O Sesc montou uma Programação Especial para o período da Copa do Mundo 2022, afinal, o esporte é a paixão do brasileiro e parte importante da nossahistória, podendo se manifestar nas cinco áreas em que o Sesc atua, como: lazer, cultura, educação, saúde e assistência. Além disso, o torneio é uma oportunidade para promover diferentes formas de cooperação, socialização e integração.
Nos meses de novembro e dezembro serão realizadas diversas atividades interativas em todos os tipos de vivências oferecidas pelo Sesc. Além de decoraçãoe special, nos dias de jogo do Brasil, haverá espaço reservado para que os clientes e colaboradores assistam à partida!
As bibliotecas do Sesc também fazem parte desse time e terão atividades especiais como exposição de camisetas, álbuns de figurinhas, troféus e vídeos de copas antigas.
Nos restaurantes, vamos saborear pratos típicos dos países que irão enfrentar o Brasil nos dias de jogo. Confira, em nossa galeria de fotos, algumas dessas delícias inetrnacionais.
Nas escolas Sesc estão previstos: Torneio de Pênalti, Competição Embaixadinha e Troca de Figurinhas, sempre envolvendo a família dos alunos na brincadeira. Além disso, no conteúdo programatico, os professores vão trabalhar assuntos relacionados com a competição com a realização de pesquisas de dados históricos sobre a Copa e confecção de álbuns de figurinhas das turmas da Escola Sesc.
Os participantes do Grupo da Memória vão relembrar as principais partidas ao resolverem o caça-palavras, cruzadinha e jogo da memória com curiosidades sobre as partidas, seleções, bandeiras e os países da Copa. A turma 60+ terá ainda grandes desafios no Mundo Digital Master com pesquisas da origem da Copa e seus mascotes; decoração da sala com as cores do Catar, que sedia a competição e realização de pesquisa sobre a cultura, comida, música, vestimenta, festa, esportes, hábitos e crenças do país sede. A turma da Cantoria vai trabalhar as músicas e hinos das copas anteriores.
O Sesc organizou ainda uma Competição Estadual de Embaixadinha, com premiação para os primeiros colocados. Serão duas etapas: uma local e outra estadual. Para a final serão classificados dois participantes de cada Unidade. Podem se inscrever colaboradores e clientes Sesc com carteirinha ativa. O campeão estadual vai ganhar duas diárias em um dos meios de hospedagem do Sesc/SC*, o segundo e o terceiro lugar recebem kit do Sesc. As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente nas Unidades.
Para saber mais sobre a programação especial da Unidade do Sesc da sua cidade, confira nossa agenda. Venha vivenciar com a gente essa paixão nacional!
*Em período de baixa demanda. Voucher válido até 31/12/2023.
Cardápio especial dos restaurantes Sesc nos dias de jogos do Brasil
Brasil x Sérvia (24/11)
A Culinária da Sérvia possui, em particular, influência direta do Mediterrâneo e, em tempos recentes, tem se tornado muito popular. Além disso, foi influenciada pelos povos que invadiram o país ao longo dos anos, principalmente os húngaros e turcos. A maioria das pessoas na Sérvia têm o hábito de comer três vezes ao dia: café da manhã, almoço e jantar. A influência mediterrânica ampliou a hora do almoço na culinária sérvia, bem como costumes tradicionais do que é servido no almoço e jantar; trocando-se por um lanche simples que é consumido no almoço. A cozinha sérvia apresenta-se de forma continental: carne de porco, vaca e carneiro, aves, peixes de rio, vegetais e leguminosas, queijo e pão, compõem a ementa tradicional dos pratos e preparações. As saladas, molhos e o uso de vegetais são parte dos pratos de acompanhamento. O pão e o sal são considerados saudação de boas-vindas eslava e também fazem parte dos ritos religiosos ortodoxos.
Brasil x Suíça (28x11)
A culinária suíça é um paraíso gastronômico com influências marcadas de países vizinhos Itália, França, Alemanha e Áustria. Os prato e preparações destas influências, em combinação com as próprias tradições, resultaram em uma oferta regional muito diversificada e possuem muito sabor, e para os suíços é de suma importância ingerir alimentos que tenho qualidade nutricional.
Cada região produz suas próprias especialidades, que acabaram se tornando pratos nacionais e internacionais, com centenas de tipos de carnes e queijos, pães e chocolates. Os principais pratos, ingredientes e práticas usados na culinária e gastronomia suíça são o chocolate suíço, a batata, os queijos e o fondue. Além disso, como opção em substituição a carne bovina, utiliza-se muito a carne suína.
Brasilx Camarões (2/12)
A culinária camaronesa é uma das mais variadas da África devido à sua localização na encruzilhada entre o norte, o oeste e o centro do continente e sua a diversidade de etnias. Soma-se a isso a influência da colonização alemã, francesa e inglesa de diferentes partes do país.
Camarões, assim como sua cultura, exalta algumas das mais fortes raízes africanas. A presença da colonização francesa é notada, principalmente, nos nomes e preparos dos pratos. Os itens tradicionais à mesa são o arroz, mandioca, batata, banana e o feijão. O consumo de peixes, de água doce ou salgada, também é parte importante do cardápio, sendo um símbolo desta culinária.
Entre os pratos típicos temos o Ndolé (camarões ou peixe apimentado preparado com Vernonia e servido com amendoins, banana e mandioca), cuscuz de milho, servido com molho de peixe, peixe defumado com gombô, o Fufu (massa feita a partir de água e mandioca, servida com acompanhamentos), o Bobolo (feito de mandioca e moldada em formato de pão).
Creme Suíço com morangos
Gibanica - Torta de maçã com creme de queijo
Krompir Salata - Salada de batata
Rösti de Berna - Batata rosti com bacon
Sarma - Repolho recheado com carne moída
Zürcher Geschnetzeltes – Iscas de carne à moda de Zurique
0 Comentários