“Turismo e Sustentabilidade Ambiental: contribuições, paradoxos e desafios para o desenvolvimento sustentável”, é o tema da II Jornada de Turismo Social, realizada pelo Sesc em Santa Catarina, de 09 e 10 de outubro de 2017, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. O objetivo do evento é ampliar a compreensão do conceito de Turismo Sustentável, promover a reflexão da atividade turística como uma estratégia eficaz de conscientização e preservação ambiental, além de compartilhar boas práticas que valorizam o aspecto inclusivo, humanista e sustentável.
A programação trará pesquisadores e profissionais com expertise na área, para ministrar workshops sobre temas atuais voltados à atividade turística, bem como painéis sobre ética, bem comum e meio ambiente, que vão traçar paralelos entre conceito e a prática do turismo sustentável. Também serão apresentadas experiências inovadoras, que ilustram o enfoque ambiental praticado em diversos segmentos do turismo.
Em breve divulgaremos a programação completa e a abertura de inscrições!
+ Sobre o Turismo Social Sesc
Por meio do programa de Turismo Social, o Sesc elabora e promove atividades turísticas, com foco na democratização, para que as pessoas possam conhecer novos lugares e culturas, mas principalmente que possam aprender e se desenvolver por meio das experiências de viagem e convívio com outros realidades.
Em Santa Catarina, a Instituição conta com três meios de hospedagem: o Hotel Sesc Cacupé, de frente para o mar em Florianópolis, o Sesc Pousada Rural em Lages, na Serra catarinense e o Hotel Sesc em Blumenau, na mais alemã das cidades brasileiras. Também realiza passeios e excursões com saída das Unidades para destinos regionais, nacionais e internacionais. O programa vai além das visitas convencionais aos pontos turísticos, promovendo em todas as suas programações o enriquecimento cultural, educacional, histórico e a integração dos grupos.
Tanto na modalidade do turismo Emissivo quanto Receptivo, o Sesc tem papel fundamental no fomento da cadeia produtiva de uma localidade e valorização da cultura e das características do Estado, por meio do trabalho desenvolvido com guias locais e roteiros regionais associados a educação, cultura e lazer. Além da responsabilidade com a formação e o bem-estar do visitante, o Turismo Social, em sua essência, prevê a promoção da atividade feita de modo sustentável e responsável, primando pelo respeito à comunidade local receptora, preservando e valorizando o patrimônio cultural e natural do meio visitado.
0 Comentários