Essa semana é motivo de celebração para o universo esportivo, pois iniciaram as Olimpíadas do Japão, a qual estava prevista para 2020, mas em função da pandemia, teve sua data alterada. O Brasil terá como representante em sua delegação, 302 atletas das mais variadas modalidades, apresentando a 12ª maior delegação entre as 206 que participarão do evento.
Acontecimentos como os Jogos Olímpicos fazem brotar nas pessoas, desde os atletas, até os espectadores, um sentimento de renovação da esperança, de que por meio do esporte é possível vencer quaisquer barreiras e de que seguir acreditando e perseverando, pode te levar a caminhos jamais imagináveis.
Esse sentimento é despertado principalmente pelo esporte e todas as suas expressões. Desde a base, até o momento da competição. E não podemos falar sobre esporte sem trazer as realizações que o Sesc-SC desenvolve nesse contexto tão amplo em meio a distintas modalidades. A premissa do Sesc é oportunizar ao indivíduo um momento de desenvolvimento integral por meio do esporte, onde não apenas as habilidades motoras são trabalhadas, mas a socialização, as habilidades para vida (life skills), o respeito aos demais participantes, entre outras tantas experiências positivas existentes nesse universo.
"O Sesc visa através de suas programações democratizar o acesso ao lazer, que é um direito social, garantido na Constituição Federal e portanto de direito de toda cidadão brasileiro. Quanto as atividades esportivas o Sesc oferece diversas modalidades e atividades físicas como forma de lazer para uma vida mais saudável. Para o Sesc, esporte significa valorizar o bem-estar do corpo da mente e desenvolver a autonomia como forma de cidadania. O esporte é uma ferramenta de inclusão social e é capaz de transformar vidas, criando valores e desenvolvendo habilidades para a vida", destaca Giseli Mara Schena, gerente de Lazer do Sesc Santa Catarina.
Dentre os projetos esportivos desenvolvidos pelo Sesc, trazemos o Clube do Esporte, para alunos de 6 aos 10 anos, no qual a criança vivencia uma diversidade de atividades esportivas e jogos, potencializando o aprendizado através do movimento pelo seu corpo com aulas criativas que promovem a inclusão de todos e seus diferentes níveis de habilidades. Após vivenciar diferentes modalidades esportivas no Clube do Esporte o aluno, a partir dos 10 anos, pode escolher uma modalidade específica para praticar entre as diversas opções que o Sesc oferece em suas Unidades.
O púbico infantil não é o único contemplado com atividades esportivas. O Sesc também oferece para os adultos um ambiente qualificado para a prática esportiva com aulas de vôlei, grupo de corrida e vôlei câmbio (esporte adaptado para os alunos máster), onde a prática pode ser continuada independentemente da idade e das condições físicas que o participante apresente, contudo, focando na qualidade de vida e na socialização entre os amantes do esporte.
Como forma de celebrar estes momentos, assim como os Jogos Olímpicos representam para os atletas, o Sesc também possui seus eventos esportivos, como Festivais dos projetos de Iniciação Esportiva e os Jogos de Integração Máster que integram alunos das turmas de vôlei câmbio de todo estado em uma competição onde o objetivo é a diversão por meio do esporte, ficando a competição em si em segundo plano.
Estes momentos, são de extrema riqueza a todos que se dedicam a eles, uma vez que além da diversão prevista pela competição em si, os participantes ainda se encontram em um ambiente fértil a novas relações, desenvolvimento de habilidades, trocas de experiências e saberes, entre outras tantas possibilidades.
Outra realização que vale destaque, levando em consideração o universo esportivo e suas contribuições, foram as lives desenvolvidas pela Educação para os alunos do Sesc. A primeira foi dia 24 de junho com a atleta Haline Scatrut, jogadora da seleção brasileira feminina de rúgbi, 4 vezes campeã Sul-Americana e medalha de bronze no Pan-americano de Toronto em 2015. Na ocasião Haline pode trazer suas vivências em meio ao esporte e apresentar às crianças as contribuições que o esporte trouxe para sua vida e também falar sobre a preparação para representar o Brasil nas Olimpíadas de Tokio.
O segundo momento, aconteceu no dia 13 de julho e foi com a atleta paralímpica Danielle Rauen do Tênis de Mesa. Ela foi medalha de ouro no Pan-Americano de Toronto em 2015 e Bronze nas Olimpíadas Rio 2016. Ela faz parte da seleção brasileira desde 2013. Danielle pode compartilhar com todos, suas experiências como atleta paralímpica e sanar as curiosidades que as crianças apresentaram.
E por falar em paradesporto, o Sesc igualmente é um grande incentivador da prática de esporte às pessoas com e sem deficiência. Desenvolvido anualmente, a ParaCopa Sesc é constituída de fórum, competições e oficinas de modalidades paraesportivas destinadas às pessoas com e sem deficiência, que são organizadas e desenvolvidas, visando adoção de procedimentos similares, regras e operacionalização, de forma a facilitar a implementação de iniciativas para esse público. O evento contempla atividades nas áreas sociais, educativas e culturais, oportunizando uma programação com intuito de promover a discussão, reflexão crítica e capacitar para o atendimento nas atividades físicas e esportivas. Este ano, devido a pandemia, o evento será realizado de forma on-line entre os dias 20 e 23 de setembro com palestras, oficinas, apresentações culturais e rodas de conversa.
E para fechar toda essa riqueza esportiva, não poderíamos deixar de trazer a realização do Brincando nas Férias dessa edição de inverno, a qual apresenta como tema “Pequenos exploradores: desvendando SC” e um dos campos de exploração é o universo esportivo, trabalhando curiosidades sobre os 15 atletas catarinenses que estarão nessas Olimpíadas e suas respectivas modalidades.
Dessa forma o Sesc cumpre com sua missão de seguir oportunizando vivências esportivas das mais variadas a todos os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, assim como seus familiares. Garantindo uma inserção no universo esportivo saudável e que proporcione aos envolvidos, apreço pela prática regular de atividade física no decorrer da vida como um todo.
Colaboração: Daliana Stephanie Lecuona e Júlia Albino Sardá, analistas de Programação Social - Lazer, Departamento Regional do Sesc-SC.
"Olimpíadas": Atividades esportivas no Sesc Santa Catarina
22/07/2021 - Atualizado em 23/07/2021 - 692 visualizações
0 Comentários