Etapa Caçador
Entre os dias 7 e 9 de novembro, Caçador recebeu a última etapa da Paracopa Sesc 2024, reunindo atividades esportivas, culturais e educacionais que celebraram o paradesporto e a inclusão.
O evento foi marcado pela diversidade de experiências e pela presença de grandes nomes do esporte adaptado.
A abertura contou com momentos especiais, incluindo a apresentação do Hino Nacional pela APAS (Associação de Pais e Amigos dos Surdos), a peça teatral "Pobre e o Rico" e a performance banda de percussão Morada do Sol, regida pelo maestro Alex Nilton Prates.Bi-campeã paralímpica de judô Alana Maldonado, tirando fotos com o público do evento.
O destaque da cerimônia foi a palestra da bi-campeã paralímpica de judô Alana Maldonado, que compartilhou sua trajetória de superação e conquistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e Paris 2024, inspirando o público presente com sua história de vida e dedicação ao esporte.
Durante os três dias, a programação envolveu oficinas paradesportivas, que deram a pessoas com e sem deficiência a oportunidade de vivenciar modalidades adaptadas, como o basquete sobre rodas e o futebol vendado. No dia 9, o Torneio de Basquete em Cadeira de Rodas reuniu equipes de Caçador, Joinville e Brusque, resultando na seguinte classificação:
1º Lugar: Joinville
2º Lugar: Brusque
3º Lugar: Caçador
O evento também trouxe formação para profissionais da área, com o curso gratuito Esporte Adaptado na Educação Física Escolar, ministrado pela professora Dra. Bruna Seron, da Universidade Federal de Santa Catarina. O curso proporcionou reflexões sobre a importância do esporte adaptado nas escolas e destacou sua relevância na promoção de uma educação inclusiva.
A Paracopa Sesc 2024 reafirmou o compromisso do Sesc em promover o paradesporto como ferramenta de inclusão social e integração comunitária, encerrando suas atividades em Caçador com sucesso e emoção.
Galeria de imagens
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários