Semana Move: Sesc sensibiliza para a importância da prática de atividades físicas e esportivas


25/09/2019 - Atualizado em 25/09/2019 - 487 visualizações

Coordenada pelo Sesc São Paulo e consolidada como um dos principais movimentos no combate ao sedentarismo, a Semana Move chega à sua 7ª edição entre os dias 21 e 29 de setembro. O objetivo é sensibilizar pessoas de todas as idades a conhecer, experimentar, retomar ou mesmo manter a prática de diferentes modalidades físico-esportivas.

A proposta da Semana Move vai ao encontro da missão do Sesc de promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Em Santa Catarina o Sesc atende mais de 40 mil alunos que buscam a prática regular de atividade física orientada.

Aqui a sensibilização em prol da descoberta do prazer na prática de exercícios começa na infância nas aulas de ginástica infantil por meio de atividades espontâneas, prazerosas e voltadas para a educação psicomotora. Dos 6 aos 10 anos a criança vivencia diferentes modalidades esportivas no Clube do Esporte para a partir dos 10 anos poder escolher uma para praticar. São mais de 15 opções de esportes para as diferentes faixas etárias.

Alinhado com o tema de 2019 da Semana Move “Esporte para todos: acesso e difusão da cultura esportiva”, o Sesc/SC além de atuar fortemente na formação esportiva em todas as regiões do Estado com isenção de mensalidade para a população de baixa renda, na área de assistência desenvolve o Sesc Comunidade que é um projeto que estimula o protagonismo social e o desenvolvimento das comunidades onde está inserido. Com a instalação de uma quadra poliesportiva, com sala e espaço de convivência, o Sesc disponibiliza uma variada programação gratuita, contribuindo para o exercício da cidadania, da solidariedade, da inclusão e da interação social da população no entorno.

Ainda buscando fomentar a prática regular de atividade física, o Sesc/SC possui uma rede com 36 academias no programa de Treinamento Multifuncional (TMF) que estimula o desenvolvimento motor, cognitivo (processos de aprendizagem, raciocínio, lógica, memória), e a otimização da capacidade para a realização das atividades da vida diária, do trabalho, do lazer e do esporte. Para quem gosta de modalidades coletivas são oferecidas aulas de ginástica, Pilates, CrosSesc e muito mais.

Pesquisas científicas comprovam que mais da metade dos fatores de risco das mortes por problemas cardíacos relacionam-se com características presentes na vida moderna. O atual estilo de vida também é responsável por muitos casos de morte por acidentes vasculares cerebrais, e por mais de um terço dos fatores determinantes de casos de câncer.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a atividade física como fator primordial na melhoria do bem-estar físico, emocional e social. A prática regular serve como instrumento de auxílio para desenvolver a autoestima, autoconhecimento, benefícios cardiovasculares e diversos outros benefícios associados ao exercício.

Contudo, estudos americanos que mostram que 54% dos adultos não realizam atividade física regularmente e mais da metade dos adolescentes não levam uma vida ativa. Um estudo realizado nas escolas do Rio de Janeiro apontou índice de sedentarismo de 85% entre adolescentes do sexo masculino e de 94% do sexo feminino (ALVES et. al., 2005). De acordo com as pesquisas a desistência de práticas de atividades físicas inicia a partir dos 11 anos e de forma crescente até a fase adulta.

Aproveite a Semana Move para começar, retomar ou manter a prática de diferentes modalidades físico-esportivas rumo a uma vida mais saudável. Procure uma das Unidades Sesc e escolha a modalidade que mais combina com você e seu estilo de vida.

Colaboração: Julia Albino Sardá, Analista de Programação Social - Lazer, do Sesc-SC



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .