“A girafa míope”, escrita por Marcello Gallotti, nos conta, com poesia e humor, um processo de cooperação que é fundamental para vivermos em sociedade. Não conseguimos sobreviver sozinhos. Precisamos do outro. O processo de cuidar do outro, de ser cuidado e de reconhecer possibilidades harmônicas de convivência é necessário. Mas, muitas vezes, tudo isso se perde no dia a dia. Precisamos ficar em alerta para não esquecermos dele.
Viver em sociedade é respeitar as diferenças. E, nessa história, uma girafa míope precisa aprender a lidar com o seu corpo e com o espaço que ele ocupa. E como o corpo muitas vezes pode ser meio desengonçado, né?
O traço do ilustrador Fê, estilizado e com cores vibrantes, amplia o potencial narrativo e imaginativo da história, convidando o leitor a adentrar um ambiente natural e ir tropeçando junto com a Filó em um monte de bichos.
Uma história leve, divertida, mas sem perder de vista questionamentos, atitudes, sentimentos importantes que precisam estar na discussão desde a infância.
Essa é uma história de encontro e de amizade.
Volnei Canônica
Escritor e presidente do Instituto de Leitura Quindim