O dia amanheceu cinzento e gelado. Nas ruas, começam a circular pessoas agasalhadas com casacos, botas, tocas e cachecóis – um prenúncio da chegada do inverno que não tarda e já está mudando alguns hábitos do cotidiano. Foi numa dessas manhãs do início de junho que visitamos a Academia do Sesc em Florianópolis (Prainha) para conversar com alguns alunos sobre uma rotina que não pode mudar com a troca da estação: a malhação. Com determinação, eles deixam a preguiça de lado, e mostram com seus exemplos, que persistir é preciso.
Ruverson Silveira é cliente assíduo, independente da temperatura. Nestes três anos que malha no Sesc emagreceu, ganhou força e autoestima, resultados que não perderá por qualquer friozinho, pelo contrário. “Na academia não tem tempo ruim! Aqui eu me aqueço e fico mais ativo, com uma disposição que faz o meu dia render muito mais. Além disso, é sempre bom estar com a ‘turma’, amizades que estimo e quero manter.”
Sem deixar de caminhar na esteira, a administradora Rafaela dos Santos Pereira nos confidenciou que até prefere malhar em dias mais frios, pois o calor que sente no verão a deixa mais cansada. Em um ano e meio já reduziu 20 quilos e não quer colocar todo o seu esforço a perder. Se necessário, pode até diminuir a frequência de quatro dias na semana, mas abandonar a academia jamais. “Estou determinada em manter o bem-estar. É a minha escolha de vida”.
A enfermeira aposentada Celoni Geraldi Redino conhece bem a importância de cuidar da saúde e quer ser um exemplo para outros idosos. Ao perceber a necessidade de melhorar a resistência e a elasticidade do corpo, ela buscou a academia do Sesc para fortalecer o organismo. “Nos dias frios, eu coloco o casaco e venho. É simples assim. Se eu ficar em casa, a tendência será ficar acomodada, encolhida e dolorida. Quero viver com otimismo e disposição, e aqui eu tenho essa oportunidade”. Além do corpo, a dona Celoni também exercita a mente nas aulas de teclado no Sesc e se diverte nas excursões do Turismo Social.
Para ajudar os clientes a vencer o inverno, os instrutores das academias do Sesc são grandes aliados. Fomos recebidos pelo colaborador Alex da Silva, que faz um acompanhamento diferenciado e motiva os alunos como treinos mais dinâmicos para este período. “A disciplina e a dedicação são diferenciais para manter a rotina de atividades e não perder os resultados positivos já alcançados”, conta. E traz uma boa notícia para quem quer aliar a qualidade de vida com a perda de peso. “Com o frio o metabolismo acelera, pois o corpo precisa de mais energia para se manter aquecido. Portanto, o gasto calórico é maior”. Então pessoal, “bóra” praticar atividade física!
Ainda não está convencido? Então acompanhe o blog Sesc para conhecer outras histórias de alunos das Academias Sesc no Estado. Ao longo do inverno compartilharemos neste canal experiências e dicas para manter a prática de atividades físicas mesmo com as temperaturas mais baixas. Vem com a gente e entre neste círculo!
O Sesc possui 34 academias no Estado, que oferecem a metodologia do Treinamento Multifuncional (TMF), método baseado na integração progressiva das capacidades físicas e habilidades motoras. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo – os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio, agilidade, além de ser um treino mais dinâmico e divertido. Também oferece pilates e ginásticas em grupo, que proporcionam opções de exercícios e estímulos variados para diferentes necessidades e públicos: Mix; Ritmos; Localizada; Aero Local, Ginástica Master (acima de 60 anos); Bike Indoor, Alongamento; Yoga; Hidroginástica (nas unidades com piscina).
CLIQUE AQUI para mais informações.
0 Comentários