A Austrália é conhecida por sua população de cangurus, seu time de rugby e a Opera House de Sidney, construção que ficou famosa durante da Olimpíadas de 2000. Outra característica que espalha a fama do país pelo mundo é a sua gastronomia.
Os pratos australianos recebem fortes influências de diversos países, como Inglaterra, Índia, Indonésia e Grécia. E também têm influenciado a gastronomia brasileira. Por isso, a Austrália é a homenageada do mês de maio do festival Sabores do Brasil nos restaurantes do Sesc.
O cardápio é inspirado nos mais famosos pratos daquele país:
- Arroz da Tasmânia; Batatas douradas ao molho de queijo
- Torta de carne australiana (aussie meat pie)
- Rissoles australianos (bolinhos de carne ao molho escuro)
- Costela suína ao barbecue (ribs on the barbie)
- Linguiças ao curry com ervilhas (curried sausages)
Além da rica gastronomia, dos seus cangurus e times de rugby, o que você mais conhece sobre a cultura australiana? Confira a seguir algumas curiosidades, para entrar em clima de Sabores do Brasil:
A qualidade de vida é uma das melhores do mundo, a educação é realmente levada a sério e os transportes são bem eficientes. A Austrália já foi considerada mais de uma vez como o país mais feliz do mundo, segundo o ranking da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
O tamanho da Austrália de ponta a ponta é igual a distância entre Londres e Moscou. Ainda assim, o país tem uma população de aproximadamente 24 milhões de habitantes, menor do que a do Estado de São Paulo.
Sydney e Melbourne brigaram tanto para serem escolhidas a capital da Austrália que o governo resolveu escolher Camberra.
Existem mais de 11 mil praias na Austrália, e entre elas está presente o maior recife de seres vivos do mundo: a Grande Barreira de Corais, que tem aproximadamente 3 mil km de extensão no litoral de Queensland e serviu de inspiração para o cenário do filme infantil “Procurando Nemo”.
O idioma oficial do país é o inglês, mas são falados quase 200 dialetos e línguas diferentes, sendo algumas de origem indígenas.
A comunidade australiana é composta por pessoas de todo o mundo e os principais países a influenciar sua culinária são: a Índia trouxe o gosto por temperos fortes. A China, a mistura de legumes e carnes refogados. A Tailândia e Malásia, o leite de coco e as ervas. Inglaterra, França e Itália, trouxeram respectivamente o gosto por: assados cobertos por molho, uso de manteigas e cremes, e as massas. A Grécia e o Japão, a carne de carneiro e as sopas de macarrão.
Molhos são elementos fundamentais na mesa: não faltam exemplos de pratos de carne assada temperada com algum tipo de molho para acompanhar. Os vários pratos típicos australianos trazem ainda peixes, legumes, batatas, carne de carneiro, açúcar mascavo e outros ingredientes.
Ao contrário do que muitos brasileiros pensam, Outback é um deserto australiano, e não restaurante daquele país. A rede que leva esse nome foi fundada nos Estados Unidos.
Nos últimos anos tem se popularizado pela Austrália o hábito de incluir as “Bush food” na alimentação. São carnes e frutas silvestres conhecidas pela cultura aborígene, como carnes de canguru, ema, crocodilo e goana (encontradas com frequência em mercados e açougues) e frutas como maracujá, amora, kutjera e quandong (amigos se reúnem para colhê-las diretamente do pé).
Fontes: Site de Curiosidades, blog Caia no Mundo e e Portal Educação
Saiba mais
Gastronomia Australiana é tema do Festival Sabores do Brasil neste domingo, 26/05.