
Palestras, rodas de conversas e intervenções foram realizadas no Sesc-SC
O Sesc Santa Catarina atua na prevenção de doenças e promoção de saúde por meio da promoção de atividades de Educação em Saúde em todo o estado. As ações têm o objetivo de informar a população sobre doenças e infecções que afetam a saúde pública e promover a adoção de hábito saudáveis no cotidiano. Para isso, a instituição conta com profissionais multidisciplinares que conduzem essas atividades, promovendo a prevenção e disseminação de informações.
Em fevereiro, em alusão ao Dia Mundial do Câncer, foi realizado ações do Conexão Saúde. Em 26 Unidade aconteceram atividades como orientação, palestras, rodas de conversa, além de aferição de glicemia e pressão arterial. Essa ações atingiram mais de 450 pessoas em todo o Estado de SC. Confira alguns registros abaixo.
Conexão Saúde em SC
O Conexão Saúde é um dos projetos do Sesc Santa Catarina que movimenta as Unidades, ao menos uma vez por mês, com rodas de conversas, palestras e oficinas em alusão à alguma temática importante. Essas ações têm como objetivo facilitar o acesso a informações confiáveis e recursos de saúde, além de incentivar práticas de prevenção e autocuidado.
Em 2024, mais de 58.400 pessoas participaram de ações em Educação em Saúde no Sesc Santa Catarina. No ano passado foram abordados temas como o Agosto Dourado, Dia Mundial da Saúde, Janeiro Branco, conscientização e combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ao HIV/AIDS, entre outros assuntos relacionados com doenças que precisam de atenção.
Março Azul
O Sesc tem um papel importante na disseminação de informações, prevenção e ações educativas. Para isso, forma uma cadeia de parceiros, como secretarias municipais de saúde e instituições que promovam essas atividades
Neste mês, o Sesc Santa Catarina é parceiro da campanha Março Azul da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP).
O objetivo é conscientizar a população sobre o câncer de intestino através do diagnóstico e tratamento precoces. Também chamado de câncer de cólon e reto, ou câncer colorretal (CCR), é um dos tumores malignos mais frequentes e letais no mundo. Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica o surgimento de aproximadamente 45 mil novos casos por ano no Brasil.
Prevenção
Neste mês, o Sesc Santa Catarina é parceiro da campanha Março Azul da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e de Coloproctologia (SBCP). O objetivo é conscientizar a população sobre o câncer de intestino através do diagnóstico e tratamento precoces. Também chamado de câncer de cólon e reto, ou câncer colorretal (CCR), é um dos tumores malignos mais frequentes e letais no mundo. Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica o surgimento de aproximadamente 45 mil novos casos por ano no Brasil.
Adotar um estilo de vida mais saudável pode reduzir significativamente as chances de desenvolvimento da doença, o que inclui uma dieta rica em frutas, verduras e cereais integrais, além da prática regular de atividades físicas.
Os cuidados com a saúde, no entanto, não dispensam a realização dos exames preventivos.
Com informações da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP).
0 Comentários