O Sesc em Santa Catarina lança nesta quinta-feira (02/03), o seu Balanço Social 2016, que apresenta as principais realizações do ano em que completou 70 anos, investimentos e resultados alcançados. Desta forma, presta contas da aplicação dos recursos e mantém a tradição de transparência nos processos e no exercício da responsabilidade social. A publicação inclui estratégia, perfil organizacional, estrutura operacional e de atendimento, ampliações dos serviços, prêmios concedidos e recebidos, novas instalações, indicadores sociais internos, externos e ambientais, além de dados financeiros. O Balanço Social Sesc está disponível em https://www.sesc-sc.com.br/publicacoes.
Em 2016, o Sesc investiu R$ 30,8 milhões em obras e equipamentos, implantou novas Unidades em Itajaí, Palhoça e São Miguel do Oeste, e registrou 53,5 milhões de atendimentos (registro de presença da clientela em evento e serviços, diariamente) em ações nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer, Turismo Social e Assistência, visando o bem-estar e a qualidade de vida dos catarinenses. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado e fechou o ano com 48 pontos fixos de atendimento em 28 cidades e 17 unidades móveis que, de forma itinerante, desenvolvem eventos comunitários, atendimento odontológico, educação em saúde e incentivam à leitura.
Na publicação, o Sesc disponibiliza informações relevantes da sua gestão. Na seção “Indicadores Sociais Internos” é possível ter acesso a dados sobre a Gestão de Pessoas e ações desenvolvidas em prol das equipes de trabalho, que fechou o ano com 2.488 colaboradores no corpo funcional.
Os “Indicadores Sociais Externos” traçam um panorama das atividades desenvolvidas ao longo do ano. Na área de Educação, o Sesc abriu sua primeira Creche no Estado, em Palhoça e matriculou 6.681 alunos nas 20 escolas de Educação Infantil, 10 de Ensino Fundamental e no Habilidades de Estudo (contraturno escolar), oferecido em 22 Unidades.
Pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) foram concedidas 1.932 bolsas de estudos integrais. Na Saúde, 2016 foi o primeiro ano de circulação da Unidade Sesc Saúde Mulher, que realizou 2.822 mamografias e 2.649 exames papanicolaus, em cinco municípios. Na área de Cultura, foram promovidas 3.375 apresentações de música, teatro e dança, atingindo um público 2,1 milhões de espectadores, em 57 cidades. A área de Lazer, que une Desenvolvimento Físico-Esportivo, Recreação e Turismo Social, registrou 202.935 inscrições nas atividades.
Na área de Assistência, o Programa Mesa Brasil Sesc, que combate a fome e o desperdício, arrecadou e distribuiu 2.220.885 quilos de alimentos em 2016, a partir de doações mensais de 365 parceiros, que complementaram 25.241.046 refeições, beneficiando 433 instituições sociais, em 81 municípios. As ações voltadas ao público idoso contribuíram para o bem-estar e qualidade de vida de 7.397 pessoas.
Na seção “Indicadores Ambientais”, a Instituição mostra sua caminhada em busca da sustentabilidade, com destaque para os pátios de compostagem no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, no Hotel Sesc em Blumenau e no Sesc Pousada Rural em Lages, que geraram cerca de 63,3 toneladas de composto orgânico por meio da compostagem termofílica.
“São realizações que transcendem aos números e provocam reais transformações na vida das pessoas.
Nestes 70 anos de atuação, o Sesc é reconhecido como Instituição socialmente responsável e referência pela qualidade dos serviços prestados. Mais uma vez comprovamos de forma efetiva nossa vocação para o desenvolvimento social, educativo e cultural dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, e da sociedade catarinense”, declara Roberto Anastácio Martins, Diretor Regional do Sesc em Santa Catarina.
CLIQUE AQUI para acessar o arquivo com o Balanço Social Sesc 2016 ou leia abaixo.
0 Comentários