A gastronomia é um dos pontos fortes da cultura e tradições espanholas. A comida mediterrânea na Espanha é fruto herança de todos os povos que já passaram por aquelas terras. Essa rica bagagem, que também influencia a gastronomia brasileira, é a homenageada do próximo domingo (30/09) no Festival Sabores do Brasil dos Restaurantes do Sesc.
Assim como em muitos países da região mediterrânea, a cozinha espanhola utiliza muito azeite de oliva e alho. Sendo a Espanha a porta de entrada para a introdução de vários produtos originários das Américas, sua culinária não poderia passar sem batata, tomate, pimenta e feijão.
No Festival Sabores do Brasil você poderá degustar alguns pratos típicos daquele país, como: Paella Campeira (um dos pratos mais tradicionais e famosos da Espanha), Puchero (Cozido espanhol); Tortilla espanhola; Tapas de berinjela, tomates e queijo gratinado; Patatas bravas (batata frita espanhola); Fritada de legumes (Pisto Manchego); e de sobremesa, Creme Catalão com crocante de castanhas.
A Espanha é cheia de diversidade, cores e sabores, que representam cada região do país. É um dos países mais antigos do mundo, depois de tantos séculos de história, um território que foi palco de várias civilizações. Entre os povos que passaram pela região ao longo da história estão: os celtas, os gregos, romanos, fenícios, muçulmanos e os visigodos. Cada um deles deixou suas marcas através de monumentos, tradições e costumes.
Para entrar em clima de Sabores do Brasil, reunimos a seguir 9 curiosidades sobre a Espanha que você talvez não saiba:
1. A Espanha é uma monarquia parlamentarista, com um monarca hereditário que exerce como Chefe de Estado – o Rei da Espanha.
2. Em 2014, o rei Juan Carlos I renunciou a favor do seu filho, Felipe de Bourbon, foi a primeira vez em mais de 50 anos que um rei abdicou do trono na Espanha.
3. O espanhol é o segundo idioma mais utilizado na comunicação internacional, e terceiro na política, economia e cultura, sendo a língua materna mais falada depois do chinês.
4. Apesar de ser o espanhol a língua oficial no país, há outras línguas com o status de co-oficiais: o catalão, o galego, o basco, o aranês e o valenciano. Cada região onde esses dialetos são falados tem suas próprias culturas e costumes.
5. Na maioria das regiões espanholas, o anel de casamento fica na mão direita (e não na esquerda como usamos no Brasil).
6. O "Dia de Reis" (06 de janeiro, feriado nacional) é mais importante que o Natal para as crianças espanholas. Há desfiles pelas cidades com os Reis Magos vistos por milhares de crianças que esperam ansiosas seus presentes (ou carvão, caso tenham se comportado mal).
7. O costume de tirar um cochilo após o almoço (siesta) ainda é comum na Espanha. Nas cidades do interior, os espanhóis costumam parar de duas a três horas para dormir após o almoço. Neste período, grande parte dos estabelecimentos comerciais fecha as portas.
8. A Espanha é o país com mais bares por habitantes da União Europeia. São 700.000 estabelecimentos, que respondem por 15% da economia do país.
9. Os espanhóis são os 7º mais longevos do mundo, mas perderam posições nos últimos anos. Atualmente, a média de idade é de 82,4 anos. O segredo para viver muito? A dieta mediterrânea e muito provavelmente a siesta.
Sobre o Festival Sabores do Brasil!
O evento Sabores do Brasil do Sesc neste ano celebra as tendências e a influência dos temperos e sabores do mundo na gastronomia brasileira. Nos próximos meses poderão ser apreciados pratos da culinária alemã (outubro), e mexicana (novembro). O público poderá degustar deste mosaico cultural e gastronômico – variado, democrático, multicultural e saboroso. Confira os restaurantes participantes.
Saiba mais:
Gastronomia: Pratos típicos da Espanha estão no menu da próxima edição do Festival Sabores do Brasil.