Na próxima sexta-feira (23) o Sesc Brusque abre oficialmente as atividades da 9ª edição da ParaCopa. Após um jejum de dois anos de atividades presenciais, por causa da pandemia, a competição volta a movimentar o cenário paradesportivo com disputas em quatro modalidades: futsal, vôlei, xadrez e basquete. A Cerimônia de Abertura será no Ginásio do Sesc, 17h45, com solenidade oficial, apresentação de dança e juramento dos atletas.
Além de autoridades locais, o evento terá a presença do Presidente da Federação Catarinense de Basquete em Cadeira de Rodas, Hamilton da Costa Cidral. Logo em seguida, às 19h, já começam os jogos. A equipe de Basquete em Cadeira de Rodas de Brusque enfrenta a de Florianópolis no primeiro jogo da modalidade, depois é a vez de Joinville encarar o Caçador.
A final será no domingo (25), com entrega da premiação aos vencedores. A turma de Basquete em cadeira de rodas de Brusque tem a seu favor a tradição. Desde 2006 a modalidade é oferecida entre os cursos do Sesc. São 15 alunos dedicados que vão mostrar seu melhor na competição no próximo fim de semana.
Aluno do Sesc há 15 anos, Everson é promessa no Basquete
Everson Tomaz, de 37 anos, faz aulas de basquete em cadeira de rodas no Sesc de Brusque desde 2007. Ele foi um dos primeiros alunos da turma e pratica o esporte há 15 anos.
Já participou de competições nacionais como o Campeonato Brasileiro da série C, em Goiânia-GO. “A nossa preparação está bastante forte para podermos chegar ao final da ParaCopa e levantarmos o troféu. A gente já vem disputando o Campeonato Catarinense, já ajuda bastante na preparação”, conta o atleta.
Na sexta-feira (23) ele, que joga pelo Sesc Brusque, enfrenta o time da capital. “É uma equipe muito boa, bastante qualificada, tem jogadores excelentes que disputam campeonatos nacionais, tem bastante títulos, sempre nas cabeças de chave”, afirma.
Apesar do favoritismo dos atletas de Floripa, Everson está confiante na atuação da equipe brusquense. “Nós treinamos para tentar chegar nas finais, vamos jogar na sexta, no sábado, como eu disse, estamos participando do Catarinense, que já é uma preparação para a Copa e vamos jogar na sexta, no sábado e no domingo, cansa bastante. Vamos enfrentar grandes desafios como Florianópolis e Joinville e vamos tentar fazer um bom trabalho e um bom jogo junto com a comissão técnica", concluiu Everson.
Atividades paradesportivas já começaram
Apesar da abertura oficial do evento estar prevista para a próxima sexta-feira, algumas atividades e oficinas tiveram início no sábado, dia 10 de setembro, e muita gente já levou troféu e medalha para casa.
As modalidades futsal, vôlei e xadrez foram disputadas por atletas com deficiência auditiva de várias partes do estado. No Tênis de Mesa feminino, destaque para a mesatenista Brusquense, Castrine Muller Raise, que venceu a atleta de Criciúma, Bianca Nogueira, por 2 x 0.
No masculino, o vencedor foi o atleta de Videira, Leonildo de Oliveira, que venceu, na final, o atleta, Ronaldo Franco de Aguiar, de Florianópolis, pelo placar de 2 x 0. No futsal, seis equipes competiram: Asbru (Brusque), AC Joinville, Criciúma, Aspa (Palhoça), Itajaí e AGSF de Florianópolis.
Na disputa de 3º Lugar, a equipe do Aspa venceu a de Criciúma por 3 a 1. A grande final foi entre as equipes Asbru x ACJoinville, com vitória do time Brusquense que venceu pelo placar de 5 x 2, campeã da ParaCopa SESC.
Na foto, (à esquerda), a equipe de futsal de Brusque, formada por atletas com deficiência auditiva, comemora o título de campeão 2022, na modalidade, na ParaCopa Sesc.
Inclusão: curso gratuito de Esporte Adaptado na Educação Física Escolar está com inscrições abertas
A ParaCopa Sesc é um evento esportivo destinado não apenas à promoção da atividade física para pessoas com deficiência (PCD), mas para chamar atenção de todos sobre a importância da inclusão social, dando visibilidade, abrangência e apresentando resultados no processo de mudança de olhar à toda comunidade.
Os professores da rede pública e privada em geral podem participar gratuitamente do curso de capacitação “Esporte Adaptado na Educação Física Escolar”. Quem vai ministrar a formação, que dá direito a certificado, é a Professora Doutora Bruna Seron, especialista no assunto.
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE, com dados de 2019, revela que o estado de Santa Catarina possui mais de meio milhão de pessoas com deficiência. No público infantojuvenil em idade escolar, quase 70% dos estudantes com deficiência física são cadeirantes, segundo dados da Secretaria Estadual de Educação (2017) divulgados em estudo da Fundação Catarinense de Educação Especial de Santa Catarina, de autoria do Mestre em Neurociências, Marcelo Dias e da Fisioterapeuta, Thereza Amorim.
Os números revelam a importância da preparação dos educadores para melhor atendimento dos estudantes, nas aulas de educação física, com oferta de prática de esporte adaptado.
As inscrições podem ser feitas on line diretamente no site do Sesc-SC. A formação será no Sesc Brusque, que fica na Avenida Arno Carlos Gracher, 611, Centro. Garanta sua vaga!
Com apoio da Diretoria de Programação Social - Lazer e colaboração de Gustavo Josende Caetano, Técnico em Desenvolvimento Físico Esportivo do Sesc Brusque e organizador da Paracopa há 19 anos.
0 Comentários