Paracopa 2024
A Paracopa Sesc é um evento que, há 11 anos, fortalece a inclusão, a acessibilidade e a integração por meio do esporte. Neste ano, a programação já foi realizada no Sesc Brusque, de 6 a 21 de setembro, e no Sesc Joinville, de 26 a 28 de setembro.
Para encerrar a edição de 2024, a próxima etapa será no Sesc Caçador, de 7 a 10 de novembro. A competição promove modalidades esportivas adaptadas para Pessoas com Deficiências (PcDs) e ações educativas.
Cada etapa contou com uma programação rica e variada, incluindo competições paradesportivas, cursos gratuitos, oficinas e atrações culturais, fomentando uma reflexão profunda sobre inclusão, acessibilidade e o papel do esporte na sociedade.
A Paracopa Sesc é uma grande oportunidade para vivenciar o paradesporto e celebrar a diversidade, com atividades que enriquecem a experiência de todos os participantes e contribuem para um ambiente mais acessível e acolhedor. Não perca a chance de participar e apoiar esta importante iniciativa!
Equipe Cepe na Etapa Joinville.
Etapa Sesc Joinville
A etapa de Joinville da Paracopa Sesc contou com palestra de abertura da ex-atleta Adria Santos, a maior medalhista paralímpica brasileira.
Entre 1988 e 2008, Adria conquistou 13 medalhas, sendo quatro ouros, oito pratas e um bronze, em uma carreira de destaque que incluiu participações em competições como os Jogos Paralímpicos de Barcelona, Sidney e Atenas.
A velocista, que representou o Brasil por 27 anos, compartilhará um pouco de sua trajetória vitoriosa com os presentes.
Adria Santos, a maior medalhista paralímpica brasileira.
Outro ponto de destaque foi o Festival de Natação Paralímpica. Confira na galeria abaixo imagens das competições e da entrega de medalhas.
Confira os depoimentos dos participantes.
Atleta medalhista paraolímpica Mayara Petzold e a técnica Camila Corrêa.
“A Paracopa, como sempre, surpreendeu com o compromisso e determinação de todos os profissionais envolvidos. Evento maravilhoso, com muitas surpresas que eu amei e muito incentivo para os atletas e iniciantes. É um evento muito importante para a cidade, pois incentiva a prática esportiva para pessoas com deficiência; muitas vezes, é a primeira oportunidade da criança, como foi o caso da Luiza e do Luís. Precisamos de eventos como este, e o Sesc e toda a sua equipe estão de parabéns. Contem com a gente no próximo; os atletas e suas famílias amaram a experiência e o aconchego que vocês nos oferecem.” — Camila Corrêa, técnica do CEPE.
“Eu amei! Foi uma competição superlegal. Profissionalismo e educação de todos! Estava tudo muito bom! Parabéns pela iniciativa! Em 2025 quero mais!” — Emilly Cristina Mazzocatto, atleta do CEPE.
“Participar da Paracopa Sesc me trouxe uma experiência muito boa! Essa experiência não só me ajudou a conhecer novas pessoas, como também, me ajudou a desbloquear novas conquistas, nas quais eu sou muito grata, muito obrigada!” - Atleta Thalyta Kelly Anzolin Hellmann
Emilly Cristina Mazzocatto, atleta do CEPE.
“A Paracopa para nós foi incrível, momentos assim em que podemos nos unir e mostrar a todos nosso potencial, nossa força e todo nosso amor; a alegria de ver o sorriso no rosto de cada atleta e cada familiar, o nosso próprio sorriso, não tem preço. parabéns Sesc!! Por mais dias assim!” - Patrícia Germano, mãe da atleta Mariel.
“Realizar o evento da Paracopa em Joinville é proporcionar a prática ativa daquilo que temos de mais bonito e admirável na nossa instituição: a inclusão e o amor para todos através do esporte. Os atletas que participaram do Festival de Natação Paralímpica nos deram um show de resiliência, força, fé e determinação. Pelo segundo ano consecutivo, após este evento, fico transformada, evoluída e com o coração cheio de alegria por poder participar e proporcionar um evento tão especial e completo a um público que merece nosso respeito e admiração. Obrigada ao Sesc por me permitir viver e participar deste projeto transformador e importante para tantas pessoas.” — Patricia Clerice, técnica de DFE do Sesc Joinville.
“A realização de eventos como a Paracopa tem uma importância significativa no processo de inclusão de pessoas com deficiência, possibilitando visibilidade e oportunidades iguais para que todas as pessoas possam praticar esporte. A Paracopa não só promove o esporte, mas também atua como uma ferramenta poderosa de transformação social e serve de inspiração para outras pessoas, com ou sem deficiência. É uma grande satisfação para o Sesc Joinville realizar esse evento, ajudando a sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de acessibilidade e inclusão em diferentes esferas, incluindo esporte, educação e trabalho.” — Josué Rubens Kleinhempl, gerente do Sesc Joinville.
Patricia Clerice, técnica de DFE do Sesc Joinville, participantes da Paracopa e Josué Rubens Kleinhempl, gerente do Sesc Joinville.
Michele Regina Linzmeyer, paratleta de natação.
“Gostaria de agradecer a toda a equipe organizadora da Paracopa Sesc pelo acolhimento e receptividade!
Que Deus continue abençoando todos os nossos trabalhos para que, juntos, possamos fazer parte de uma cidade cada vez mais humana, feliz e próspera!” — Michele Regina Linzmeyer, paratleta de natação do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (CEPE).
“A ParaCopa Sesc foi um evento de inclusão maravilhoso e emocionante! Eventos como este, além de incentivar o paradesporto, nos tornam pessoas melhores, pois, ao vermos a capacidade e a superação dos paratletas, concluímos que não há limitação, tanto nos esportes, quanto em várias áreas da vida; basta a pessoa querer e correr atrás dos seus sonhos.
É o 2º ano que meu filho Felipe participa, sempre com muita alegria e na busca do sonho de um dia participar de uma Paraolimpíada. Aguardamos ansiosamente pelo próximo evento!” — Patrícia Tavares, mãe do Felipe (CEPE).
“Foi com grande alegria e espírito cooperativo que testemunhamos nossos talentosos nadadores demonstraram suas habilidades na água. Durante este dia especial da Paracopa, cada prova foi um testemunho do comprometimento e da determinação dos nossos alunos/atletas. Cada momento refletiu o esforço incansável que nossos nadadores dedicaram ao longo do semestre. Além disso, houve um momento de convivência e celebração. Foi uma Paracopa de alegria que aqueceu nossos corações. Foi com apoio de vocês que pudemos celebrar não apenas as conquistas nas piscinas, mas também os laços de amizades e união que fortalecem nossa instituição. Foi uma Paracopa mais que demais. Que venha mais Paracopa.” - Tatiana Campos, mãe do atleta Igor Campos Zaghetto.
“No dia 28 de setembro, tive a oportunidade de participar de uma competição de natação pela 1ª vez na 11ª Paracopa Sesc. Foi uma experiência incrível, com pessoas maravilhosas ao meu lado. Obrigada, Sesc, pelo evento lindo e super organizado, e obrigada às pessoas que me apoiaram. Agradeço também à Camila, minha professora de natação, por me treinar e me incentivar a competir, e à Rosi, por abrir as portas do paradisporto.” — Luiza Picolli Buss, atleta do CEPE.
Luiza Picolli Buss, atleta do CEPE.
Etapa Sesc Brusque
Atletas vibram com a conquista.
Em setembro, aconteceram os jogos de basquete em cadeira de rodas, é a tradicional competição realizada na unidade do Sesc Brusque.
A grande campeã foi a equipe da Apac/Cascavel/Copel, que venceu pelo placar de 53 x 32 contra a equipe brusquense da Apedeb/Classe Móveis/FME Brusque.
Na disputa pelo 3º lugar, a equipe da Vida Ativa/FME Criciúma ficou com a vitória, vencendo por 45 x 8 contra o Paradesporto Blumenau.
Veja abaixo os resultados finais das equipes, cestinha da competição e os melhores jogadores eleitos:
1º lugar: Apac/Cascavel/Copel
2º lugar: Apedeb/Classe Móveis/FME Brusque
3º lugar: Tigres Sobre Rodas/Vida Ativa/FME Criciúma
4º lugar: Paradesporto Blumenau
Cestinha: Djunior Vaz – 81 pontos
All Star:
Everson Tomaz - Apedeb/Classe Móveis/FME Brusque
Djunior Vaz - Apac/Cascavel/Copel
Robson Silva - Paradesporto Blumenau
Norton Rodrigues - Apac/Cascavel/Copel
Gustavo Vitor - Tigres Sobre Rodas/Vida Ativa/FME Criciúma
Futebol Suíço
Campeão: Florianópolis
Vice-campeão: Jaraguá do Sul
Terceiro lugar: Itajaí
Vôlei Misto
Campeão: Joinville
Vice-campeão: Jaraguá do Sul
Terceiro colocado: Brusque
Próxima Etapa
A última etapa da Paracopa 2024 acontecerá no Sesc Caçador, de 7 a 10 de novembro, contemplando o seguinte cronograma:
- 07/11 – Abertura (com atração cultural e palestra com a Paralímpica Alana Maldonado)
- 08/11 - Oficinas Paradesportivas – Oficina de Futebol Adaptado, das 14h às 16h
- 09 e 10/11 - Torneio de Basquete em Cadeira de Rodas
- 09/11 – Curso: Esporte Adaptado na Educação Física Escolar.
Galeria de imagens
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários