais de 16 anos) praticam esse esporte, seja de forma profissional, amadora ou simplesmente como forma de lazer. O futebol é a principal atividade da nossa cultura corporal e está em tudo, ele pode se manifestar como lazer, cultura, educação, saúde, assistência. A Copa do Mundo masculina sempre movimenta bastante o país, mas esse ano a Copa feminina é que está em alta e promete encantar os torcedores brasileiros.
A Copa do Mundo de Futebol Feminino é a competição mais importante no futebol feminino internacional. Organizado pela Federação Internacional de Futebol, o órgão controlador do esporte, o torneio foi realizado pela primeira vez em 1991. Em 2023, na sua 9ª edição, a sede do evento será dividida entre Austrália e Nova Zelândia. Quatro países diferentes já levantaram a taça: Estados Unidos (1991, 1999, 2015 e 2019), Noruega (1995), Alemanha (2003 e 2007) e Japão (2011). A melhor colocação do Brasil foi um vice-campeonato em 2007.
Países participantes em 2023 (Pela 1ª vez contará com 32 seleções):
- Grupo A: Nova Zelândia, Noruega, Filipinas e Suíça
- Grupo B: Austrália, Irlanda. Nigéria e Canadá
- Grupo C: Espanha, Croácia, Zâmbia e Japão
- Grupo D: Inglaterra, playoff B Haiti, Dinamarca e China
- Grupo E: Estados Unidos, Vietnã, Holanda e Portugal
- Grupo F: França, Jamaica, Brasil e Panamá
- Grupo G: Suécia, África do Sul, Itália e Argentina
- Grupo H: Alemanha, Marrocos, Colômbia e Coreia do Sul
Horário dos jogos do Brasil – 1ª Fase
Brasil estreou no dia 24/08, com vitória sobre o Panamá por 4x0.
Os próximos jogos serão:
- 29/07 (SÁB) – 7h00 - Brasil vs França
- 02/08 (QUA) – 7h00 - Brasil vs Jamaica
Prática esportiva
O esporte é um meio para a formação integral, pois exerce um papel importante na socialização, no reconhecimento de limites e no estabelecimento de objetivos para ultrapassá-los, superando barreiras e enfrentando desafios. Ele proporciona experiências de vitórias e derrotas, de alegria e tensão, da importância do esforço individual e do trabalho em equipe, entre tantas outras que auxiliam na construção da identidade, na formação do caráter e da personalidade, aumentam a autoestima, fortalecem amizades existentes e facilitam a criação de novos laços com pessoas de outros lugares e culturas.
Esporte no Sesc-SC
O Sesc-SC acredita na importância do esporte para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, e possui diversos projetos de iniciação esportiva, voltado para as diferentes faixas etárias, com turmas mistas, oportunizando a prática esportiva para meninos e meninas.
Ginástica Infantil (3 a 6 anos)
A Ginástica Infantil é uma proposta do Sesc voltada ao desenvolvimento integral para crianças de 3 a 6 anos. A atividade faz parte do nosso programa de esportes, promovendo o primeiro contato com a o exercício físico.
Na primeira infância (até os 6 anos de idade), as crianças precisam experimentar movimentos diversificados de locomoção (saltar, correr, pular e rolar), estabilização (equilíbrios dinâmico e estático) e manipulação (arremessar, chutar e motricidade fina), de forma prazerosa e através de atividades lúdicas.
Por meio desta base sólida e diversificada, os alunos e alunas passam para a próxima etapa mais confortáveis com o seu corpo.
Eles estarão preparados para a prática de modalidades esportivas e para assimilar o aprendizado das novas fases do seu desenvolvimento. Movimentar-se é parte integrante da construção da autonomia e identidade, uma vez que contribui para o domínio das habilidades motoras.
Clube do Esporte (6 a 10 anos)
Crianças de 6 a 10 anos têm a oportunidade de vivenciar diferentes modalidades esportivas no Clube do Esporte do Sesc. A atividade é realizada de maneira lúdica, com aulas criativas, inclusivas e ampla vivência de repertório da cultura corporal. Durante as aulas, é oportunizada a experimentação de movimentos esportivos variados, jogos, lutas e expressão corporal, sem focar em uma única modalidade. Desta forma, as crianças assimilam conteúdos especializados, desenvolvem o domínio do gesto motor, autoconhecimento e aprendem a trabalhar em equipe, fatores importantes nesta faixa etária. A metodologia prioriza a aprendizagem para diferentes graus de aptidão motora e propõe experiências de caráter lúdico em benefício de vivências físico-esportivas mais adequadas para o público infantil.
Esporte específico (a partir dos 10 anos)
A partir dos dez anos, a criança já é capaz de compreender as estratégias e regras dos esportes às quais será apresentada nas aulas e até mesmo em competições. O Instrutor trabalha o esporte na modalidade escolhida como um meio e não como um fim em si, proporcionando vivências prazerosas na modalidade escolhida pela criança e o adolescente. Técnica e táticas são abordados junto com a colocação das regras e discussões para entendimento da importância das mesmas.
Esporte Adulto (a partir dos 18 anos)
Vivência de práticas esportivas e gestos motores com o objetivo de promover o bem-estar e a saúde, abordando uma metodologia focada na integração, motivação, acessibilidade e desenvolvimento físico integral.
Esporte Master (a partir dos 50 anos)
Com o envelhecimento, as motivações do lazer reduzem-se a uns poucos referenciais, com ênfase nas necessidades psicológicas de repouso e de ocupação do tempo. As atividades de lazer podem contemplar exercícios e atividades físicas, jogos e brincadeiras em grupo, leitura, atividades manuais, jogos de tabuleiro, etc. De acordo com a OMS, a participação em atividades físicas moderadas retarda os declínios funcionais. Assim, uma vida ativa melhora a saúde e a qualidade de vida em diversos aspectos: Físico, Mental, Emocional e Social. As atividades físicas esportivas para o público máster podem ser adaptadas, como o vôlei câmbio, que ocorre em 7 unidades do estado ou apenas com turmas de esportes tradicionais com limite mínimo de idade para inscrição, sendo os planos de aula adaptados para as valências físicas importantes para a faixa etária.
Esporte Adaptado (a partir dos 10 anos)
Atualmente, o Sesc SC possui turmas de basquete em cadeira de rodas no Sesc Brusque e Sesc Caçador, oferecendo estrutura de qualidade para a prática de esporte para pessoas com deficiência.
Artes Marciais (a partir dos 6 anos)
Vivência de práticas esportivas e gestos motores com o objetivo de promover o bem-estar e a saúde, abordando uma metodologia focada na integração, motivação, acessibilidade e desenvolvimento físico integral. Atualmente o Sesc trabalha com as modalidades de capoeira, judô e karatê.
Natação (a partir dos 6 meses)
A natação é uma das modalidades oferecidas pela instituição e é dividida em níveis por faixa etária e competências aquáticas:
Natação para Bebês (6 meses a 3 anos)
A natação para bebês privilegia a adaptação psicológica e favorece a interação entre os bebês e os seus responsáveis durante as aulas. Nessa fase, o principal conteúdo da intervenção pedagógica é a adaptação ao meio líquido. É este conteúdo que dá suporte para a aquisição de habilidades específicas da natação ao longo da infância.
Natação Infantil (4 a 6 anos)
A natação infantil promove equilíbrio entre os estímulos para adaptação psicológica e fisiológica. A intervenção pedagógica privilegia a vivência de atividades motoras no meio líquido por meio da ludicidade. Os objetivos incluem promover autonomia e capacidade de sobrevivência por meio de nados básicos de segurança.
Natação Infanto (6 a 10 anos)
Após passarem pela turma infantil, os alunos de 6 a 10 anos são encaminhados para as turmas infanto onde irão desenvolver as competências aquáticas através de aulas dinâmicas, voltadas principalmente à autonomia, respeito à água e desenvolvimento dos nados.
Natação Juvenil (10 a 14 anos)
A etapa posterior passa a assumir maior predomínio sobre a adaptação fisiológica. A intervenção pedagógica se concentra sobre a aprendizagem de diferentes tipos de nado e aprimoramento do condicionamento físico. Os conteúdos envolvem processos de flutuação, propulsão de pernas e de braços, respiração e coordenação perna/braço/respiração. Os estilos crawl, borboleta, peito e costas são ensinados.
Natação Adulto (acima de 14 anos)
A última etapa é a natação para adultos e atende pessoas a partir dos 14 anos de idade. Nesta etapa, permanece o predomínio sobre a adaptação fisiológica. A intervenção pedagógica se concentra sobre o aperfeiçoamento dos estilos de nado e do condicionamento físico.
Ficou interessado em começar uma prática esportiva? Vá até a unidade Sesc mais próxima e confira as modalidades disponíveis!
Colaboração: Júlia Albino Sardá, Analistade Programação Social - Lazer.
0 Comentários