[Artigo] Nutrição e a queda capilar


26/11/2018 - Atualizado em 04/01/2019 - 2680 visualizações

Vários nutrientes fazem parte da composição do fio do cabelo e/ou estão relacionados com a sua produção. A maior parte do cabelo é formada por uma proteína chamada queratina. Assim, o estado nutricional do indivíduo interfere diretamente na saúde dos cabelos. Outros fatores como a genética, idade, disfunções hormonais, estresse, gestação, exposição solar, ação térmica, uso de produtos químicos, medicamentos e certas doenças também podem afetar no desenvolvimento, crescimento, queda, textura e brilho dos cabelos.

Dietas para perda de peso restritas em energia, sem alimentos de origem animal ou uma rotina alimentar carente em nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e outras vitaminas do complexo B e o ômega-3, podem comprometera saúde capilar.

As proteínas auxiliam na estrutura e reparo dos cabelos. O consumo deve ser adequado em quantidade e qualidade de acordo com as necessidades individuais. Os alimentos fonte deste nutriente são: feijões, lentilha, grão de bico, oleaginosas, ovos, lácteos e carnes.

Dentre os minerais, o zinco e o ferro desempenham papel relevante para a saúde capilar. O zinco é constituinte do DNA, sendo responsável pela multiplicação de novas células, incluindo as células para formação do fio de cabelo. Além disso, também auxilia na formação de colágeno, um fator importante para a estrutura dos cabelos.

São fontes de zinco: frutos do mar, carnes vermelhas, castanhas, amêndoas, nozes. Já o ferro está envolvido com a divisão celular que interfere na formação de novos fios. As principais fontes são carnes, feijões, vegetais folhosos verdes escuros.

Outros minerais como cobre, silício, iodo, magnésio e cálcio também devem estar adequados para garantir a qualidade dos cabelos e prevenir a queda capilar, estes desempenham funções importantes sobre a saúde capilar como a produção de colágenos, controle do metabolismo e absorção de nutrientes.

As vitaminas do complexo B exercem papel fundamental no metabolismo energético das células produtoras de queratina. A vitamina B6 (piridoxina), vitamina B12 (cianocobalamina), e vitamina H (biotina) são cofatores de enzimas no processo de proliferação celular e formação de novos fios de cabelos, a suplementação destes nutrientes está relacionada com diminuição na queda de cabelos e saúde capilar. Alimentos como os cereais integrais, carnes, leites, peixes, ovos, frutos do mar, vegetais folhosos, levedura de cerveja são fontes destas vitaminas.

A alimentação variada, colorida e com todos os grupos alimentares fornecem todos os nutrientes necessários para garantir a saúde dos cabelos e prevenir a queda capilar. Dietas com restrição de certos grupos alimentares devem ser acompanhadas e orientadas por nutricionistas com o intuito de garantir o suporte adequado de proteínas, ferro, cálcio, vitaminas do complexo B para promover a saúde dos cabelos, assim como a saúde geral do indivíduo.

Camila Esmeraldino Daniel, Nutricionista (CRN 10 2398) – Sesc Prainha, Florianópolis

Nutrição Clínica no Sesc 

A Nutrição Clínica é oferecida nas Unidades Sesc Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis (Estreito, Prainha e Ingleses), Joinville e São Miguel do Oeste, contribuindo com a qualidade vida e incentivando a alimentação saudável. Através de consultas e avaliações individuais, orienta os clientes sobre a importância da alimentação para a promoção, manutenção e a recuperação da saúde e do bem-estar físico e mental.

Nas consultas são realizadas medições, entrevistas, orientações, prescrições, solicitação de exames, indicação de dietas, exercícios físicos e descanso, relaxamento, controle do estresse e conscientização sobre o equilíbrio entre a ingestão de calorias e o gasto energético.

Os principais tratamentos oferecidos são relacionados a educação alimentar, desnutrição, obesidade, alimentação de gestantes, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, alimentação para esportistas, intolerâncias e alergias, auxiliar no tratamento de doenças crônicas como pressão alta, colesterol e diabetes.

As consultas têm duração de:

Consulta inicial: 55 minutos
Demais consultas: 30 minutos



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .